https://goo.gl/HjLRc6

Carrinho de compras

Artesão faz maquetes de estádios do país

Artista amazonense não podia comprar miniaturas, então resolveu ele mesmo fazê-las
Postado por Rafael Luis Azevedo - 08/jun/2016
O pintor Renan Luiz, de Manaus, já produziu miniaturas de 15 estádios do Brasil (Foto: Acervo pessoal)

Renan Luiz, de Manaus, já produziu miniaturas de 15 estádios (Foto: Divulgação)

O pintor predial Renan Luiz, de Manaus, queria muito ter maquetes de estádios, mas não podia comprar as peças vendidas por fabricantes estrangeiros. Então resolveu ele mesmo fazê-las. O resultado, uma obra de arte em miniatura, é de encher os olhos de fãs de futebol.

Desde 2014, o artesão amazonense já produziu 15 maquetes, dos 12 estádios da Copa do Mundo, além das casas de Grêmio, Palmeiras e São Paulo. Em geral, cada miniatura tem 30 cm de comprimento, 20 cm de largura e 7 cm de altura, e leva até três semanas para fica pronta.

> LEIA TAMBÉM

Entre os materiais usados, estão papelão, papel, tinta acrílica, cola, palitos de dente, espetos de churrasco, capa de DVD, pasta de documentos e baldes de PVC. O gramado, os telões e arquibancadas são feitos no computador, para dar mais realidade.

Cada miniatura tem 30 cm de comprimento, 20 cm de largura e 7 cm de altura (Foto: Acervo pessoal)

Cada miniatura tem 30 cm de comprimento, 20 cm de largura e 7 cm de altura (Foto: Acervo pessoal)

“Me baseio por fotos e passeios no Google Maps e Street View. Não uso plantas arquitetônicas como referência, pois o resultado sai diferente comparando com o estádio pronto. Fiz duas arenas do Grêmio e da Amazônia, e ficaram bem diferentes”, conta Renan, de 31 anos.

“Não uso plantas arquitetônicas como referência, pois o resultado sai diferente comparando com o estádio pronto”. (Renan Luiz)

O artista se especializou em vários tipos de miniaturas, incluindo monumentos históricos, automóveis, residências e até armaduras medievais. Em breve, ele pretende reproduzir também alguns estádios da NFL. “Sou fã de futebol americano”, relata o torcedor botafoguense.

Renan considera sua arte um hobby, mas tem o desejo de abrir uma fábrica para produzir as miniaturas em larga escala. Se você quiser encomendar os estádios, cada um é vendido por R$ 120. Mas será preciso esperar a produção. “Os primeiros vão ficar comigo, pois também sou colecionador”.

Serviço:
Renan Luiz – renanluiz4@gmail.com
Canal no Youtube do artesão

  • Allianz Parque
  • Arena da Amazônia
  • Arena Corinthians
  • Arena da Baixada
  • Arena das Dunas
  • Arena do Grêmio
  • Arena Pantanal
  • Arena Pernambuco
  • Beira Rio
  • Castelão
  • Fonte Nova
  • Mané Garrincha
  • Maracanã
  • Mineirão

Veja vídeos de duas miniaturas:

Clique no link e leia também:

Site vende miniaturas de estádios em Lego

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6