Verminosos por futebol

Classic Football Shirts

Deu a louca

Colecionador tem 10 mil jogos em DVDs

A casa dele é um verdadeiro museu audiovisual do futebol. Num cômodo exclusivo para sua coleção, o carioca Rodrigo Alonso, de 35 anos, guarda um tesouro da bola: cerca de 10 mil jogos gravados em DVDs. Possivelmente o maior acervo do gênero no Brasil. A mania começou em 1993, quando ele usou um videocassete para […]

O carioca Rodrigo Alonso, de 35 anos, grava jogos de futebol desde 1993 (Fotos: acervo pessoal)

A casa dele é um verdadeiro museu audiovisual do futebol. Num cômodo exclusivo para sua coleção, o carioca Rodrigo Alonso, de 35 anos, guarda um tesouro da bola: cerca de 10 mil jogos gravados em DVDs. Possivelmente o maior acervo do gênero no Brasil.

A mania começou em 1993, quando ele usou um videocassete para gravar a final do Brasileirão, entre Palmeiras e Vitória. “Eu tinha 16 anos”, relembra Rodrigo, que mora no Rio de Janeiro. Até 2005, o colecionador guardava os jogos em fitas VHS. A partir de então, passou a usar DVDs.

Na coleção, existem diversas raridades, como a final da Libertadores de 1962, Santos 3×0 Peñarol, um amistoso entre Brasil e França de 1963 e a final da Copa da Inglaterra de 1953, Blackpool 4×3 Bolton. “Gravo de tudo, até os campeonatos Russo, Mexicano e Japonês”, conta o vendedor.

Coleção de jogos é cuidadosamente guardada

Alguns jogos são marcantes, como o duelo do Brasil contra a Holanda nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1994. “Devo ter visto umas 15 vezes”, confessa Rodrigo. “Queria muito que a seleção brasileira fosse campeã”.

Torcedor do Vasco e morador vizinho do estádio de São Januário, em São Cristóvão, ele também tem carinho pelo DVD com a final da Copa Mercosul de 2000, Palmeiras 3×4 Vasco. “Fui ao jogo em São Paulo e programei o videocassete pra gravar no Rio”, relembra. “Já assisti muitas vezes”.

A coleção é periodicamente ampliada graças à rede de contatos de colecionadores com a mesma mania, cerca de 20 no Brasil e ao menos cinco no exterior. “Diariamente recebo pedidos de jogos, sendo que os maiores são de Flamengo, Corinthians e seleção brasileira”.

Gravo de tudo, até os campeonatos Russo, Mexicano e Japonês”. Rodrigo Alonso

Natural que o hobby virasse negócio. Hoje ele mantém o site Futebol Digital, onde negocia os DVDs. A um valor simbólico, a partir de R$ 10, mais pra financiar novas trocas e alimentar a paixão. “Minha esposa me apoia, inclusive me lembra de jogos que esqueço de programar a gravação”.

Com esse apoio, Rodrigo dedica oito horas por dia para sua coleção. Mesmo assim, passa longe de ter visto todas as partidas. “Devo ter assistido 10% dos jogos”, estima. Também, pudera. Pra assistir a 15 mil horas de futebol, ao todo 625 dias inteiros, seria preciso de umas três encarnações.

Clique e saiba mais

Site Futebol Digital, de Rodrigo Alonso

www.futeboldigital.com
contato@futeboldigital.com
facebook.com/rodrigoalonso.martins
(21) 9840-6431 e (21) 9163-2121
Preço do DVD: A partir de R$ 10, dependendo do jogo


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: