https://goo.gl/HjLRc6

Deu a louca

Colecionador tem mais de 150 camisas de goleiro do Flamengo

Raphael Reis tem uma incrível coleção de camisas vestidas por goleiros do Flamengo
Postado por Rafael Luis Azevedo - 23/jan/2017
Há dois anos, Raphael Reis iniciou sua busca por camisas de goleiro do Flamengo (Foto: Acervo pessoal)

Há dois anos, Raphael Reis iniciou sua busca por camisas de goleiro do Flamengo (Foto: Acervo pessoal)

Esse guarda-roupa é único no mundo. Possivelmente, estão nele o maior número de camisas de goleiro da história do Flamengo. Até aqui, são 152, no período desde 1941. Uma coleção sem igual, resultado do garimpo do engenheiro Raphael Reis.

“As camisas de goleiro sempre me chamaram a atenção por ser a mais destacada do time. Desde pequeno, devido à altura, sempre jogava como goleiro, chegando inclusive a ser juvenil do Botafogo”, relata o carioca de 29 anos.

Há dois anos, Raphael iniciou sua busca por camisas de goleiro do Flamengo, sua paixão. “Dentre 18 jogadores num time, apenas dois ou três são goleiros. Por isso, é uma odisseia encontrá-las”, explica o morador de Rio das Ostras-RJ.

Todas as camisas do acervo foram usadas por goleiros do Flamengo ou preparadas para jogo, e conseguidas com ex-atletas e colecionadores. Entre os ídolos rubro-negros, Raul Plassmann, Cantarele, Zé Carlos, Júlio César, Bruno, Fillol e Clemer.

“Tenho camisas de 1941, 1953 e 1960. Mas sem dúvida a mais cara é a do Mundial de 1981. Complicado mensurar valores. Muitos diriam R$ 5 mil, outros R$ 100 mil. Para mim é uma das 11 camisas mais importantes da história do clube”, indica Raphael.

Só camisas de goleiro

Foi preciso gastar uma boa grana nessa camisa. Mas não só nela, já que blusas de goleiro geralmente são mais caras no mercado do colecionismo. Com o tempo, por sinal, Raphael se desfez de todas as suas camisas de linha do Flamengo.

  • Camisa de 1941 usada por Yustrich (Foto: Acervo pessoal)
  • Camisa de 1953 usada por Eusebio Chamorro (Foto: Acervo pessoal)
  • Camisa de 1981 usada por Raul Plasmann (Foto: Acervo pessoal)

Cuidadoso, o colecionador não usa nenhuma das camisas 1 rubro-negras. “Fico com medo de andar na rua, esbarrar em uma criança tomando sorvete, por exemplo, e sujá-la”, justifica. “Todas elas ficam em plásticos em um quarto”.

Vale mesmo tanto esmero. “Por conta de os goleiros serem os que mais caem no chão, as camisas antigas quase não sobreviviam. Encontrar uma camisa de goleiro de mais de 30 anos é um prêmio!” Imagina então uma camisa com 76 anos.

“Tenho camisas de 1941, 1953 e 1960. Mas sem dúvida a mais cara é a de 1981”.

Canal sobre camisas
> Raphael Reis lançou, em 2016, um canal no Youtube sobre camisas de goleiro do Flamengo, o Mais que Mantos.

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6