https://goo.gl/HjLRc6

Deu a louca

Brasileiro é torcedor de time da Romênia

Hoje em dia já é normal brasileiros na torcida por Barcelona, Milan, Chelsea… Alguns preferem clubes mais alternativos, da Espanha, Itália ou Inglaterra. Mas há quem vá além, e seja […]
Postado por Rafael Luis Azevedo - 24/jan/2014
Craiova - chamada

João Vítor Roberge mantém o blog O Craiovano, sobre o FC Universitatea Craiova (Foto: Divulgação)

Hoje em dia já é normal brasileiros na torcida por Barcelona, Milan, Chelsea… Alguns preferem clubes mais alternativos, da Espanha, Itália ou Inglaterra. Mas há quem vá além, e seja apaixonado – acredite! – por um time da 2ª divisão da Romênia que chegou a ser extinto e voltou à atividade. É o caso do estudante de jornalismo João Vítor Roberge, de 19 anos, de Florianópolis.

E não é modismo não. O cara é doente mesmo! Sabe tudo sobre o FC Universitatea Craiova. E, desde julho de 2013, mantém um blog sobre o passado e o presente do clube. A paixão se tornou estudo acadêmico, um projeto de documentário que João pretende lançar em 2015, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade Federal de Santa Catarina.

Joao-Vitor-Roberge

João Vítor Roberge tem uma camisa da temporada 2009/2010, comprada no Mercado Livre (Foto: Acervo pessoal)

João conheceu o clube através do game Football Manager, em 2006. Casualmente, um amigo era o treinador desse time. Foi paixão à primeira vista. “O Craiova foi o primeiro clube romeno nas semifinais da Copa da Uefa e nas quartas-de-final da Liga dos Campeões. Sempre brigou contra a oligarquia de Bucareste (Steua, Dinamo e Rapid)”, contextualiza.

Fundado em 1948, o Craiova é protagonista de uma das rivalidades mais ferrenhas do futebol mundial. Apesar da tradição, disputas com a federação levaram o clube a ser desfiliado, em 2011. Dois anos depois, voltou aos gramados, na 2ª divisão. Mas políticos romperam apoio e fundaram um novo time, o CS Universitatea Craiova, que participa do mesmo campeonato.

Novamente ameaçado pelas finanças em crise, o original corre risco de ser substituído definitivamente pela cópia. “O FC é o clube que eu conheci, para o qual torço e que acredito que seja o verdadeiro”, protesta João. Esse caso curioso, a briga de dois grupos por uma identidade, é a linha de partida de seu projeto de documentário.

O FC Universitatea Craiova é o clube que eu conheci, para o qual torço e que acredito que seja o verdadeiro”. João Vítor Roberge.

“A torcida se dividiu, embora uma maioria esmagadora continue com o FC. É um clima de tensão absurdo que a imprensa romena chama de ‘Guerra Civil de Craiova’. Aí está a história inédita na qual eu quero focar. Quero saber o que de fato legitima um time de futebol: torcida, ídolos, documentos legais”, pontua João, também torcedor de Vasco e Portuguesa.

O obstáculo é a verba para bancar viagem à Romênia. João planeja uma campanha de crowdfunding no Catarse, site de financiamento coletivo para projetos culturais. “Haverá sorteios de itens relacionados ao Craiova”, promete o estudante, que em paralelo já estuda o idioma romeno. “Não encontrei professor por aqui, então comecei a estudar sozinho, com alguns bons sites”.

> LEIA TAMBÉM

Craiova - jornal - destaque

João Vítor Roberge foi tema de matéria no jornal Editie Speciala, da Romênia (Foto: Divulgação)

Quero saber o que legitima um time de futebol: torcida, ídolos, documentos legais”.

Esse projeto já chegou ao conhecimento dos torcedores e fãs do Craiova. A história de João foi tema até de matéria no jornal Editie Speciala, da Romênia. “Eles acham uma honra que um brasileiro se preocupe assim com o time. É bem emocionante, e dá o apoio que eu preciso para continuar a busca pelo meu sonho”, comenta.

Enquanto planeja a viagem, João torce que o Craiova sobreviva. Um dos dois jogos do time que o estudante conseguiu ver pela internet foi justo o clássico do FC contra o CS, empate sem gols. Mesmo mandante, a cópia tinha 1 mil torcedores na arquibancada, contra 20 mil do original. “Perdi um churrasco da turma por isso”, relembra. Pelo time de coração, mesmo à distância, vale tudo.

Blog O Craiovano:
craiovano.wordpress.com

Clássico de Craiova:

Clique no link e leia também:

O-campeonato-mais-equilibrado-da-historica
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/o-campeonato-mais-equilibrado-da-historia

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6