https://goo.gl/HjLRc6

Deu a louca

Torcedor tem museu particular do Benfica

É difícil não ficar boquiaberto com as imagens a seguir. Até parece a sede do Benfica, clube de Lisboa. Mas, acredite, é a casa de um torcedor, o português Pedro […]
Postado por Rafael Luis Azevedo - 13/set/2013
Museu-Benfica-Pedro-Maia-destaque

Pedro Maia, torcedor que mora em Gandra, cidade de Portugal, possui cerca de 1.900 artigos do Benfica num salão em casa. Um museu particular de impressionar a todos (Fotos: Acervo pessoal)

É difícil não ficar boquiaberto com as imagens a seguir. Até parece a sede do Benfica, clube de Lisboa. Mas, acredite, é a casa de um torcedor, o português Pedro Maia, de 34 anos. Fanático benfiquista, ele é dono de um incrível museu particular. Possivelmente uma das maiores coleções de um só time no futebol mundial.

O “Meu Museu Maia SLB” (sigla de Sport Lisboa e Benfica) ocupa 55m², tamanho de um apartamento pequeno. Em 2007, o operário têxtil reservou dois cômodos de sua casa para expor os artigos que guardava desde a infância. Rapidamente o espaço estava tomado – até o teto! “Na última vez que contei, já passava de 1.900 artigos”, conta Pedro, que mora em Gandra, cidade a 330 km de Lisboa.

Museu-Benfica-Pedro-Maia-teto

Até o teto do salão do museu particular de Pedro Maia está tomado de vermelho e branco do Benfica, com cachecóis, artigo tradicional no futebol português

No salão encarnado existem 90 camisas, 400 quadros, 400 cachecóis, 120 livros, 100 revistas, 12 bolas e 60 flâmulas, além de canetas, porta-chaves, copos, canecas, garrafas, bonés, CDs, DVDs, fitas VHS, medalhas, pins, moedas, bandeiras, pôsteres, telefone celular e réplicas de taças. Pensa que acabou?

Em destaque, uma bicicleta e até moto do time. Do antigo estádio da Luz, reinaugurado em 2003, Pedro conseguiu parte do gramado e uma cadeira. “É fácil alguém me dar presentes, basta ser alguma coisa do Benfica. O problema é que mesmo a minha esposa às vezes não sabe o que já possuo”, ri. “Mas basta eu olhar que já sei se tenho”, garante.

É fácil alguém me dar presentes, basta ser alguma coisa do Benfica”. Pedro Maia.

Esse acervo numeroso é avaliado pelo colecionador em cerca de 20 mil euros (cerca de R$ 60 mil), já incluindo os gastos na reforma do salão. Por isso, Pedro cuidou de fazer um seguro para o espaço. “Não há dinheiro que pague o meu amor pelo Benfica. Todas as peças têm um grande valor sentimental”, pontua.

Sua fama se espalhou entre a torcida encarnada. Tanto que o museu particular sempre recebe visitantes, inclusive personalidades. Dentre elas, já estiveram lá os ex-jogadores da equipe Hernani, Chico Faria e Fabio Faria, o técnico Luis Campos (ex-auxiliar de José Mourinho no Real Madrid) e o presidente do município, o equivalente a prefeito no Brasil.

Museu-Benfica-Pedro-Maia-moto

Museu de Pedro Maia conta com grama e cadeira do antigo estádio da Luz, do Benfica. Mas o destaque fica por conta dessa moto temática acima

“É bom sentir que todos ficam de boca aberta quando entram no salão e dão de cara com tudo isto. É bom ouvir parabéns, até mesmo de adeptos de outros clubes”, confidencia Pedro, que vende aos visitantes um cachecol personalizado do museu, a 5 euros (R$ 15). “Esse dinheiro ajuda a comprar mais coisas”.

A família também abraçou a busca por novas peças. A esposa, Liliana, é outra benfiquista. A filha, Carolina, de 2 anos, já possuía cartão de sócia aos 3 dias de nascida. “Minha esposa me ajuda com ideias, com novos artigos e, acima de tudo, com o mais importante, dinheiro. É preciso fazer um grande esforço para poder arranjar orçamento”, relata.

Não tem dinheiro que pague o meu amor pelo Benfica. Todas as peças têm um grande valor sentimental”.

Com tanto aconchego em casa, dá até preguiça de viajar a Lisboa para assistir aos jogos no estádio da Luz. Ainda mais porque na parede do museu está um projetor gigante. “Já tive carnê anual de jogos duas vezes, mas é muito caro”, justifica Pedro. “Então fico no meu mini-estádio da Luz”.

slbTime com 14 milhões de outros apaixonados, muitos deles nas ex-colônias portuguesas, o Benfica é o clube com mais sócios no futebol mundial: cerca de 235 mil (3,5 vezes a capacidade do estádio da Luz). Mesmo esse número impressionante parece pouco diante do feito de Pedro. “Uns me chamam de doente, outros de maluco, outros de fanático…” A gente chama de verminoso.

Site do “Meu Museu Maia SLB”:
maiaslb.no.comunidades.net

Vídeo do museu particular de Pedro Maia:

Reportagem na Benfica TV:

Conheça o museu particular de Pedro Maia: (clique para ampliar)

Clique no link e leia também:

Portugues-tem-1850-cachecois-do-benfica
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/portugues-tem-1-850-cachecois-do-benfica

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6