https://goo.gl/HjLRc6

Deu a louca

Fã já foi a 13 estádios de Londres num dia

O alemão mantém site que é uma verdadeira bíblia sobre o futebol em Londres
Postado por Rafael Luis Azevedo - 22/fev/2016
O alemão Florian Sauer mantém site com dicas de turismo ao futebol de Londres (Foto: Acervo pessoal)

Florian Sauer tem site com dicas de turismo no futebol de Londres (Foto: Acervo pessoal)

Um dos caras que mais sabem tudo sobre o futebol de Londres não é inglês, e viveu somente alguns meses na cidade. O alemão Florian Sauer, de 36 anos, mantém desde 2007 um site que é uma verdadeira bíblia sobre a capital mundial do esporte nº 1: o Fussball in London, com versões em inglês e alemão.

O site reúne uma incrível gama de informações sobre o futebol londrino, seja para quem mora na cidade ou principalmente para quem pretende visitá-la. Se você quer entender mais antes de comprar ingressos, por exemplo, não há espaço melhor. Não à toa. Florian conhece muito mesmo, após fazer cerca de 40 viagens à Inglaterra.

Na maior de suas loucuras, o alemão visitou todos os 13 estádios londrinos das quatro principais divisões inglesas. Num único dia! A aventura durou 12 horas, com 26 trechos ferroviários, 20 km de caminhada – e às vezes corrida – e 160 km no total. “Já tinha ido a jogos em todos eles, mas o turismo tinha sido limitado”, conta Florian, que fez um estágio na cidade em 2005.

> LEIA TAMBÉM

Não foi o único grande feito do groundhopper (termo em inglês que define quem viaja para conhecer estádios). Florian assistiu a 150 jogos do futebol inglês, na casa dos 92 clubes profissionais do país, da 1ª a 4ª divisões. “Mas isso me levou mais de um dia. Doze anos, para ser preciso”, brinca o fã, que hoje vive em Viena, na Áustria.

O Verminosos por Futebol conversou com o alemão, torcedor do Bayern de Munique e fã de jogadores brasileiros como Elber, Jorginho, Lúcio, Dante e Douglas Costa, sobre o que vale ver em Londres. Florian atesta: o melhor está muito além dos grandes da Premier League – Chelsea, Arsenal e Tottenham. Confira a entrevista abaixo.

“Londres é única no mundo”

Verminosos por Futebol – Você acha que alguma outra cidade no mundo é tão louca por futebol como Londres?
Florian Sauer – Há outras cidades em que a paixão se concentra um pouco mais em um ou dois clubes, mesmo no Reino Unido, por exemplo Manchester, Liverpool e Glasgow. O que torna Londres especial é que há times estruturados e estádios agradáveis em todos os níveis, não só na Premier League, mas até a 4ª divisão, e mesmo além disso. É a diversidade de clubes e estádios que torna Londres certamente única no mundo.

Verminosos – Quais são os clubes com fãs mais apaixonados em Londres?
Florian – Isso é obviamente uma pergunta difícil, mas em como praticamente qualquer outro lugar no mundo, são geralmente os clubes com torcida de origem trabalhadora. Em Londres, sobretudo times como West Ham e Millwall. Além disso, a torcida do Crystal Palace tem se desenvolvido muito bem nos últimos anos. Mas há certamente os fãs de cada clube de Londres que são verdadeiramente apaixonados e que apoiam seu time em casa e fora.

“É a diversidade de clubes e estádios que torna Londres certamente única no mundo”.

Verminosos – Como foi ir a 13 estádios de Londres em um dia?
Florian – Como eu estava em uma viagem de futebol e não havia nenhum jogo agendado naquele dia, pensei que poderia ser interessante experimentar e documentar para o site. Eu já tinha ido a todos os estádios antes, e tinha visto um jogo em todos eles, mas o turismo tinha sido limitado. Foi uma grande experiência, mas tenho que dizer que foi difícil. No geral, me levou cerca de 12 horas, que incluiu andar – às vezes correr – 20 quilômetros. É um cronograma apertado, e você não pode se dar ao luxo de perder certas ligações ferroviárias. Naquela época, era até um pouco mais fácil do que seria hoje, pois o Wimbledon foi promovido desde então. Portanto, seriam 14 estádios agora.

Verminosos – Essa foi a coisa mais louca que você fez no futebol de Londres?
Florian – Sim. Eu também consegui assistir a uma partida em cada um dos 92 estádios do futebol profissional inglês, da Premier League a 4ª divisão, o que algumas pessoas consideram louco. Mas isso me levou mais de um dia. Doze anos, para ser preciso.

> LEIA TAMBÉM

Verminosos – Quais são as experiências básicas que cada visitante deve fazer no futebol de Londres?
Florian – Nada supera a ida a um jogo. Com os calendários do futebol inglês, há quase sempre um jogo agendado. Se você não pode ver uma partida, tente absorver um pouco da atmosfera indo ao estádio, para assisti-la em um pub nas proximidades. Se nenhum jogo está marcado, vale a pena visitar os estádios, para dar uma olhada do lado de fora. Em alguns deles, visitas guiadas são oferecidas por cerca de 15 libras (cerca de R$ 90), que não só lhe dão acesso ao estádio, mas também permitem a passagem por vestiários e outras instalações.

Verminosos – Quais são as coisas que os turistas normalmente não fazem, mas que precisavam fazer para vivenciar o verdadeiro futebol de Londres?
Florian – Muitos fãs só têm os grandes clubes na mente: Chelsea, Arsenal e talvez Tottenham. Obviamente assistir a um jogo da Premier League é uma experiência fantástica, mas não é necessariamente representativo para o futebol inglês. Eu costumo dar conselhos para ver um jogo de Fulham, Charlton ou QPR. Os preços dos ingressos são moderados em comparação com a Premier League, e o próprio futebol é um pouco mais “inglês”.

“Obviamente assistir a um jogo Premier League é uma experiência fantástica, mas não é necessariamente representativo para o futebol inglês”.

Verminosos – É difícil conseguir ingressos para os jogos das equipes em Londres?
Florian – Depende muito dos jogos. Para os grandes clubes, é bastante difícil obter ingressos através dos canais oficiais, por serem vendidos apenas para os sócios do clube. Para os clubes mais pequenos (principalmente da 2ª divisão para baixo), geralmente não é um grande problema. É sempre uma boa ideia monitorar o site do clube para saber quando os bilhetes estarão à venda. Como alternativa, muitos clubes oferecem pacotes de hospitalidade que normalmente incluem uma noite de hotel. Há também agências que vendem bilhetes para todos os jogos. Essa opção, porém, é bastante cara. Eu prefiro assistir a um jogo da 2ª divisão do que gastar uma fortuna em bilhetes da Premier League.

Acompanhe o Fussball in London:
www.fussballinlondon.de
facebook.com/fussballinlondon

Clique no link e leia também:

Conheca-a-piramide-do-futebol-ingles
Conheça a pirâmide do futebol inglês

Conheça o autor

O jornalista Rafael Luis Azevedo, de 33 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens ou produção para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA) e Fusion (EUA). Cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6




// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6