https://goo.gl/HjLRc6

Deu a louca

Torcedor do Santos tem Fusca temático: “Ele é original, nunca foi rebaixado”

O Fusca mais famoso de Guarulhos (SP) é todo decorado com escudos do Santos
Postado por Rafael Luis Azevedo - 03/jun/2017
O Fusca do Santos chama a atenção pode onde passa em Guarulhos (Foto: Acervo pessoal)

O Fusca do Santos chama a atenção por onde passa na cidade de Guarulhos (Foto: Acervo pessoal)

O Fusca mais famoso de Guarulhos (SP) não passa despercebido por onde passa. Afinal, tomado de escudos do Santos pintados no capô, no teto e nas portas, ele mais parece um carro promocional do clube do que um veículo comum. Esse é o patrimônio mais querido do empresário Jefferson Andrade, louco pelo time da Vila Belmiro.

O carro, ano 1973, era de seu cunhado, e estava parado havia algum tempo. “Quando ele me disse que era da cor branca, eu já imaginei a personalização na hora e fechamos negócio”, diverte-se o santista, de 38 anos.

Finalizada a “obra de arte”, Jefferson passou a levar o Fusca a jogos em Santos ou em São Paulo. Agora, a pedido do filho, virou também o meio de transporte para levá-lo a escolinha de futebol. “Uso uma vez por semana”, estima.

Naturalmente, o carro vira o centro das atenções. “Muitos motoristas param para tirar fotos”, relata Jefferson, que tem outros veículos, mas prefere passear com o Fusca. “É gratificante ver a expressão de espanto das pessoas”.

O carro ganhou a inscrição “Fusca original, nunca foi rebaixado” – provocação a quem já caiu para a Série B, como Corinthians e Palmeiras. Apesar disso, surpreende-se Jefferson, mesmo torcedores dos rivais posam para fotos.

“Eles contam que torcem para outros times, mas que gostariam de tirar uma foto para enviar para algum amigo ou parente”, destaca o santista. “É impressionante essas situações que o Fusca do Santos faz acontecer”.

Jefferson Andrade costuma usar o Fusca do Santos uma vez por semana (Foto: Acervo pessoal)

Jefferson Andrade costuma usar o Fusca do Santos uma vez por semana (Foto: Acervo pessoal)

“Muitos motoristas param para tirar fotos. É gratificante ver a expressão de espanto das pessoas”. (Jefferson Andrade)

O carro não é a única loucura de Jefferson. Nos fundos de casa, ele possui um salão de 50 m2 onde montou o Recanto Alvinegro, onde estão suas 300 camisas do time, além de mesas, cadeiras e outros móveis personalizados.

“Era uma casa que tinha nos fundos da minha casa, assim derrubei algumas paredes para ampliar o espaço. Reúno amigos e familiares em todos os jogos para ver pela TV”, conta Jefferson. “Dificilmente fica um jogo sem alguém”.

  • Jefferson Andrade possui salão de 50 m2 com 300 camisas do Santos (Foto: Acervo pessoal)
  • Jefferson Andrade possui salão de 50 m2 com 300 camisas do Santos (Foto: Acervo pessoal)

A família é toda santista. “Sempre brinco que deixamos os recém-nascidos escolherem: damos como opção a camisa branca e a camisa listrada”. Nesse cenário, ninguém se opôs quando Jefferson inventou seu Fusca do Santos.

Curiosamente, em todas as vezes em que o torcedor foi de Fusca a jogos, o Santos não perdeu. Agora, Jefferson já faz planos para levar o amuleto da sorte a Dubai no Mundial de Clubes. “Vamos torcer que isso aconteça”, prega. Se os xeiques baterem os olhos nele, vai ser difícil deixarem o carro voltar para Guarulhos.

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6