Verminosos por futebol

https://goo.gl/HjLRc6

Deu a louca

Colecionador tem 170 camisas de times da Finlândia. Até da 6ª divisão!

Leandro Guimarães possui camisas de 53 clubes, da 1ª a 6ª divisões da Finlândia

Leandro possui 50 camisas somente do HJK, o mais famoso do país (Foto: Acervo pessoal)
Leandro possui 50 camisas somente do HJK, o mais famoso do país (Foto: Acervo pessoal)

Muita gente sonha em ter uma camisa do FC Santa Claus, talvez o time finlandês mais famoso no Brasil. Leandro Guimarães, morador do Rio de Janeiro, tem essa no guarda-roupa. Mais do que isso, ele possui blusas de 53 clubes do país. Acredite se quiser, até da 6ª divisão nacional!

A mania começou em 2003, quando Leandro conheceu um finlandês fã do Brasil. Assim, o carioca foi recebendo raridades usadas em jogos. “Os times têm uma ou duas camisas por jogador para a temporada, e às vezes a camisa é usada por dois ou três anos”, conta o psicólogo de 38 anos.

Diversidade

Das oito divisões nacionais da Finlândia, Leandro possui 170 camisas de times da 1ª a 6ª (Veikkausliiga, Ykkönen, Kakkonen, Kolmonen, Nelonen e Vitonen), além de cinco da seleção nacional. O clube mais presente na coleção é o HJK, o mais famoso do país, com 50 peças.

Uma dessas deve ser difícil de se ver: uma camisa usada em amistoso em 1990 – na realidade, uma blusa de treino. Com peças como essa, Leandro mereceu uma reportagem da TV Globo sobre sua coleção, e isso proporcionou uma série de presentes dados por jogadores finlandeses.

“Um clube em especial, o KPV, me presenteou com uma camisa quando eu entrei em contato para tentar comprar uma. Contei a minha história e mostrei fotos. Eles não aceitaram cobrar e me deram uma camisa”, orgulha-se o torcedor do Flamengo e hoje também do HJK.

O uniforme do FC Santa Claus é um dos destaques da coleção (Foto: Acervo pessoal)
O uniforme do FC Santa Claus é um dos destaques da coleção (Foto: Acervo pessoal)

Siglas e patrocínios

Duas coisas são características do futebol finlandês. Assim como é tradicional em Alagoas, os clubes são conhecidos por siglas. “Normalmente eles abreviam para colocar no escudo”, explica. O Helsingin Jalkapallo Klubi (Helsinki Futebol Clube), por exemplo, virou HJK.

Além disso, assim como é hoje em dia no Brasil, os times finlandeses ostentam muitas logomarcas de empresas nas camisas. “Algumas vem com os patrocínios em placas de tecido costurado, e várias têm marcas de costuras antigas porque são reaproveitadas”, indica.

“O KPV me presenteou com camisa quando eu entrei em contato para tentar comprar uma. Contei minha história, e eles não aceitaram cobrar”. (Leandro Guimarães)

Leandro possui coleções de camisas de times pequenos do Rio (70 blusas), participantes do Rio-São Paulo (35) e clubes dos EUA (16) e da Estônia (20) (Foto: Acervo pessoal)
Leandro tem ainda camisas de times pequenos do Rio (70) e clubes dos EUA (16) e da Estônia (20) (Foto: Acervo pessoal)

Em meio aos vários clubes tradicionais da Veikkausliiga, a elite nacional, um uniforme (sim, o calção também) figura com lugar especial no acervo: do FC Santa Claus, o time da cidade do Papai Noel, que disputa a 3ª divisão, a Kakkonen. “É uma camisa vermelha nº 13”, gaba-se.

Leandro realizou o sonho de ir à Finlândia em 2010, e assim pôde ampliar ainda mais a coleção. “Foi uma das melhores viagens da minha vida. O país é lindo”, garante o colecionador. “Pretendo voltar ano que vem”, adianta. Certeza que a bagagem vai voltar cheia.

Serviço:

Perfil do Leandro Guimarães no Facebook.

  • Camisa do FC Haka, de 2002, tem 17 patrocinadores (Foto: Acervo pessoal)
  • HJK, de 1990 (Foto: Acervo pessoal)
  • HJK, de 2001 (Foto: Acervo pessoal)
  • KPV, de 2015 (Foto: Acervo pessoal)
  • Tampere, de 2002 (Foto: Acervo pessoal)

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: