Verminosos por futebol

https://goo.gl/HjLRc6

Dica cultural

10 filmes antigos que você precisa ver

Em post publicado na semana passada, o Verminosos por Futebol listou 10 bons filmes recentes (lançados nos últimos três anos) sobre o maior dos esportes. Agora, confira 10 filmes com mais de 15 anos de lançamento. Conhece algum outro filme antigo que vale nota? Cite lá embaixo nos comentários. 10) El Chanfle (El Chanfle) Lançamento: […]

Em post publicado na semana passada, o Verminosos por Futebol listou 10 bons filmes recentes (lançados nos últimos três anos) sobre o maior dos esportes. Agora, confira 10 filmes com mais de 15 anos de lançamento.

Conhece algum outro filme antigo que vale nota? Cite lá embaixo nos comentários.

10) El Chanfle (El Chanfle)
Lançamento: 1979
País: México
Direção: Enrique Segoviano
Na história, Chespirito (como Chaves é conhecido no México) é roupeiro do América, um dos clubes mais populares do país. O filme é fraquinho, mas vale a pena assisti-lo por causa da presença dos atores do seriado.

9) Os Trapalhões e o Rei do Futebol
Lançamento: 1986
País: Brasil
Direção: Carlos Manga
Em vez dos Trapalhões, o filme teria a turma de Chaves ao lado de Pelé, mas o mexicano recusou convite. Tornou-se um clássico do cinema brasileiro a cena em que o personagem de Renato Aragão, roupeiro do fictício Independente Futebol Clube, cobra um escanteio e faz o gol na área.

8) O Corintiano
Lançamento: 1966
País: Brasil
Direção: Milton Amaral
Grande sucesso de bilheteria, é estrelado pelo humorista Mazzaropi. Na história, Seu Manoel é um barbeiro fanático torcedor do Corinthians que sonha que o filho deixe o curso de Medicina para virar jogador do time e que a filha largue o balé para ser namorada de Rivelino.

7) Passe Livre
Lançamento: 1974
País: Brasil
Direção: Oswaldo Caldeira
O documentário se baseia na vida de Afonsinho, primeiro jogador a ser dono de seu próprio passe no Brasil. O atleta, que se formou em Medicina durante a carreira, foi perseguido por suas ideias esquerdistas e por se recusar a cortar cabelos e barba.

6) Onda Nova
Lançamento: 1983
País: Brasil
Direção: José Antonio Garcia e Ícaro Martins
Essa típica pornochanchada da época possui várias cenas de nudez e sexo, inclusive homossexual. No roteiro, que inclui atrizes como Carla Camurati, Tânia Alves, Vera Zimmerman e Regina Casé, um grupo de garotas funda o time Gaivotas Futebol Clube.

5) ID Fúria nas Arquibancadas (ID)
Lançamento: 1995
País: Reino Unido
Direção: Philip Davis
Muito antes do hollywodiano Hooligans, esse drama já abordava o universo violento dos torcedores ingleses. Na história, um policial se infiltra em uma torcida organizada e acaba por transformar sua vida para sempre.

4) Garrincha – Alegria do Povo
Lançamento: 1962
País: Brasil
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Primeiro documentário brasileiro sobre um esportista, foi gravado no apogeu do craque bicampeão do mundo. Destaque para as cenas de Garrincha com as filhas na terra-natal, Pau Grande, distrito de Magé (RJ).

3) Fuga para a Vitória (Escape to Victory)
Lançamento: 1982
País: Estados Unidos
Direção: John Huston
Contou com estrelas do futebol mundial como Pelé, Bobby Moore e Osvaldo Ardiles atuando ao lado de Sylvester Stallone e Michael Caine. No roteiro, eles são prisioneiros de guerra que enfrentam em campo um time de soldados nazistas, história que se baseia em caso que ocorreu na Ucrânia.

2) Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts)
Lançamento: 1995
País: Brasil/Estados Unidos
Direção: Murilo Salles
O documentário oficial da Copa de 1994 é considerado o melhor da história dos Mundiais, graças ao uso de técnicas adotadas pelo cine-jornal Canal 100. Uma de suas cenas tornou-se clássica: a fitada de Roberto Baggio em Romário antes do jogo decisivo.

1) Febre de Bola (Fever Pitch)
Lançamento: 1997
País: Reino Unido
Direção: David Evans
Baseado em livro de Nick Hornby, retrata a vida de um torcedor de meia-idade fanático pelo Arsenal, que chega a se mudar para uma rua decadente só para ser vizinho do estádio do clube de coração. O filme é um belo tributo de amor ao futebol.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: