Deu a louca

Grêmio vermelho e Inter azul? É, existem

Texto de Wesley Machado. Grêmios vermelhos. Sim. Existem. E aos montes. Normal. Mas um time com o escudo igual ao do Inter nas cores azuis. Isto sim é bastante estranho. […]
Postado por Rafael Luis Azevedo - 28/fev/2015
O Grêmio Esportivo Custodópolis, de Campos-RJ, joga de vermelho, enquanto o Sport Club Ivoti, de Ivoti-RS, já teve escudo semelhante ao do Internacional, mas com a cor azul (Foto: Divulgação)

O Grêmio Esportivo Custodópolis, de Campos-RJ, joga de vermelho, enquanto o Sport Club Ivoti, de Ivoti-RS, já teve escudo semelhante ao do Internacional, mas com a cor azul (Foto: Divulgação)

Texto de Wesley Machado.

Grêmios vermelhos. Sim. Existem. E aos montes. Normal. Mas um time com o escudo igual ao do Inter nas cores azuis. Isto sim é bastante estranho. Em nenhum outro estado, a rivalidade entre dois clubes é tão forte. A ponto de fazer Papai Noel deixar de lado a roupa vermelha e patrocinadores abrirem mão do azul. No final de 2014, o clássico gaúcho foi apontado pela revista inglesa FourFourTwo como um dos 10 maiores do mundo. Foi o único brasileiro incluído na lista.

No Rio Grande do Sul e até mesmo em outros estados da Região Sul, como Paraná e Santa Catarina, onde as torcidas de Grêmio e Internacional são grandes, tricolores e colorados se colocam em lados opostos em diversas situações. Mas este ano a diretoria do Inter surpreendeu com a iniciativa de destinar um espaço no Beira Rio para torcida mista no Gre-Nal deste domingo (dia 1º), pelo Gauchão. Os torcedores poderão ficar lado a lado, provando que são rivais, mas não inimigos.

Patrocinadores do Internacional precisam abandonar a cor azul, enquanto no Grêmio até o Papai Noel deixa de lado o vermelho. Vale tudo em nome da rivalidade (Foto: Divulgação)

Patrocinadores do Internacional precisam abandonar a cor azul, enquanto no Grêmio até o Papai Noel deixa de lado o vermelho. Vale tudo em nome da rivalidade (Foto: Divulgação)

A rivalidade entre tricolores e colorados é tanta que na década de 1980, quando a Coca-Cola patrocinava os principais times do futebol brasileiro, a multinacional teve de abandonar sua tradicional cor vermelha para estampar a camisa do Grêmio. Até mesmo o Papai Noel dos tricolores é azul. Um caso parecido também aconteceu quando o Inter passou a ser patrocinado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) no início dos anos 2000. É que a cor da marca do banco era azul. Uma agência chegou a se utilizar das cor vermelha para agradar os colorados.

Campos dos Goytacazes-RJ, município com tradição no futebol e que já revelou os campeões mundiais pela seleção brasileira Didi e Amarildo, é um dos locais onde existe um Grêmio “Vermelho”. É isto mesmo. Na terra que é mais conhecida pela grande rivalidade entre Americano e Goytacaz, encontra-se um time amador que contraria a lógica. O Grêmio Esportivo Custodópolis, fundado em 1967, tem as cores vermelha e branca, as mesmas do arquirrival do Grêmio de Porto Alegre, o Internacional. Uma afronta tanto para gremistas, quanto para colorados.

> LEIA TAMBÉM

O Grêmio Esportivo Custodópolis, de Campos-RJ, possui as cores vermelha e branca. Uma afronta a gremistas (Foto: Divulgação)

O Grêmio Esportivo Custodópolis, de Campos dos Goytacazes-RJ, possui as cores vermelha e branca. Uma afronta a gremistas, mas também a colorados (Foto: Divulgação)

“Não estranho o Grêmio Esportivo Custodópolis utilizar a cor vermelha como referência, pois o termo ‘grêmio’ não é um substantivo próprio. O significado da palavra remete a um grupo que compartilha dos mesmos ideais. Portanto, a meu ver, o time chama-se “Custodópolis”. Seguindo a ideia, o clube gaúcho corretamente rotula-se ‘Porto Alegrense’”, defende o professor e escritor Cristiano Pluhar, sócio do Internacional, gaúcho radicado em Campos desde 2009.

O fato é comum se considerarmos que o termo grêmio se refere a uma agremiação. Existem outros Grêmios vermelhos pelo Brasil afora, como o Grêmio Vesúvio, um time de bombeiros da mesma Campos; o Grêmio Paulista Futebol Clube, de Campinas-SP; o Grêmio da Boa Vista, de Italva-RJ; o Grêmio Ubaense, de São José do Ubá-RJ; o Grêmio Atlético Sampaio, de Boa Vista-RR; e o Grêmio Atlético Glória, de Carazinho-RS, tradicional agremiação fundada em 1933.

Grêmio da Boa Vista, de Italva-RJ; Grêmio Atlético Glória, de Carazinho-RS; Grêmio Vesúvio, de Campos dos Goytacazes-RJ; e Grêmio Paulista Futebol Clube, de Campinas-SP (Foto: Divulgação)

Grêmio da Boa Vista, de Italva-RJ; Grêmio Atlético Glória, de Carazinho-RS; Grêmio Vesúvio, de Campos dos Goytacazes-RJ; e Grêmio Paulista Futebol Clube, de Campinas-SP (Foto: Divulgação)

Mas o mais curioso é o Sport Club Ivoti, da cidade homônima Ivoti-RS, a “Cidade das Flores”, que tem cerca de 20 mil habitantes. Trata-se de um time amador, fundado em 6 de janeiro de 1953, campeão sul-brasileiro amador em 1996. Em 2010, o Ivoti teve de mudar o escudo a pedido do Internacional. Porque tinha o distintivo muito parecido com o do Inter, mas com as cores azuis! Pode?

> Wesley Machado é jornalista de Campos dos Goytacazes.

O Sport Club Ivoti, de Ivoti-RS, precisou mudar de escudo em 2010, a pedido do Internacional (Foto: Divulgação)

O Sport Club Ivoti precisou mudar de escudo em 2010, a pedido do Inter (Foto: Divulgação)

Clique no link e leia também:

25-maiores-classicos-do-mundo
www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/25-maiores-classicos-do-futebol-mundial

Conheça o autor

O jornalista Rafael Luis Azevedo, de 33 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens ou produção para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA) e Fusion (EUA). Cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

Http://www.AUTO-doc.pt

// As mais lidas




Http://www.AUTO-doc.pt