Deu a louca

Todos esses cearenses se chamam Zidane

Quando Zidane garantiu o título mundial da França, em 1998, Cícero ficou encantado. Ali, decidiu. O filho que estava na barriga da esposa ganharia aquele nome. Com um pequeno engano […]
Postado por Rafael Luis Azevedo - 21/maio/2014
Zidanes-cearenses

O Verminosos por Futebol achou 9 Zidanes em Fortaleza, e reuniu 6 (Foto: Verminosos por Futebol)

Quando Zidane garantiu o título mundial da França, em 1998, Cícero ficou encantado. Ali, decidiu. O filho que estava na barriga da esposa ganharia aquele nome. Com um pequeno engano no registro, nascia Zidanni da Silva Coelho, em 2 de fevereiro de 1999, em Fortaleza. Tanto o pai quanto o filho pensavam que o nome diferente seria único na cidade. Pois existem outros. Muitos outros!

Durante um mês, o Verminosos por Futebol vasculhou escolas em busca de Zidanes. E, acredite, localizou nove garotos cujo nome homenageia o craque francês, somente na região metropolitana de Fortaleza. A ideia era reuni-los no estádio Presidente Vargas para uma foto. Num primeiro encontro, três meninos e seus pais estiveram presentes. Numa segunda chance, outros três.

ZIdane Coupe du Monde 1998

Carrasco do Brasil nas Copas do Mundo de 1998 (foto) e 2006, o francês Zinedine Zidane foi homenageado por diversas famílias brasileiras. Somente na região metropolitana de Fortaleza, há pelo menos nove garotos com o mesmo nome do craque (Foto: Fifa)

Em comum a todos, a homenagem se baseou no sobrenome Zidane usado como nome. Porém, uma das famílias foi além: por ideia do irmão, os pais registraram o rebento como Zenedne Zidany. Não estranhe as letras trocadas. Graças ao desconhecimento sobre a grafia correta, alguns garotos acabaram batizados com nome um pouco diferente do original.

Zenedne nasceu em 1998, antes da Copa, mas o registro ocorreu após a final. Em dois casos, os meninos também vieram antes do torneio, mas aí sim representaram uma premonição. Zidane Silva carrega a história mais incrível: ele nasceu em 1995. Na época, o francês tinha 22 anos e ainda jogaria mais um ano no Bordeaux antes de chegar a Juventus. Fernando Ferreira, o pai com quem não tem mais contato, era mesmo um visionário.

> LEIA TAMBÉM

Na escola, no hospital, no clube, na pelada na rua… Em todo canto as pessoas não acreditam que Zidane seja nome. Pensam que é apelido. “Quando jogo bola e o time adversário fica sabendo que do outro lado tem um Zidane, os meninos imaginam: ‘Perdemos'”, conta Zidane Freire, nascido em 1998. Logo veem que o tal craque é um perna-de-pau. E que esse é seu nome de verdade.

As pessoas pensam que é apelido. Quando jogo bola e o time adversário fica sabendo que do outro lado tem um Zidane, os meninos imaginam: ‘Perdemos'”. Zidane Freire.

Hudson-Zidanni-3

Orgulhoso do nome, Hudson Zidanni Aguiar Costa, nascido em 1999, carrega a letra desenhada no corte de cabelo (Foto: Verminosos por Futebol)

Quando o ídolo francês enfiou a cabeça no peito de Materazzi, em 2006, momento marcante do francês em Copas do Mundo, os garotos ouviram muitas piadinhas. “Por que tu deu aquela cabeçada, Zidane?”, era o mais comum. “Eles perguntavam o que disseram pra minha irmã”, relembra Hudson Zidanni, nascido em 1999.

São muitas as situações curiosas. Mas nenhum momento é tão engraçado quanto o da lista de chamada no colégio. “Meu nome geralmente é o último. Quando é a minha vez de a professora chamar, todo mundo ri”, diverte-se Zenedne Zidany. Diferentemente do Zidane original, esses aí sabem levar na esportiva.

Meu nome geralmente é o último (na lista do colégio). Quando é a minha vez de a professora chamar, todo mundo ri”. Zenedne Zidany Rodrigues Jacaúna.

Zidanes-cearenses-1

Seis dos nove Zidanes cearenses foram reunidos pelo Verminosos por Futebol em dois sábados, no estádio Presidente Vargas. Clique na foto para ampliar (Fotos: Verminosos por Futebol)

Conheça os 9 Zidanes cearenses:

Zidane-AraujoZidane-Araujo-2-2
Francisco Alex Zidane Araújo Santos

Nascimento: 17/10/2006
Bairro: Jardim Iracema, Fortaleza
Time de coração: Fortaleza

Yure-ZidaneYure-Zidane-2
Yure Zidane Soares da Silva

Nascimento: 25/5/2002
Bairro: Messejana, Fortaleza
Time de coração: Palmeiras

Zidane Lima
Zidane Bezerra Lima

Nascimento: 12/3/2000
Bairro: Canindezinho, Fortaleza
Time de coração: Palmeiras
* Não foi aos dois encontros no PV

Hudson-ZidanniHudson-Zidanni-2
Hudson Zidanni Aguiar Costa

Nascimento: 20/7/1999
Bairro: Centro, Fortaleza
Time de coração: Fortaleza

Zidanni-da-SilvaZidanni-da-Silva-2
Zidanni da Silva Coelho

Nascimento: 2/2/1999
Bairro: Messejana, Fortaleza
Time de coração: Corinthians

Zidane-Freire
Wesley Zidane Freire de Sousa

Nascimento: 20/11/1998
Bairro: Jaçanaú, Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza
Time de coração: Corinthians

Zinedne-ZidanyZinedne-Zidany-2
Zenedne Zidany Rodrigues Jacaúna

Nascimento: 23/4/1998
Bairro: Urucará, Maranguape, região metropolitana de Fortaleza
Times de coração: Fortaleza e São Paulo

Gabriel-Zidane
Gabriel Zidane
da Silva
Nascimento: 1997
Bairro: Montese
Time de coração: Ceará
* Não foi aos dois encontros no PV

Zidane-Silva (2)
Zidane Silva

Nascimento: 10/3/1995
Bairro: Jangurussu, Fortaleza
Time de coração: Ceará
* Não foi aos dois encontros no PV

6 Zidanes que foram ao PV se apresentam:

Clique no link e leia também:

Time-dos-sonhos-e-reunido-pela-primeira-vez
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/time-dos-sonhos-e-reunido-pela-primeira-vez

Conheça o autor

O jornalista Rafael Luis Azevedo, de 33 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens ou produção para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA) e Fusion (EUA). Cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

Http://www.AUTO-doc.pt

// As mais lidas




Http://www.AUTO-doc.pt