Deu a louca

Sergipe tem a própria Champions League

Não é só na Europa que toca a musiquinha da Liga dos Campeões. Num campeonato amador de Sergipe, também. Essa é a Graccho Champions League, inspirada no mais rico torneio […]
Postado por Rafael Luis Azevedo - 29/abr/2014
Graccho-Champions-League (3)

A Graccho Champions League, de Aracaju, reúne sósias da Liga dos Campeões (Foto: Divulgação)

Não é só na Europa que toca a musiquinha da Liga dos Campeões. Num campeonato amador de Sergipe, também. Essa é a Graccho Champions League, inspirada no mais rico torneio de clubes do mundo. Na competição de Futebol de 7, realizada em Aracaju desde 2012, os times possuem o mesmo nome dos originais. E até os uniformes seguem o padrão utilizado na temporada europeia.

A ideia foi de Abelardo Neto, professor do colégio Graccho. Foi daí que surgiu o nome do torneio. A intenção era reunir alunos e ex-alunos da escola, tradicional na cidade. Em pouco tempo a Champions League Sergipana tomou grande proporção, com direito a patrocinadores e cobertura jornalística dos jogos através de vídeos no Youtube. Tudo muito profissional.

Graccho-Champions-League (1)

Os uniformes da Champions League Sergipana possuem o mesmo padrão usado pelos times originais, mudando a cada temporada. Tudo muito organizado, como manda o figurino. Na foto, o “superclássico” entre Barcelona e Real Madrid (Foto: Divulgação)

Na edição de 2014, são duas categorias: Principal, a partir de 18 anos (16 anos, desde que autorizados pelos pais), com 10 times; e Veterano, a partir de 35 anos (obrigatoriamente 50% da equipe acima de 40 anos), com 8 participantes. A 1ª fase tem jogos de ida e volta, os quatro primeiros avançam para as semifinais e, então, a decisão é disputada em partida única.

Este ano, na categoria Principal, jogam Atlético de Madrid, Barcelona, Borussia, Bayern, Chelsea, Manchester City, Manchester United, Real Madrid, Shakhtar e Zenit. Na Veterano, Barcelona, Bayern, Chelsea, CSKA, Fenerbahce, Internazionale, Milan e Real Madrid. Em 2012, o Bayern foi campeão na Principal; em 2013, deu Chelsea na Principal e Real Madrid na Veterano.

> LEIA TAMBÉM

A curiosidade em torno do campeonato já chamou a atenção de jogadores profissionais. Como o sergipano Diego Costa, do Atlético de Madrid, um dos times com genérico na Champions genérica. A equipe é dirigida por um conterrâneo de Lagarto-SE, e isso já garantiu uma promessa animadora. “Ele já assumiu o compromisso de atuar nem que seja por uma partida, assim que terminar a Copa do Mundo”, revela Abelardo Neto, presidente da Graccho Champions League.

Diego Costa já assumiu o compromisso de atuar na Graccho Champions League nem que seja por uma partida, assim que terminar a Copa do Mundo”. Abelardo Neto.

Graccho-Champions-League (2)

A Graccho Champions League, realizada no Netão Arena, em Aracaju, tem torcida e tudo (Foto: Divulgação)

Os jogos ocorrem aos sábados, no Netão Arena, campo de 35m x 55m. Atualmente, 2/3 dos custos do torneio já são captados. “O produto agrega valores importantes a marca de quem patrocina”, vende o peixe.

O custeio garante premiação de R$ 8 mil e uma bela festa no dia da decisão, que segue todo um protocolo. “O ritual é igual ao da Champions da Uefa, com entrada dos jogadores enfileirados e hino”, conta Abelardo. É o momento mais divertido para alguns, quando podem soltar os pulmões: “The Chaaaampions!!!”

Em Sergipe, a preferência pelos times da Europa é crescente. Percebe-se pelo número de garotos vestindo camisas desses clubes em detrimento dos brasileiros”. Abelardo Neto.

Site da competição:
gracchochampionsleague.com.br

Facebook da competição:
www.facebook.com/gracchochampionsleague

Vídeo da final da Graccho Champions League de 2013:

Clique no link e leia também:

Sosias-dos-finalistas-de-olho-na-Champions
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/sosias-dos-finalistas-de-olho-na-champions

Conheça o autor

O jornalista Rafael Luis Azevedo, de 33 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens ou produção para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA) e Fusion (EUA). Cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

Http://www.AUTO-doc.pt

// As mais lidas




Http://www.AUTO-doc.pt