Verminosos por futebol

https://goo.gl/HjLRc6

Dica cultural

10 filmes recentes que você precisa ver

São cada vez mais comuns os filmes sobre futebol, sobretudo no exterior. Porém, mesmo o Brasil sendo o “país do futebol”, nem sempre as produções ganham exibição nos cinemas ou chegam ao mercado de homevídeo por aqui. Pensando nisso, o Verminosos por Futebol faz um guia com 10 filmes recentes sobre o tema que provavelmente […]

São cada vez mais comuns os filmes sobre futebol, sobretudo no exterior. Porém, mesmo o Brasil sendo o “país do futebol”, nem sempre as produções ganham exibição nos cinemas ou chegam ao mercado de homevídeo por aqui.

Pensando nisso, o Verminosos por Futebol faz um guia com 10 filmes recentes sobre o tema que provavelmente você não viu – ou não viu todos. Todos eles lançados nos últimos três anos.

Conhece algum outro filme que vale nota? Cite lá embaixo nos comentários.

10) Montevidéu (Montevideo)
Lançamento: 2011
País: Sérvia
Direção: Dragan Bjelogrlic
Relata a aventura de jogadores que representaram a Iugoslávia na primeira Copa do Mundo, em 1930. Porém, foca mais na preparação, e não no torneio em si.

9) Will (Will)
Lançamento: 2012
País: Reino Unido
Direção: Ellen Perry
Conta a história fictícia de um garoto de 11 anos que viaja sozinho da Inglaterra à Turquia para ver seu time, o Liverpool, na final da Liga dos Campeões. É um filme estilo Sessão da Tarde, para ver com os filhos.

8) Juventus Rumo a Tóquio
Lançamento: 2009
País: Brasil
Direção: Rogério Zagallo, Helena Tahira e Andréa Kurachi
Documentário sobre o jogo que garantiu o título do Juventus, da Mooca, um dos times mais simpáticos do país, na Copa Federação Paulista de 2007.

7) À Procura de Eric (Looking for Eric)
Lançamento: 2009
País: Bélgica/Espanha/França/Itália/Reino Unido
Direção: Ken Loach
Na história o ex-jogador francês Eric Cantona, que interpreta a si próprio, dá conselhos a um carteiro que está com a vida se despedaçando.

6) A Firma (The Firm)
Lançamento: 2009
País: Reino Unido
Direção: Nick Love
Retrata o hooliganismo no futebol inglês, sendo refilmagem de original de 1988. Também aborda a rivalidade West Ham x Milwall, como em Hooligans.

5) Africa United (Africa United)
Lançamento: 2010
País: Reino Unido
Direção: Deborah Gardner-Paterson
Conta a história fictícia de um grupo de garotos de Ruanda que atravessa o continente para assistir à Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Outro filme com estilo Sessão da Tarde, para assistir com os filhos.

4) Heleno
Lançamento: 2011
País: Brasil
Direção: José Henrique Fonseca
Melhor dramatização com tema futebol já produzida no Brasil, tem fotografia em preto e branco. Rodrigo Santoro no papel principal conseguiu transportar o público para a alma do craque que morreu em hospício.

3) Lições de um Sonho (Der Ganz Grosse Traum)
Lançamento: 2011
País: Alemanha
Direção: Sebastian Grobler
Baseado em fatos reais, conta a história do professor Konrad Koch, que lutou para introduzir o futebol na Alemanha de cultura nacionalista do século 19. Um dos melhores dramas com tema futebol.

2) Maldito Futebol Clube (The Damned United)
Lançamento: 2009
País: Reino Unido
Direção: Peter Morgan
Possivelmente o filme mais conhecido no Brasil dentre os 10. Retrata o período conturbado do técnico Brian Clough no Leeds, em 1974. Baseado em narrativa não-linear, conseguiu com perfeição a reprodução de lances de jogo.

1) United (United)
Lançamento: 2011
País: Reino Unido
Direção: David Gordon Green
Um dos mais fantásticos filmes sobre futebol, entra para galeria onde já estão O Milagre de Berna, Todos os Corações do Mundo e Maldito Futebol Clube, mais antigos. Revive a tragédia que matou quase todo o time do Manchester United em 1958, sem precisar mostrar uma só cena de jogo.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: