Verminosos por futebol

https://goo.gl/HjLRc6

Deu no jornal

Site celebra futebol do interior gaúcho

O site Interior Forte publica fotos de jogos e estádios em cidades gaúchas

O estudante de Jornalismo Daniel Pillar, de 21 anos, lançou o site Interior Forte, que publica ensaios fotográficos de jogos e estádios de cidades gaúchas (Foto: Interior Forte)
O estudante de Jornalismo Daniel Pillar, de 21 anos, lançou o site Interior Forte (Foto: Interior Forte)

Poucos estados têm uma tradição de futebol no interior como o Rio Grande do Sul. Não à toa, são dezenas os times centenários. Para celebrar a resistência de várias torcidas perante a polarização dos clubes grandes da capital, o estudante de Jornalismo Daniel Pillar decidiu criar o site Interior Forte, que publica fotos de jogos e estádios em cidades gaúchas.

Morador de Santa Maria, Daniel já percorreu 22 estádios em 16 municípios desde maio de 2014. “Gostei muito do estádio Torquato Pontes, do Riograndense de Rio Grande. É quase abandonado, pois o departamento profissional foi fechado, mas pude sentir que ali foi palco de grandes jogos”, relata o torcedor do Inter SM, de 21 anos.

Se para muitos gaúchos uma partida marcante talvez seja de Grêmio ou Internacional em suas arenas em Porto Alegre, Daniel guarda na memória o duelo entre União Frederiquense e Avenida, no estádio Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen. O jogo valeu o acesso dos visitantes à 1ª divisão estadual. “Havia muita chuva, neblina e barro, com as arquibancadas rugindo em ambas torcidas. Típico de um bom jogo do interior”, relembra.

Daniel Pillar já percorreu 22 estádios em 16 cidades do interior gaúcho (Foto: Interior Forte)
Daniel Pillar já percorreu 22 estádios em 16 cidades do interior gaúcho (Foto: Interior Forte)

“Havia muita chuva, neblina e barro, com as arquibancadas rugindo em ambas torcidas. Típico de um bom jogo do interior”. (Daniel Pillar, sobre União Frederiquense x Avenida)

Apesar do nome de seu projeto, Daniel reconhece que o futebol do interior gaúcho anda mais fraco. Entre os motivos, o foco da mídia nos grandes da capital, o amadorismo dos dirigentes de times médios e pequenos e a incompetência da federação em promover torneios por todo o estado.

“Muitos clubes do interior fecharam suas portas ou sobrevivem de forma sucateada”, sinaliza Daniel. O fotógrafo resgata que, em passado recente, Juventude e Caxias, os rivais de Caxias do Sul, conseguiram títulos em uma época financeiramente boa para ambos. “Hoje não existe nem mesmo um representante gaúcho na Série B do Campeonato Brasileiro”, destaca.

> LEIA TAMBÉM

Com isso, mesmo o Rio Grande Sul se tornou alvo do fenômeno misto, com fãs que somam sua paixão pela equipe do município onde moram aos grandes do estado ou mesmo de outros estados. A resistência, porém, segue firme. “Em algumas cidades ainda existem resquícios dos torcedores ‘anti Grenal’, que torcem apenas para o clube local, mas em pouca proporção”.

Os ensaios de Daniel, que registram essa relação diferenciada, são fantásticos. Convidado pelo Verminosos por Futebol a escolher sua foto preferida, ele não conseguiu. “Creio que é uma tarefa mais fácil para o leitor”, diverte-se o fotógrafo, que nunca teve experiência de trabalho num veículo de comunicação. Bem, pelo que se vê no site, isso é questão de tempo.

Acompanhe o Interior Forte:
www.interiorforte.com
www.facebook.com/interiorforte
twitter.com/interiorforte

Estádios e cidades visitados pelo Interior Forte:

Estádio Carlos Renato Bebber (Marau), Estádio Antônio Vieira Ramos (Gravataí), Estádio Colosso da Lagoa (Erechim), Estádio Sady Arnildo Schmidt (Campo Bom), Estádio Rubro-Negro (Crissiumal), Estádio Municipal Amaro Cassep (Rio Pardo), Estádio Piratini (Panambi), Estádio dos Plátanos e Estádio dos Eucaliptos (Santa Cruz), Estádio Presidente Vargas e Estádio dos Eucaliptos (Santa Maria), Estádio Vermelhão da Colina (Frederico Westphalen), Estádio Bento Freitas e Estádio Boca do Lobo (Pelotas), Estádio Edmundo Feix (Venâncio Aires), Estádio Aldo Dapuzzo e Estádio Torquato Pontes (Rio Grande), Estádio Sílvio de Faria Corrêa (São Gabriel), Estádio Nathálio Herter (Tupanciretã), Estádio Miguel Copatti, Estádio João Martins e Estádio Honório Nunes (Santana do Livramento).

Veja mais 10 fotos de Daniel Pillar: (clique para ampliar)

  • Marau x Inter SM
  • São Paulo x Ypiranga
  • Estádio Piratini
  • Brasil x Brasiliense
  • Avenida x União Frederiquense
  • Riograndense x Santo Angelo sub-19
  • Estádio dos Eucaliptos
  • Torcida do Inter SM
  • Torcida do União Frederiquense
  • Torcida do União Frederiquense

Clique no link e leia também:

Gremio-vermelho-e-Inter-azul
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/gremio-vermelho-e-inter-azul-sim-existem


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: