Umbro investe em clubes médios do Brasil
Clubes médios e pequenos estão acostumados a camisas de gosto duvidoso. Seja pelo desenho, qualidade do material ou excesso de […]
Clubes médios e pequenos estão acostumados a camisas de gosto duvidoso. Seja pelo desenho, qualidade do material ou excesso de patrocínios. Em 2013, três times brasileiros deixaram seus torcedores cheios de orgulho, e os demais com pontinha de inveja. Chapecoense, Juventus e Remo ganharam belas camisas feitas pela Umbro, que estão entre as mais bacanas da temporada.
O desenho foi o mesmo para os três clubes. Ele tem gola em detalhe em V no decote, com branco na gola e mangas. Além dos modelos 1 e 2, a Chapecoense recebeu uniforme comemorativo aos 40 anos e a torcida do Remo escolheu uma 3ª opção via Facebook. “O retorno foi muito positivo, recebemos muitos elogios”, conta Felipe Rosa, gerente de marketing da Umbro.
O design elegante chamou a atenção. E até inspirou os dirigentes a não encherem as camisas com patrocínios. Apesar disso, a Umbro informa que não faz exigência quanto a limitação de logomarcas no uniforme. “Cabe ao clube esse tipo de decisão”, garante Felipe.
No Brasil, a Umbro veste também o Atlético-PR, que em maio ganhou novo uniforme. Presente em mais de 100 países, a empresa mantém parceria também com as seleções de Peru, Irlanda, Noruega e Canadá.
Uma baixa recente foi a seleção da Inglaterra. O English Team passou a fazer parte do portfólio da Nike, que adquiriu a Umbro. Foi uma perda para a empresa inglesa, que na Copa do Mundo de 1966 chegou a contar com 15 dos 16 times e agora corre risco de não ter nenhuma seleção classificada nas eliminatórias para o Mundial de 2014, ano de seu 90º aniversário.
“O mercado atual é diferente. Desde sua fundação em 1924, a Umbro sempre esteve envolvida com o universo do futebol. Hoje há muitas marcas na disputa por espaço, a concorrência é bastante acirrada”, comenta Felipe.
O retorno foi muito positivo, recebemos muitos elogios”. Felipe Rosa, gerente de marketing da Umbro, sobre as camisas de Remo, Juventus e Chapecoense.
Mesmo com o terreno perdido, a empresa ainda colhe frutos por ter vestido a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994, que coroou o fim de um jejum de 24 anos. “Mais do que a marca do futebol, a Umbro é a marca da cultura do futebol e pretende estar envolvida não só com o jogo, mas com toda a cultura ao redor dele”, prega o gerente de marketing. Em 2013, Chapecoense, Juventus e Remo entenderam isso.
Preço sugerido:
R$ 139,90 (Chapecoense, Remo e Juventus)
Site da Umbro:
www.umbro.com.br
Ação de marketing da camisa do Juventus:
Lançamento da camisa do Remo:
Teaser da nova camisa do Atlético-PR:
21 respostas para “Umbro investe em clubes médios do Brasil”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Rafael, o que seria necessário para um time pequeno conseguir o Patrocínio da Umbro ?
Acho que convencer a Umbro de que a empresa ganharia ao vincular sua marca àquela comunidade. Um contato com a diretoria de marketing da Umbro é essencial.
UMA VERGONHA O ESCUDO DO CLUBE DO REMO DE BELÉM DO PARÁ!!! A UMBRO FEZ A PIOR QUALIDADE PARA O NOVO ESCUDO 2014!
Bordado com linhas grossas e com o azul do emblema totalmente claro!!!
Desaprenderam a confeccionar
A Umbro é uma excelente fabricante e tem desenhos maravilhosos. A única camisa que tenho do meu time (Atlético-MG) é da Umbro, de 2004. Sou fã da marca há tempos.
Bom dia Rafael!! Tens ideia de valor, que um time médio, pequeno, recebe por ano do fornecedor de material esportivo?? Obrigado!
Oi Fabrício, são muitas variáveis. Depende de cada time, do modelo de patrocínio e também do fornecedor. Um abraço!
Rafael, você como repórter esportivo deveria saber que o Remo possui uma das maiores torcidas do Brasil. Independente da divisão que ocupa, o que interessa para a fornecedora de material é a quantidade de camisas que serão vendidas. Para você ter uma ideia, no final do ano de 2013 a maior torcida do Norte e a 4º maior do Norte Nordeste comprou 6 mil unidades de uma camisa comemorativa ao maior tabu do mundo: 33 jogos sem perder para o seu maior rival.
