Deu a louca

Torcedor da rede do Castelão é localizado

O personagem que estampou uma das fotos mais célebres do jornalismo esportivo cearense nunca havia sido localizado. Foi ele quem, em 2007, teve a ideia de armar uma rede em […]
Postado por Rafael Luis Azevedo - 16/dez/2012
Foto de torcedor que assistiu jogo em rede, no Castelão, é célebre (Fco Fontenele, jornal O Povo)

Foto de torcedor em rede, em jogo no Castelão, virou célebre (Foto: Fco Fontenele, jornal O Povo)

O personagem que estampou uma das fotos mais célebres do jornalismo esportivo cearense nunca havia sido localizado. Foi ele quem, em 2007, teve a ideia de armar uma rede em plena arquibancada do estádio Castelão. No dia seguinte, o torcedor estava na capa do jornal O Povo, de Fortaleza, e em diversos sites nacionais. Agora, ele vem à tona graças ao Verminosos por Futebol.

Luís Carlos Freitas, técnico em edificações hoje com 24 anos, se tornou uma espécie de famoso anônimo quando assistiu, deitado numa rede, a um jogo do Campeonato Cearense. Vitória do Ceará por 2 a 1 sobre o Ferroviário, no dia 18 de março. Na partida, o protagonista não estava no campo.

“Fomos eu e mais quatro pessoas da família. Como a minha prima tinha 3 anos, a gente levou uma rede para forrar o piso, assim ela poderia dormir. Então resolvemos amarrá-la debaixo dos camarotes, que na época ficavam na parte mais alta da arquibancada”, conta o torcedor do Ceará, que contou com ajuda de um tio, o mecânico Marcos Freitas.

Estrutura dos camarotes permitiu armar a rede (Foto: acervo pessoal)

Estrutura dos camarotes permitiu armar a rede no estádio (Foto: acervo pessoal)

Natural que aquela cena chamasse a atenção de quem estava no campo. “A gente notou que os fotógrafos começaram a apontar para o nosso lado. Quando torcedores passaram a fazer o mesmo, percebi que estavam olhando era para a gente”, relata Luís Carlos.

A imagem curiosa despertou o interesse do repórter fotográfico Fco Fontenele, que subiu a arquibancada do Castelão. Ele não queria registrar o mesmo que os colegas. “A foto mais legal seria no ângulo de visão do torcedor”, relembra o profissional, atualmente editor de fotografia do O Povo.

No dia seguinte, o espaço destinado à imagem surpreendeu Luís Carlos. “Eu achava que seria uma coisa pequena, mas foi a foto principal da capa do jornal. Tenho o exemplar guardado até hoje”, revive o torcedor. Porém, nunca mais a cena pôde ser repetida. “A polícia passou a impedir”.

Luís Carlos permaneceu anônimo por um cochilo do fotógrafo. Tão empolgado com o momento, ele esqueceu de anotar nome e contato do torcedor da rede. “Eu era inexperiente. Hoje, nunca cometeria um vacilo como aquele”, admite Fontenele. Sorte que, em tempos de internet, todo mundo pode ser encontrado.

Luís Carlos (dir) e sua família foram as estrelas do jogo do Cearense de 2007

Luís Carlos (dir) e a família foram as estrelas de jogo do Cearense de 2007 (Fotos: acervo pessoal)

Conheça o autor

O jornalista Rafael Luis Azevedo, de 33 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens ou produção para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA) e Fusion (EUA). Cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

Http://www.AUTO-doc.pt

// As mais lidas




Http://www.AUTO-doc.pt