https://goo.gl/HjLRc6

Deu a louca

Atalanta homenageia título da Atalanta

O nome da cidade catarinense foi inspirada em título da Atalanta, da Itália, nos anos 60
Postado por Rafael Luis Azevedo - 15/jan/2016
A cidade de Atalanta recebeu esse nome em 1964, em menção a título do time (Foto: Ivo Kindel)

A cidade de Atalanta recebeu esse nome em 1964, em menção a título do time (Foto: Ivo Kindel)

A Copa da Itália de 1962/63 foi o maior feito da Atalanta. A festa tomou conta da cidade de Bergamo, e também povos distantes. Em Ituporanga (SC), o presidente da Câmara Municipal, Ernesto Pagliolli, decidiu homenagear o clube de coração da família quando o distrito de Serra Pitoco foi emancipado, em 1964. Surgia então Atalanta.

Por ironia, somente em 2013 os atalantenses tiveram conhecimento de que o nome do município é uma saudação ao time. “Até então, achávamos que era uma homenagem a uma cidade italiana. Mas não existe uma cidade com esse nome na Itália”, relata o atual prefeito, Tarcísio Polastri, catarinense com origem italiana.

> LEIA TAMBÉM

Quem descobriu a história foi o jornalista Roberto Pelucchi, do jornal La Gazzetta dello Sport, e o pesquisador Mario Moroti, morador de Bergamo. As pesquisas da dupla de italianos incluíram uma visita ao Brasil. “Foi um prazer recebê-los, pois nós temos muitos descendentes de italianos na cidade”, relata Tarcísio.

Atalanta é um dos menores municípios de Santa Catarina, com 3.300 habitantes. Sua colonização, iniciada há um século, teve influência italiana e alemã, além de polonesa. Infelizmente, ninguém na região sabe do destino de Ernesto Pagliolli. O homem que batizou uma das cidades mais “futebolenses” dentre as 5.570 do Brasil.

Site da Prefeitura de Atalanta:
www.atalanta.sc.gov.br

Foto - O município de Atalanta fica a 10 mil km de Bergamo, cidade da Atalanta (Foto: Ivo Kindel)

O município de Atalanta fica a 10 mil km de Bergamo, cidade da Atalanta (Foto: Ivo Kindel)

Visita de italianos a Atalanta:

  • (Foto: Ivo Kindel)
  • (Foto: Divulgação)

Clique no link e leia também:

Avai-homenageia-cidades-de-santa-catarina-em-camisas
Avaí homenageia cidades de Santa Catarina em camisas

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6