https://goo.gl/HjLRc6

Deu a louca

Barcelona FC, o orgulho de Barcelona-RN

Times amadores chamados de Barcelona existem aos montes Brasil afora. Mas apenas um deles tem o privilégio de dizer que também é de Barcelona. É o Barcelona Futebol Clube, de […]
Postado por Rafael Luis Azevedo - 09/jun/2013
Barcelona-Barcelona-RN

Barcelona, time amador da cidade de Barcelona-RN, é uma das forças locais (Fotos: Divulgação)

Times amadores chamados de Barcelona existem aos montes Brasil afora. Mas apenas um deles tem o privilégio de dizer que também é de Barcelona. É o Barcelona Futebol Clube, de Barcelona, no interior do Rio Grande do Norte. Localizado a 100 km de Natal, esse é o único município brasileiro que possui o mesmo nome da cidade espanhola.

Município pacato do sertão potiguar, com apenas 4 mil habitantes, Barcelona viu nascer seu Barça em 17 de dezembro de 2001, dia do aniversário da cidade. A ideia de homenagear a terrinha foi de Fabiano Lopes, ex-jogador profissional, presidente do time e atualmente vereador pelo DEM.

Barcelona-RN (1)

Barcelona, localizada a 100 km de Natal, tem 4 mil habitantes, um hospital e três escolas. Quem nasce na cidade do sertão potiguar é barcelonense

Fabiano, de 33 anos, foi goleiro dos clubes potiguares Alecrim, São Gonçalo, Potiguar de Mossoró e América, onde encerrou a carreira em 2004, aos 24 anos. Na época, o pai Walter Lopes foi eleito prefeito de Barcelona, e o filho virou assessor. A veia política falou mais alto. “Meu avô (Teófilo Lopes) foi o primeiro prefeito da cidade”, conta.

Emancipado de São Tomé em 1958, o antigo distrito de Barcelona era chamado de Salgado até 1929. O então prefeito trabalhara na Amazônia, num seringal chamado Barcelona. Dessa forma, a boa lembrança resultou na mudança do nome do povoado.

Muita gente de Barcelona-RN torce pelo Barcelona da Espanha”. Fabiano Lopes, presidente do Barcelona local

Essa escolha já levou uma comitiva de espanhóis ao sertão potiguar. Em 1988, eles fizeram uma expedição a todas as Barcelonas do mundo. A visita é motivo de orgulho aos barcelonenses. Mas, hoje em dia, o que eleva mesmo a auto-estima local é a boa fase do time homônimo da Espanha. “Principalmente em clássicos com o Real Madrid, fica todo mundo de olho”, relata Fabiano.

Guardadas as devidas proporções, o Barcelona Futebol Clube está para Barcelona-RN assim como o Futbol Club Barcelona para Barcelona-ESP. “Já fomos campeões municipais quatro vezes”, gaba-se o presidente. O torneio reúne cerca de 10 times. Com uma população tão pequena, é a cidade inteira no campo ou na torcida.

O Verminosos por Futebol agradece a Francisco das Chagas, autor do Blog do Chaguinha, de Barcelona-RN, por intermediar o contato com o presidente do Barcelona local.

Blog do Chaguinha:
www.chaguinha.com.br

Portal de Barcelona:
www.barcelona.educ.ufrn.br

Saiba mais:
Existem cidades chamadas Barcelona na Austrália, Bolívia, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Filipinas, França, Inglaterra, Itália, México, Peru, Porto Rico e Venezuela. Além disso, há um município na Bahia batizado de Santo Antônio de Barcelona.

Barcelona-RN (2)

Quem tem espírito de repórter vê pauta em todo lugar. Até na bandeja do McDonald’s…

Outras formações do Barcelona de Barcelona-RN (Fabiano Lopes veste amarelo):

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6