Rapadura Cearense, pequeno grande time
Se os pequenos tênis de futsal fossem dispostos lado a lado na quadra, pareceria de um time de crianças. Afinal, […]
Se os pequenos tênis de futsal fossem dispostos lado a lado na quadra, pareceria de um time de crianças. Afinal, os calçados têm tamanho entre 31 e 34. Mas de infantil essa turma não tem nada. Com o Rapadura Cearense, equipe de anões de Fortaleza, ai de quem tratá-los com menosprezo. É risco de sofrer goleada.
Em quatro anos de existência, o Rapadura acumula excelente retrospecto: em 107 partidas, foram 68 vitórias, 13 empates e 26 derrotas, com 194 gols pro e 69 contra. Em geral os adversários são times masculinos até sub-15 ou de veteranos e femininos de qualquer idade. Os causos são vários.
“Certa vez, jogamos contra uma equipe de pais numa escola. Eles pensaram que iam vencer fácil, mas tomaram um chocolate: 8 a 2. Uma das crianças esbrevejou: ‘Papai, eu e meus amigos vamos montar um time pra ganhar desses meninos’. Muitos não têm noção de que, apesar da altura, somos adultos”, conta Guilherme Negreiros, 1,40m, o mais alto do grupo.
A ideia do Rapadura foi de Guilherme e Faltino Damasceno, também anão. Eles se juntaram a Luciano Martins, educador físico, e recrutaram outros jogadores. Hoje, são 15 anões, com média de idade de 28 anos. O mais baixinho é Carlos Pereira, de 1,28m.
Com o tempo, eles mostraram que a pouca estatura não é obstáculo. “Num jogo contra funcionários de uma empresa, o goleiro deles disse que, se levasse um gol de cabeça, vestiria saia. Ganhamos de 12 a 10 e o gol saiu. Foi uma gozação total”, relembra Guilherme.
Certa vez, jogamos contra um time de pais numa escola. Eles pensaram que iam vencer fácil, mas tomaram um chocolate: 8 a 2″. Guilherme Negreiros, um dos fundadores do Rapadura Cearense.
Até gol no quadro Bola Cheia do Fantástico o time tem no currículo. Todo esse sucesso não é à toa. Eles participam de preliminares, competições escolares e exibições semanalmente. Em geral, são oito a 14 partidas por mês. E toda terça e quinta-feira é dia de treino no ginásio Aécio de Borba, numa parceria com o Sumov, hexacampeão brasileiro entre os mais altinhos.
Já entre os baixinhos, o Rapadura se orgulha do título do 1º Torneio Brasileiro de Futebol de Anões, em 2009. No Brasil existem outros quatro times similares: Gigantes do Norte (Belém), Anões City (Itabaiana-SE), Mini Craques (São Paulo) e Carioquinhas (Rio de Janeiro). “É difícil saber quem é o melhor, pois não existem competições”, comenta Guilherme.
Arroz de festa em tudo que é evento de futebol, o time já conheceu diversos ex-jogadores e artistas: Romário, Jardel, Manoel Tobias, Tiririca… “Fizemos um treino com a seleção brasileira de futsal”, gaba-se.
É claro que nem tudo são flores. Até se tornar famoso, o Rapadura precisou vencer a discriminação. “Muitas vezes, quando chegávamos a um determinado local, perguntavam de que circo a gente era”, lamenta Guilherme. Atualmente, o time é super requisitado. E o preconceito ficou pra trás.
Num jogo contra funcionários de uma empresa, o goleiro deles disse que, se levasse um gol de cabeça, vestiria saia. Ganhamos de 12 a 10 e o gol saiu. Foi uma gozação total”.
Como a coisa virou séria, o gasto mensal da equipe é de R$ 900, que cobre inclusive a manutenção de seu site. Tudo é pago pelos jogadores e por alguns parceiros. Por isso, o Rapadura pede contribuição quando convidado a desafios, para garantir transporte, alimentação e estadia em caso de viagem, além de ajuda de custo de R$ 200. Um investimento baixo que garante diversão na certa pra qualquer evento esportivo.
Contatos do Rapadura Cearense:
www.rapaduracearense.com.br
Twitter: @rapadurac
Facebook: Rapadura Cearense
(85) 8651.0792 / 9681.4912 (Guilherme Negreiros)
Vídeo de gol do quadro Bola Cheia do Fantástico:
Fotos dos jogadores do Rapadura Cearense:
Pedi licença ao Guilherme Negreiros para uma piada infame: eles são tão grandes jogadores que a foto de perfil é de corpo inteiro…
2 respostas para “Rapadura Cearense, pequeno grande time”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
Gostei do q vi, parabéns pelo site.
Valeu, Edilson! Siga o Verminosos no Facebook e fique sabendo sempre das novidades. Um abraço!