Verminosos por futebol




Deu no jornal

Marcelo Barreto revive dia em que foi Didi em minissérie

O apresentador do SporTV interpretou Renato Aragão em minissérie da TV Globo em 2008

O jornalista Marcelo Barreto imitou Renato Aragão em minissérie exibida pela TV Globo em 2008 (Fotos: Divulgação)
O jornalista Marcelo Barreto interpretou Didi em minissérie da Globo em 2008 (Foto: Divulgação)

Quando recebeu a ligação, Marcelo Barreto pensou que se tratava de trote. Do outro lado, uma pessoa se identificava como sendo da produção de minissérie de Renato Aragão. Queriam a participação do jornalista no roteiro, interpretando Didi na juventude. “Fui deixando a pessoa falar para ver quando começaria a rir, mas depois percebi que era sério”, diverte-se.

Assim iniciou o trabalho mais inusitado da carreira de Marcelo, apresentador do SporTV. Por um dia, ele foi ator. E imitou Renato Aragão, seu ídolo de infância. A cena, de 1 minuto, fez parte da minissérie Poeira em Alto Mar, exibida pela TV Globo em 2008. O jornalista contracenou com Ellen Jabour e um figurante que fazia o papel de guarda, numa praça.

Como não havia tanto tempo disponível, a gravação durou uma tarde. “O diretor vinha sempre falar comigo com muita paciência, pedindo para que eu tentasse imitar os trejeitos do Renato Aragão”, relembra Marcelo. Foi tão rápido que nem deu para conversar direito com Ellen. “Falei mais com o guarda. Ele me contou sobre as experiências com figuração”.

> LEIA TAMBÉM

Após a gravação, fã e ídolo se encontraram num dos camarins. Recebido com carinho, Marcelo ouviu algumas piadas que tanto o fizeram rir quando criança. “Renato Aragão disse que ficou surpreso quando a produção sugeriu meu nome para o papel. E concordou com o que todo mundo acha: que eu me pareço com ele”, resgata o jornalista, 30 anos mais jovem.

Curiosamente, Marcelo nunca foi comparado ao humorista cearense na infância ou na adolescência. As piadas surgiram quando chegou à TV Globo, como repórter. Um cinegrafista, o Índio, colocou o apelido de Didi. “Depois que comecei a aparecer no vídeo, todo dia alguém descobre essa semelhança. Nunca me chateei nem me aborreci”, garante.

Na época da participação como ator, Marcelo já trabalhava no SporTV, braço esportivo da Globo. Naquele ano, passou a apresentar o Redação SporTV, substituindo Luis Roberto. A minissérie de cinco capítulos depois virou filme, mas na adaptação a cena acabou excluída. E, por azar, o jornalista não pôde ver o episódio com sua presença. Sem problema, outros viram por ele.

“Renato Aragão disse que ficou surpreso quando a produção sugeriu meu nome para o papel. E concordou com o que todo mundo acha: que eu me pareço com ele”. (Marcelo Barreto)

“Eu não tinha comentado com muita gente que ia fazer, então quem viu foi pego de surpresa. Estava a caminho do trabalho e uma amiga me ligou rindo muito para contar que tinha assistido”, relata Marcelo. Depois que os episódios foram divulgados no Youtube, o assunto ressurgiu com força. “Volta e meia aparece alguém querendo saber”.

Esse foi o único trabalho de Marcelo na dramaturgia. “Interpretar não é minha praia. Quando fiz o especial, seria uma cena de um minuto sem fala. Aí achei que conseguiria”, confidencia. Dependendo de um novo convite de Renato Aragão, quem sabe aceitaria. “Atuar não está nos meus planos. Mas aquela participação também não estava”.

Com tanta semelhança, nem precisaria abrir a boca para uma cena de pai e filho. Fica a dica, Didi!

Assista à minissérie Poeira em Alto Mar:

(participação de Marcelo Barreto de 1h33min38 a 1h34min38)

Clique no link e leia também:

25-melhores-filmes-sobre-futebol
www.verminososporfutebol.com.br/dica-cultural/25-melhores-filmes-sobre-futebol


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: