Deu a louca

Retainers, o pior dos 7 mil times ingleses

É difícil dizer qual o pior time do mundo. O Retainers AFC, de Bristol, é um forte candidato. Na temporada 2013-14, ele foi o último colocado da última divisão do […]
Postado por Rafael Luis Azevedo - 25/nov/2014
O Retainers, de Bristol, foi o pior time de liga que ocupa a 24ª divisão da Inglaterra em 2013/14 (Foto: Divulgação)

Retainers, de Bristol: pior time de liga da 24ª divisão da Inglaterra em 2013/14 (Foto: Divulgação)

É difícil dizer qual o pior time do mundo. O Retainers AFC, de Bristol, é um forte candidato. Na temporada 2013-14, ele foi o último colocado da última divisão do Campeonato Inglês. Mais precisamente, da 24ª divisão! Dessa forma, o clube ocupou a base dentre os 7 mil da pirâmide gigante do futebol da Inglaterra. Exatamente o oposto do campeão da Premier League.

“Foi nosso pior ano”, registra o escritor Mike Akers, de 46 anos, vice-presidente do Retainers. Fundado em 1953, o clube disputa a Bristol Downs, liga municipal que reúne 55 times em quatro divisões, atualmente equivalentes aos degraus 21 a 24 do futebol inglês. Além da lanterna da equipe C, a B foi vice-lanterna da 3ª divisão e a A, lanterna da 1ª. Um vexame.

Além da lanterna da 24ª divisão, as outras equipes do Retainers foram vice-lanterna da 23ª e lanterna da 21ª na temporada 2013-14 (Foto: Divulgação)

Além da lanterna da 24ª divisão, as outras equipes do Retainers foram vice-lanterna da 23ª e lanterna da 21ª na temporada 2013-14 do futebol inglês. Foi a pior campanha do time de Bristol em seis décadas (Foto: Divulgação)

A campanha do terceiro quadro, com direito a saldo negativo de 62 gols após 26 rodadas, provocou sua dissolução. “É preciso manter o orgulho”, prega Mike. Resistiram os dois primeiros times, que por decisão da liga permaneceram nas mesmas divisões, apesar do rebaixamento. Por ironia, ambos seguem na lanterna na temporada 2014-15.

Os cerca de 50 jogadores do Retainers são distribuídos entre suas equipes, que incluem ainda um quadro de veteranos, para acima de 35 anos. Ninguém no elenco recebe salário – na realidade, cada um paga 7 libras por partida, com descontos para estudantes e desempregados. Sem patrocínios, o clube vira uma espécie de família boleira, com divisão dos custos.

> LEIA TAMBÉM

Criada em 1905, a Bristol Downs ficou famosa na Inglaterra quando se tornou o nível mais baixo do futebol do país. Em função disso, a competição recebe cobertura da BBC. Além das quatro divisões, a liga possui duas copas, sendo uma para os times da 1ª e 2ª divisões e outra para 3ª e 4ª. O Retainers venceu a “elite” em 1979 e 2006 e foi três vezes campeão de copas.

Foi nosso pior ano”. Mike Akers, vice-presidente do Retainers.

O Retainers tem um escudo que se parece com o do Rangers, graças às iniciais RFC, e seu uniforme lembra o do rival Celtic. Pura coincidência (Foto: Divulgação)

O Retainers tem escudo que se parece com o do Rangers, graças às iniciais RFC, e seu uniforme lembra o do Celtic, rivais da Escócia. Pura coincidência, garante o clube (Foto: Divulgação)

Mais organizado do que muito time médio do Brasil, o Retainers tem site próprio, inclusive com estatísticas individuais. Por exemplo, Andy Demetriou é o recordista dentre os 468 jogadores com aparições no período contabilizado de 1996 a 2014, com 499 partidas. Mike é o 6º da lista, com 332.

Curiosamente, o Retainers possui escudo que se parece com o do Rangers, graças às iniciais RFC, e seu uniforme lembra o do rival Celtic. Pura coincidência. “Alguns anos atrás, recebemos mensagens de ódio de um fã do Rangers, indignado por ver seu emblema em camisas verde e branca”, conta o vice-presidente. “Acho que depois ele ficou com pena de nós”.

> LEIA TAMBÉM

Recentemente o escudo do Retainers foi reestilizado. E, por novo acaso, tornou-se igual ao “CRF” do Flamengo. “Eu não tinha percebido isso. Agora eu sou um torcedor deles também”, responde ao questionamento.

Bem-humorado, Mike aproveita para provocar o Íbis, do Recife, que se proclama o pior time do mundo. “Não acho que isso seja verdade. Gostaríamos de um duelo para decidir quem realmente merece o título”, propõe o dirigente. Seria um jogo de doer nos olhos.

Site do Retainers AFC:
www.retainersafc.com

Veja a classificação da Bristol Downs:
bit.ly/1xh8Eu3

(*) Atualização em 29/5/2016:

Na temporada 2015/16, o Retainers A foi lanterna da 4ª divisão, enquanto o Retainers Reservas foi vice-lanterna da 3ª divisão. O time está se superando…

Clique no link e leia também:

Ibis-o-pior-do-mundo-vira-febre-na-internet
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/ibis-o-pior-do-mundo-vira-sucesso-na-internet

Conheça o autor

O jornalista Rafael Luis Azevedo, de 33 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens ou produção para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA) e Fusion (EUA). Cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

Http://www.AUTO-doc.pt

// As mais lidas




Http://www.AUTO-doc.pt