Verminosos por futebol




Carrinho de compras

Dica de presente: camisa do FC Santa Claus

O FC Santa Claus já é uma equipe famosa entre os fãs de futebol alternativo. Mas, somente em 2014, o […]

Camisa do FC Santa Claus, da Finlândia, passou a ser vendida em loja online em 2014 (Foto: Divulgação)
A camisa do FC Santa Claus, da Finlândia, passou a ser vendida em loja online (Foto: Divulgação)

O FC Santa Claus já é uma equipe famosa entre os fãs de futebol alternativo. Mas, somente em 2014, o clube de Rovaniemi, cidade da Lapônia conhecida como “terra do Papai Noel”, passou a ter sua camisa vendida fora da Finlândia. Um presente bem apropriado para o Natal.

Fundado em 1993, com a fusão dos times Reipas e Lappi, o FC Santa Claus é bastante querido em seu país. Não à toa, mesmo na 3ª divisão, o clube assinou contrato com a Puma para a temporada 2015. E seus produtos passam a ser vendidos na World Soccer Shop, dos Estados Unidos.

Não é qualquer time de divisões inferiores de um país fora da elite do futebol europeu que pode vestir uniforme de Puma com patrocínio da EA Sports (Foto: Divulgação)
Não é qualquer time de divisões inferiores de um país fora da elite do futebol europeu que tem privilégio de vestir uniforme da Puma com patrocínio da EA Sports (Foto: Divulgação)

O patrocinador master também é de impor moral: a EA Sports, que cogita incluir o time nas próximas edições do game Fifa. “Esse acordo fará o clube chegar muito além da Finlândia”, festeja o presidente do FC Santa Claus, Juha Eteläinen.

A lenda do Papai Noel é baseada em São Nicolau, que viveu no século 4. Seu auxílio aos necessitados deu origem à história do velhinho que presenteava crianças. No século 19, um poema americano dava conta de que Nicolau vivia no Polo Norte e vestia roupa vermelha. Graças a propagandas da Coca-Cola, essa figura se tornou popular.

> LEIA TAMBÉM

A Finlândia então abraçou a tradição do Santa Claus. Construiu um parque em Rovaniemi, cidade com 65 mil habitantes, onde mora o velhinho que dá vida ao personagem. É para lá onde vão milhões de cartas enviadas aos correios de todo o mundo. Por ano, são 500 mil visitantes.

Por marketing, o FC Santa Claus adotou o nome com o qual Papai Noel é conhecido nos Estados Unidos, ao invés da versão finlandesa, Joulupukki. Às vezes o próprio velhinho é um dos torcedores na arquibancada. “Ele gosta de verificar como estamos”, conta Juha.

O FC Santa Claus é de Rovaniemi, cidade conhecida oficialmente como a "terra do Papai Noel" (Foto: Divulgação)
O FC Santa Claus é de Rovaniemi, cidade conhecida como “terra do Papai Noel” (Foto: Divulgação)

Em 2014, o FC Santa Claus conquistou acesso à 3ª divisão, em setembro, ao terminar em primeiro no seu grupo regional. A próxima temporada começará em abril, pois no inverno a neve cobre o campo durante seis meses. Neste Natal, os jogadores poderão pedir um bom presente ao Papai Noel.

Camisa do FC Santa Claus
Onde: World Soccer Shop
Preço: 79,99 dólares

Site do FC Santa Claus:
www.fcsantaclaus.fi
Site do Papai Noel:
www.santaclauslive.com

Clique no link e leia também:


www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/papai-noel-torce-para-time-de-futebol-da-finlandia


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: