Verminosos por futebol




Deu a louca

Laos tem Premier League alternativa

Como em toda a Ásia, a Premier League é uma febre no Laos. Fãs dos times da Inglaterra varam a […]

Fã-clubes dos times ingleses existentes no Laos montaram sua própria Premier League (Foto: Fifa.com)
Fã-clubes dos times ingleses no Laos montaram sua própria Premier League (Foto: Fifa.com)

Como em toda a Ásia, a Premier League é uma febre no Laos. Fãs dos times da Inglaterra varam a madrugada para acompanhar os jogos. Reúnem-se em bares, com suas torcidas organizadas. Porém, assistir não era suficiente. Eles também precisavam jogar. Por isso, criaram uma competição inspirada no Campeonato Inglês, onde poderiam ser torcedores e jogadores.

A “Lao Barclays Premier League Fan Club League”, a liga dos fã-clubes da Premier League no Laos, país com 6,6 milhões de habitantes, reúne 20 times genéricos dos ingleses. Fundada em 2012, ela realiza suas partidas em campos de futebol soçaite da capital Vientiane, com gramado artificial e sete jogadores de cada lado. Cada rodada é um espelho da disputa original.

> LEIA TAMBÉM

“A Premier League é muito popular no Laos. Assistir aos jogos faz parte da rotina no país”, indica Happy Sisomphone, presidente da liga de fã-clubes, em entrevista ao site da Fifa. Esse domínio cultural foi fácil, diante do fraco futebol do Laos, 161º do ranking mundial. Como não havia times em que a gente pudesse jogar, decidimos fazer a nossa própria liga”, pontua.

O Newcastle genérico venceu as duas edições da Premier League do Laos (Foto: Fifa.com)
O Newcastle genérico venceu as duas edições da Premier League do Laos (Foto: Fifa.com)

Se o Newcastle não é campeão inglês há nove décadas, no Laos ele é o melhor. Quer dizer, pelo menos o Newcastle laociano, que venceu as duas edições já realizadas, em 2012/13 e 2013/14. “Nós assistíamos aos jogos juntos, até que resolvemos criar um time. Quando a liga de fã-clubes foi lançada, pedimos para participar”, conta Sisouk Souidaly, técnico da equipe.

A última taça foi entregue pelo embaixador britânico no país. “O esporte é uma ótima maneira de conectar jovens, permanecer saudável e se divertir. Além disso, esse campeonato é uma oportunidade para melhorar o inglês”, registra Philip Malone, ao site do governo britânico.

Sua presença foi um sinal de que a Inglaterra já dá atenção a Premier League alternativa. Depois disso, ainda em 2014, o Chelsea promoveu uma clínica em Vientiane, em busca de jovens talentos. “Ficamos muito motivados”, festeja Happy. Não estranhe se, no futuro, houver um jogador do Laos na Premier League original.

Facebook da Premier League do Laos:
www.facebook.com/Premier.League.Lao

Leia também:

Kasabian-som-da-premier-league
www.verminososporfutebol.com.br/dica-cultural/kasabian-o-som-da-vinheta-da-premier-league


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: