Larkhall, cidade escocesa que proíbe verde
Reza o ditado que futebol, política e religião não se discutem. Quando os três se misturam, a polêmica tende a […]
Reza o ditado que futebol, política e religião não se discutem. Quando os três se misturam, a polêmica tende a ser explosiva. É o que acontece na Escócia, onde Rangers e Celtic herdaram o sectarismo de filosofias antagônicas, o que tornou esse o maior ódio recíproco do futebol mundial. O grande exemplo disso está presente em Larkhall, a cidade em que o verde, acredite, é proibido.
A torcida do Rangers, fundado em 1873, é de maioria protestante e seguidora da Rainha do Reino Unido. O Celtic, de 1888, foi fundado por opositores político-religiosos históricos, com torcedores de maioria católica e republicana. Por isso, foi natural que a Old Firm, como é conhecido o clássico, tivesse tênue a linha da rivalidade saudável.
Em Larkhall, cidade de 15 mil habitantes, a maioria da população é protestante. E, por tabela, pró-Reino Unido e torcedora do Rangers, de cor azul. Dessa forma, o verde, que simboliza o Celtic, passou a ser rejeitado. A ponto de ser retirado até mesmo das fachadas de lojas.
O Subway, rede de fast food americana presente em 100 países, se viu obrigada a trocar o verde pelo preto na sua logomarca. Uma rede de farmácias tomou iniciativa semelhante. Até a troca de cor, cabines telefônicas e grades de praças não escapavam de vandalismo, algo incomum na Europa.
Segundo o jornal The Independent, 205 semáforos foram quebrados entre 2004 e 2007, gerando prejuízo de 17 mil libras. Jovens bêbados chegaram a atear fogo à grama. Claro, a grama é verde.
Que os torcedores do Rangers incendeiem toda a mata local. Assim, graças à intolerância, Larkhall será a primeira cidade no mundo sem existência de verde. Nem mesmo na vegetação.
2 respostas para “Larkhall, cidade escocesa que proíbe verde”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
Existe alguma cidade que proibamos azul?
Nunca ouvi falar. Se duvidar, deve ter na Escócia um caso contrário…