Torcedor tem 354 camisas do SP. E não usa
Samuel Bilemjian Ribeiro não usa nenhuma do São Paulo desde 2000, por superstição
Samuel Bilemjian Ribeiro tem 354 camisas do São Paulo. Baita coleção! Assim, poderia praticamente usar uma peça diferente a cada dia do ano. Bem, poderia… Na realidade, ele não veste nenhuma. Nenhuma mesmo. Não por excesso de zelo, como alguns colecionadores. É por superstição.
A história de Samuel é tão maluca que chega a ser difícil de acreditar. Cheio de manias, esse goiano de 33 anos pensa que dá azar ao time de coração se utilizar suas camisas, que coleciona desde a adolescência. Por isso, a partir de 2000, o são-paulino nunca mais vestiu qualquer peça.
“Eu usava camisas do São Paulo direto, até em casamento. Quando o time entrou em má fase, achei que estava dando azar. Fui desenvolvendo loucuras, então comecei a vestir roupa com a cor do adversário no dia anterior à partida, pra passar o azar. Até que parei de usar as camisas”, relata o autônomo.
> LEIA TAMBÉM
Com o tempo, novas manias foram surgindo. Até mesmo quanto ao volume da TV. “Quando não estou em casa e colocam no 12, preciso mudar para 11 ou 14, que são os permitidos”, explica Samuel. Na final do Mundial de 2005, ele permaneceu vários minutos paralisado. “Eu estava de pernas cruzadas no gol de Mineiro, então fiquei até o final sem mexer um dedo, porque era a posição da sorte”, ri do próprio infortúnio.
No momento em que parou de usar as camisas, Samuel tinha cerca de 10. Isso não impediu a coleção de crescer exponencialmente em uma década e meia. “Já deixei de sair ou ir à aula pra acompanhar um leilão do Mercado Livre, mas hoje sou mais tranquilo”, garante.
Seus itens são exibidos no site Museu Tricolor, criado em 2006, e em páginas do Flickr, do Facebook e do Twitter. Na internet, Samuel publica informações que acumulou ao longo do tempo. “A coleção passou a ser uma fonte de pesquisas. Vejo muitas fotos minhas rodando por aí, acho bacana”, comemora. “Me considero um grande estudioso da história do Tricolor”.
O principal entrave para o crescimento da coleção é o fato de Samuel morar em Goiânia. Apesar disso, ele aprendeu estratégias. “Sempre compro com um ano de atraso, quando os preços caem absurdamente”, ensina. Meticuloso, ele mantém uma planilha, com informações sobre quanto pagou e quanto era o preço inicial, além das fotos e informações que divulga no site.
Grande parte dessa coleção Samuel nunca vestiu, o que logicamente provoca estranheza. “Meus amigos acham isso meio maluco”, confidencia o torcedor, firme em sua convicção. “Considero que dei sorte ao São Paulo depois que parei de usar as camisas. Demorou uns anos pro time embalar, pois tinha que passar o azar depois de tanto tempo”, analisa.
Então, amigo são-paulino, fique sabendo: se você comemorou o tricampeonato brasileiro, a Libertadores e o Mundial, agradeça ao Samuel. Não deve ser fácil segurar a vontade de vestir essas camisas.
Confira as camisas da coleção:
www.museutricolor.com.br
www.facebook.com/museutricolor
www.twitter.com/museutricolor
www.flickr.com/photos/maquinatricolor
Faça download da planilha de camisas:
Clique aqui para ler
Camisas em destaque na coleção:
-
1989
-
2005
-
2006
-
2006
8 respostas para “Torcedor tem 354 camisas do SP. E não usa”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Sacanagem esse título: Deu a louca.
É o nome da categoria.
whats sap 011 997828271
eu tenho para vender uma a coca cola .. e a outra autografada pelo luiz fabiano ,rogerio ceni e luca
Fala Samuel! Que beleza de coleção!! parabens! Tenho em meu acervo 21 camisas do SPFC, algumas de jogo. Espero um dia chegar a sua!! Abraços
Obrigado Thiago, Abs.
Samuel, incrível sua coleção, parabéns.
Seu site foi uma das referências para o Manto Tricolor e no Facebook encontrei dicas para as camisas de 1999 com numeração na frente.
Sempre quis o modelo de 89/90 listrado, nunca achei pra comprar. Deve ser uma das mais raras do SPFC