Apesar de viver uma fase ruim, a instituição Clube do Remo não pode ser comparada a times como Nacional, Juventus e outros sem menor importância. Remo e Paysandu sempre estiveram entre os 15 times que mais vendem camisas no Brasil. Uma empresa multinacional como a Umbro, conhecedora do mercado, sabe que investir no Clube do Remo é garantia de retorno certo
Oi Thiago, quem está comparando o Remo a Juventus e Chapecoense não sou eu, mas sim a Umbro, que, ao apostar em clubes médios do Brasil, incluiu o time paraense. Se o remista não gostar da proposta do parceiro, há duas opções (sem ironia, por favor, estou só constatando): romper o contrato para buscar uma fabricante que só trabalhe com clubes do nível do Remo; ou convencer a fabricante a romper contrato com esses times “menores”.
Fiquei feliz com a parceria entre Umbro e Remo, e inclusive com uma pontinha de inveja, já que os times cearenses não conseguem o mesmo interesse de grandes marcas esportivas. Espero, em 2014, comprar a camisa do Remo inspirada no Brasil de 1994. Vai ser bonita, com certeza. Um abraço!
Enquanto isso, a Penalty faz um uniforme bizarro para o CSC e a Stadium estraga tanto no modelo quanto na qualidade o manto do meu Fortaleza. O lançamento de ontem da camisa para a temporada 13/14 do Fortaleza, quando divulgadas as fotos do novo material, é de se lamentar.
Daniel, a culpa é dos clubes cearenses. Veja o caso do Remo: o clube não disputa nem a Série D…
Bom dia Rafael. Parabéns pela excelente matéria. Meu E.C. Pelotas fechou esse ano contrato com a Adidas por um período de 3 anos, podendo fechar até 5 anos. Inclusive a revista Placar fez uma matéria sobre as grandes empresas fechando com clubes menores e a camisa do lobão apareceu em maior destaque. Segue link do site do clube sobre a apresentação da camisa: http://ecpelotas.com.br/2013/01/noite-de-gala-na-avenida/ e também link da matéria da Placar: http://placar.abril.com.br/materia/camisa-de-primeira-times-nem-tanto-pequenos-com-grandes-fornecedores.
Um grande abraço
Homero Queiroga – Pelotas-RS
Bela camisa!
E que interessante a declaração do gerente de marketing da Umbro, que disse que “a Umbro é a marca da cultura do futebol”! Sempre gostei da Umbro.
Oi Wesley, tenho camisas do Flamengo de 1995 e do Brasil de 1994, ambas da Umbro. Duas relíquias.
Rafael, fiquei curioso para ver esta camisa comemorativa dos 40 anos da Chapecoense, líder da Série B do Brasileirão – ontem (terça-feira, 11) venceu o Paysandu por 3 a 2 no jogo do empata desempata.
Parabéns pela matéria Rafael! Eu incluiria só o Nacional-AM e América-PE que hoje também são times pequenos que usam Umbro. Em 2001 a Copa Federação Paulista de Futebol teve todos os seus times fornecidos pela Umbro também.
Oi Diego, a Umbro não citou esses times. Não sei se o contrato com Nacional e América é da mesma forma.
Entendi. A do Nacional eu descobri na pesquisa de fornecedores que você divulgou aqui no Verminosos. Fui pesquisar e eles lançaram mesmo: http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2013/03/nacional-am-faz-lancamento-oficial-dos-uniformes-para-temporada-2013.html
Já o América-PE parece que ainda vai lançar a camisa da Umbro.
Pois é, que coisa, é curioso saber… Até dia desses, o Cuiabá também vestia Umbro. Não sei por que não entrou na lista de clubes citados pela empresa.
Existem alguns clubes que não são patrocinados por suas fornecedoras, mas compram seus uniformes com elas como se fossem mandar fazer as camisas em uma malharia. É o caso de muitos times pequenos do Brasil, e do Málaga na Espanha com a Nike. Pode ser que a Umbro só citou os 3 da reportagem por serem os únicos que ela efetivamente patrocina, e não apenas vendeu os jogos de uniforme.
É exatamente isso, Rodolfo. Com uniformes da Umbro, em 2013, foram muitos times pequenos e médios no Campeonato Brasileiro.