https://goo.gl/HjLRc6

Deu a louca

Você nunca viu um álbum de figurinhas como esse!

Casal de ingleses virou hit na internet por fazer reproduções de figurinhas de álbuns de futebol
Postado por Rafael Luis Azevedo - 23/set/2016
Alex e Sian ficaram famosos por seus desenhos bizarros das figurinhas da Panini (Foto: The Sun)

Alex e Sian ficaram famosos por seus desenhos bizarros das figurinhas da Panini (Foto: The Sun)

Alex e Sian Pratchett se assustaram quando souberam que teriam de desembolsar 400 libras para completar o álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 2014. A preço de hoje, isso daria R$ 1.700. Por isso, eles resolveram fazer seus próprios cromos, com lápis de cor e papel. Mesmo não sendo bons desenhistas… O resultado ficou bizarro, e por isso fez sucesso.

O casal, que vive em Oxford, na Inglaterra, comanda o blog Panini Cheapskates (algo como Panini Ordinários, em português). Melhor nome impossível! A página apresenta a saga de Alex e Sian, que desenharam as 640 figurinhas de 2014 ao longo do Mundial. Na Eurocopa de 2016, eles repetiram a dose, reproduzindo os 800 cromos do álbum. Um álbum a preço zero, diga-se.

As “figurinhas” seguem o mesmo padrão gráfico do álbum. Trazem a fisionomia do jogador, o nome, a camisa da seleção, a bandeira e o logotipo do torneio. Tudo isso num estilo meio infantilzão. “Não somos artistas. Essa coleção é uma diversão, e ainda preenchemos o álbum guardando dinheiro para outras coisas”, admitiu Alex, em entrevista ao The Sun.

Aproveitando a audiência do primeiro trabalho, o casal lançou na Eurocopa uma campanha de financiamento coletivo para reunir donativos para instituições beneficentes. Os 100 maiores doadores receberiam desenhos com seu rosto. Ao todo, a ação arrecadou 4 mil libras (R$ 17 mil). Por ironia, essa grana toda preencheria só 10 álbuns na Inglaterra.

“Não somos artistas. Essa coleção é uma diversão, e ainda preenchemos o álbum guardando dinheiro para outras coisas”. (Alex Pratchett)

As "figurinhas" seguem o mesmo padrão gráfico dos álbuns da Panini, em estilo meio infantilzão (Foto: Reprodução)

As “figurinhas” seguem o padrão gráfico dos álbuns da Panini, em estilo infantilzão (Foto: Reprodução)

Será que Cristiano Ronaldo aprovaria sua reprodução feita pelo Panini Cheapskates? (Foto: Reprodução)

Será que Cristiano Ronaldo aprovaria a reprodução feita pelo Panini Cheapskates? (Foto: Reprodução)

Conheça o Panini Cheapskates:
Site e Twitter

Vídeo sobre a saga dos “artistas”:

Conheça o autor

O jornalista Rafael Luis Azevedo, de 33 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens ou produção para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA) e Fusion (EUA). Cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6




// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6