Colecionador tem 21.500 escudos de clubes
A mania começou em 1992, incentivada pelos escudinhos publicados pela revista Placar
É difícil que exista alguém que entenda mais de escudos de futebol que Elvis Teruel. Esse paulistano é dono de uma coleção com 21.500 emblemas impressos, de clubes de 186 países. Vários deles com pouquíssima tradição, como Laos, Cingapura, Malásia, Afeganistão, Uganda…
A mania começou em 1992, incentivada pelos escudinhos publicados pela revista Placar. Na época não havia internet, além de toda a facilidade permitida pela editoração gráfica. Por isso, para ampliar a coleção além daqueles emblemas estampados na publicação, era preciso trocar cartas com outros colecionadores.
“Muitas vezes era xérox preto e branco com indicação de cores. Eu tinha um amigo, Seu Orlando, que infelizmente partiu em maio, que redesenhava e fazia nas cores originais. Sempre ficavam muito bons”, recorda Elvis, de 40 anos. Claro, o acesso a novidades é bem maior em tempos de Google. “Hoje a gente consegue muito mais escudos”.
Os emblemas são impressos em medidas de 3cm x 2cm, e a coleção é mantida em 19 pastas. Corintiano fanático, é lógico que ele considera o do Timão o mais bonito, mas também elogia o design da Alemanha e da Turquia. “Não tem repetição como no Brasil, onde existem vários Flamengo e América, tudo com o mesmo escudo e só o nome da cidade diferente”, compara o gestor de qualidade.
O maior orgulho dele está nas páginas de clubes espanhóis. É o Teruel, time que disputa ligas regionais do país. “É difícil dizer qual o mais raro numa coleção tão grande, mas vou puxar sardinha pro meu lado”, brinca. Brasão toda família tem; escudo de futebol é um privilégio dos Teruel.
8 respostas para “Colecionador tem 21.500 escudos de clubes”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Eai cara…
Adorei a materia…
Parabens…
Eu tbm coleciono escudos…so q os meus,eu msm os desenho…
Abraco…
Parabéns pela matéria, muito legal encontrar alguns malucos como eu, colecionadores de escudos. Pra quem quer conhecer mais escudos do futebol gaúcho segue nossa página:
http://timesdors.blogspot.com.br
Parabéns Rafael,muito legal mesmo.Sua coleção deve ser du caramba!
Tenho uma pequena ,com mais escudos de times da Europa,no momento estou com uns 3.000.Espero conseguir mais outros.No momento pego mais os da Europa.Um forte abraço e mais uma vez meus parabéns por sua coleção…
Oi Alexandre, a coleção não é minha, apenas fiz a matéria. O mérito é do colecionador. Na verdade, coleciono DVDs de futebol e camisas de seleções e times. Um abraço!
Rafael você já ouviu falar no falecido bindi ?
ele era o maior colecionador de escudos do mundo, ele tem um livro que até o mauro betting escreve lá , ele tinha um site (www.distintivos.com.br) que saiu do ar, na época tinha mais de 25 mil escudos.
Vou ver se acho a matéria dele na placar uma vez e te mando
Abraços
Oi Iago, conheço sim. Pena que ele não conheceu o Verminosos por Futebol, acho que iria gostar. Um abraço!
OLÁ RAFAEL. EXISTEM 2 CLUBES COM O NOME QUE DEU ORIGEM AO SOBRENOME DA MINHA FAMÍLIA. UM NA ARGENTINA E OUTRO NA ESPANHA. FIZ UNS TEMPOS ATRÁS UM POST NO MEU BLOG SOBRE OS ESCUDOS. ABRAÇÃO
Legal, Homero! Não sabia.