Verminosos por futebol




Deu a louca

Português tem 1.850 cachecóis do Benfica

Qual é o limite da paixão por um time de futebol? No caso do português Pedro Freire, de 41 anos, […]

Cachecolglorioso-1
Pedro Freire é possivelmente o maior colecionador de cachecóis de um time (Fotos: Divulgação)

Qual é o limite da paixão por um time de futebol? No caso do português Pedro Freire, de 41 anos, isso parece não existir. Torcedor do Benfica, ele é possivelmente o maior colecionador de cachecóis de um mesmo clube no mundo. Acredite se quiser, até abril de 2013 eram 1.850!

A incrível coleção começou em 2006, quando o arquiteto de Almada comprou um cachecol em visita ao estádio da Luz, em Lisboa. Para exibir as peças, mantidas num enorme móvel, Pedro lançou um site, o Cachecol Glorioso. Na página, estão informações detalhadas sobre cada cachecol.

Cachecolglorioso-3
O colecionador possui cachecóis diversos, até mesmo do time de handebol

“Poucos colecionadores possuem mais de 2 mil cachecóis, muito menos quando são todos do mesmo clube. Conheço gente com milhares de peças, mas de um único clube possivelmente serei o recordista”, arrisca Pedro, que fala com conhecimento de causa. Graças à mania, ele já conversou com algumas centenas de colecionadores, de todos os continentes.

Cachecóis de clubes viraram febre em todo o mundo, especialmente na Europa. De forma que chegam a superar o interesse por bandeiras e até mesmo camisas. “Pela sua facilidade de transportar, de usar e o seu relativo baixo custo, o cachecol tornou-se nas últimas décadas o acessório número 1 dos adeptos do futebol”, avalia.

Os grandes times europeus chegam a lançar 100 modelos diferentes por temporada. Do Benfica, clube com mais sócio-torcedores no mundo (235 mil) e com larga torcida entre as ex-colônias portuguesas, o número de novos cachecóis chega a 250 por ano, incluindo oficiais e piratas.

O apoio e a participação da minha família são fundamentais para a continuidade da coleção, desde a minha filha, que ajuda na busca de novos cachecóis, à minha esposa, que ajuda na recuperação de cachecóis antigos que chegam em mau estado”. Pedro Freire.

Por isso, para Pedro é perfeitamente compreensível constatar que o Benfica já tenha lançado tantos cachecóis. “Pessoalmente estimo que, para além dos quase 2 mil que possuo, existem ainda muitos milhares de cachecóis que me faltam”. Pelo visto, essa busca nunca vai acabar.

Site Cachecol Glorioso:
www.cachecolglorioso.com

Cachecolglorioso-2
Benfica é líder em sócios no mundo: são 235 mil, 3,5 vezes mais que a capacidade do estádio da Luz

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: