Designers fazem patch do PES com times clássicos
Já pensou em jogar um game de futebol com seus ídolos inesquecíveis? Isso é possível
As duas principais franquias de games de futebol se superam a cada ano, mas ambas desconsideram uma questão relevante para fãs: o saudosismo. Admirador de equipes do passado, o gamer Tony Costa decidiu aprender design de games e meteu na cabeça – faria o patch com times clássicos mais bem feito que existe. Agora ele já pode bater no peito com orgulho.
Tony se juntou ao amigo e mentor Alexandre Freitas, e a dupla de designers de patchs acaba de lançar o Pes do Baú, uma versão genérica com times e seleções clássicas produzido a partir do PES 2013, considerada uma das edições com melhor jogabilidade. Com foco nos anos 70, 80, 90 e 2000, as alterações no jogo foram superlativas.
- Leia também:
-
Viagem no tempo
Jogue o game SuperStar Soccer no celular
Jogo lúdicoEstadual de AM ganha patch no PES 2014
Olho no lance!Como seria o game “Fifa da vida real”?
O patch conta com 60 seleções clássicas, como o Brasil de 1982, a França de 1998 e a Colômbia de 1994, além de 90 times que marcaram a história. “Você controlar Edmundo, Edilson, Petckovic, Romário, Van Basten e Roberto Baggio, e tudo isso no PES 2013, é muito legal”, comenta Tony, consultor de negócios.
O game traz times do passado e também uma atualização dos elencos da Série A do Campeonato Brasileiro e dos grandes europeus em 2017. Tudo com altura e cor de pele idênticos aos dos jogadores, além do design dos estádios e das torcidas. “Foram dois anos de trabalho, concluído em fevereiro de 2017”, indica.
Do original restou somente a narração em português nas vozes de Silvio Luiz e Mauro Beting. Os nomes dos jogadores originais, como não poderiam ser editados, são suprimidos. “Para não chamar o Cesar Sampaio de Matuiti, por exemplo”, aponta o designer do patch. “Mas de resto a narração flui normal”.
“Você controlar Edmundo, Edilson, Petckovic, Romário, Van Basten e Roberto Baggio é muito legal”. (Tony Costa)
A trabalheira parece absurda. Para fazer tudo, foram usados 14 programas diferentes. “Um só para faces, outro só para fazer elencos, outro para indexar números, outro para fazer uniformes, outro para colocar nomes no times e estádios, outros para colocar e editar bandeiras, outro para correção. É bastante coisa, porém nada de outro mundo”.
O game deve ser gravado num DVD para rodar no PlayStation 2, e também funciona em qualquer emulador do console. Em breve, a dupla de desenvolvedores lançará versões para PlayStation Portátil (PSP) e PlayStation 1. “O patch não é pirataria, é uma edição”, ressalta Tony.
Download do jogo
O download do patch é gratuito, e pode ser feito em partes através de 14 links distribuídos no Facebook do Pes do Baú. “Gringos fizeram o PES Legends 1 e 2, e outros jogos clássicos, mas não existia um focado no Brasil. Era um desejo não só meu, mas de muitos gamers”, registra.
Foi uma trajetória iniciada, para Tony, há duas décadas. “Comecei jogando SuperStar Soccer no Super Nintendo, depois Fifa 97 no Mega Drive, Winning Eleven 3 no PS1… Para um cara que era apenas um jogador, hoje estar editando e abrindo essa oportunidade para outros, para mim é um sonho realizado”. Como dizia o Mastercard, isso não tem preço.
Times clássicos no patch:
Flamengo de 1987/92
Corinthians de 1990/94
Grêmio de 1995
Coritiba de 1985
Santa Cruz clássico
Sport de 1987
Palmeiras de 1993/96
Botafogo de 1995
São Paulo de 2005/08
Barcelona de 1990/97
Manchester United de 2005/08
Milan de 1990-97
Lazio de 2000
São Caetano de 2000
Boca Juniors de 1995
River Plate de 1995/99
Peñarol clássico
Colo Colo de 1991Vídeo do patch Pes do Baú:
> Perfil dos desenvolvedores – Tony Costa, de 34 anos, é paulista e palmeirense, e trabalha como consultor de negócios; enquanto Alexandre Freitas, de 38 anos, é gaúcho, gremista e fotógrafo.
> Agradecimentos – Tony faz questão de alguns agradecimentos: a Kelfany Fernandes, do Bomba Patche Gospel K, no kit do Botafogo 1995; Luiz Malafaia, no cabelo de Maradona e no Boca 1995; François Fraga, no kit do Palmeiras de 1989; Cleyton Rodrigues, da PE Titanium, na câmera panorâmica; Thiago do Blog Kits WE-10 Classicos; e Alexandre Freitas, que foi seu grande mentor.
Clique no link para acompanhar a fanpage do Pes do Baú.
Veja uma prévia de uniformes e jogadores:
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
-
(Foto: Reprodução)
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
// TV Verminosos
Compartilhe: