Verminosos por futebol

https://goo.gl/HjLRc6

Dica cultural

11 filmes raros da minha coleção de DVDs de futebol

Esses abaixo são alguns dos cerca de 400 DVDs de futebol e outros esportes da coleção

Esses são alguns dos 400 DVDs (Foto: Larissa Cavalcante/Verminosos por Futebol)
Esses são alguns dos 400 DVDs do acervo (Foto: Larissa Cavalcante/Verminosos por Futebol)

Tenho algumas coleções de futebol. Uma delas de DVDs de filmes, iniciada em 2006. Nunca parei pra contá-los – devem ser uns 200 e poucos de futebol, 75 de jogos de futebol (uma série pirata com todas as partidas do Brasil em Copas do Mundo até 2010) e 100 de outros esportes.

Como é uma coleção já com mais de 10 anos, iniciada num tempo em que o streaming ainda não havia destruído o mercado de homevideo, fui acumulando muita coisa legal. Muitos DVDs foram comprados em lojas, alguns foram trazidos em viagens por aí e outros encomendei pela internet.

Para ampliar mesmo a coleção, no início desta década, me aproveitei da falência das locadoras de DVDs de Fortaleza. Nos meses anteriores ao fechamento delas, os donos costumavam vender seu estoque por unidade. Devo ter ido a feirões em pelo menos 20 delas, em diversos bairros.

Então se você também coleciona DVDs, essa é uma dica. Vale a pena acompanhar as locadoras que ainda restaram em sua cidade, pois esse mercado vai morrer completamente. E, geralmente, DVDs de futebol e de outros esportes estão entre os menos locados, sendo alguns sem nenhum arranhão.

Se um dia DVDs voltarem a ser objeto cult, que nem aconteceu com os LPs, quem sabe a gente abra uma locadora de filmes esportivos. Teria um certo sentido, pois muitos desses filmes não são disponibilizados na internet. E seria um nicho de mercado que talvez completasse a renda de jornalista.

11 filmes da coleção raros de se ver por aí:


11)
O mundo a seus pés (Once a Lifetime)
Produção: EUA, 2006.
Direção: John Dower e Paul Crowder.
Duração: 1h37min.
> O documentário resgata o impacto causado pelo New York Cosmos de Pelé, Beckenbauer e Cruyff na virada dos anos 70 e 80, sendo o primeiro time de futebol com elenco globalizado.


10)
Onda Nova
Produção: Brasil, 1983.
Direção: José Antonio Garcia e Ícaro Martins.
Duração: 1h38min.
> Comédia underground, aborda a história das meninas do fictício Gaivotas FC, de São Paulo. Conta com participação de Casagrande e Wladimir, do Corinthians, além de Caetano Veloso, Regina Casé, Tânia Alves e Carla Camuratti, com direito a muitas cenas de sexo e uso de drogas.


9)
Juventus Rumo a Tóquio
Produção: Brasil, 2009.
Direção: Andrea Kurachi, Helena Tahira e Rogério Zagallo.
Duração: 15min.
> O documentário de título bem-humorado acompanha um dia histórico para o Juventus da Mooca, quando assegurou vaga na Copa do Brasil – “o caminho mais curto para a Libertadores”.


8)
Manchester United – 1.001 Greatest Goals (sem versão no Brasil)
Produção: Reino Unido, 2006.
Direção: Emma Hughes.
Duração: 3h57min (em 2 DVDs).
> O box faz um resgate dos gols mais bonitos do Manchester United desde a década de 1960. A edição é bem simples, com um gol atrás do outro, informações do autor e da partida e a narração de TV original quando existente. É um festival de golaços, que minha esposa trouxe de viagem à China.


7)
Loucos de Futebol
Produção: Brasil, 2008.
Direção: Halder Gomes.
Duração: 22min.
> O documentário foi feito pelo diretor que depois ficaria famoso por filmes de temática cearense (Cine Holliúdy e Shaolin do Sertão). O foco são bastidores de arquibancada da torcida do Fortaleza, seu time de coração, em jogos no Castelão e no Presidente Vargas.


6)
Romário é gol – O gênio da grande área
Produção: Brasil, 2008.
Duração: 2h40min.
> A coletânea lançada pouco depois da aposentadoria de Romário reúne 80% dos mil gols do craque, com direito a raridades que os produtores localizaram em arquivos de TVs e de colecionadores.


5)
 A História do Futebol – Um Jogo Mágico (History of Football – The Beautiful Game)
Produção: Reino Unido, 2001.
Duração: 15h14min.
> Mais completo documentário sobre futebol, aborda aspectos diversos de dentro e fora das quatro linhas. É dividido em 12 episódios de 50 minutos cada, além de dezenas de trechos extras. Esse box com 7 DVDs, comprado na Inglaterra, foi presente do amigo Emmanuel Macedo.


4)
Febre de Bola (Fever Pitch)
Produção: Reino Unido, 1997.
Direção: David Evans.
Duração: 1h42min.
> Baseado em livro de Nick Hornby, retrata a vida de um torcedor de meia-idade fanático pelo Arsenal, que chega a se mudar para uma rua decadente de Londres só para ser vizinho do estádio do clube.


3)
A Copa (The Cup)
Produção: Tibet, 1998.
Direção: Khyentse Norbu Rimpoche.
Duração: 1h34min.
> Primeiro filme do cinema tibetano, conta a história de um grupo de monges que perde o foco dos afarezes religiosos durante a Copa do Mundo de 1998.


2) Isto é Pelé
(This is Pelé)
Produção: Brasil, 1974.
Direção: Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto.
Duração: 1h15min.
> O documentário lançado após a despedida de Pelé do Santos faz um resgate de sua carreira, com narração de Sérgio Chapelin e imagens de arquivo das Copas do Mundo e do cine-jornal Canal 100. Essa é uma versão francesa do filme.


1)
Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts)
Produção: Brasil/EUA, 1995.
Direção: Murilo Salles.
Duração: 1h46min.
> O documentário oficial da Copa de 1994 é considerado o melhor da história dos Mundiais, graças ao uso de técnicas adotadas pelo Canal 100. Uma de suas cenas tornou-se clássica: a secada de Roberto Baggio em Romário no túnel para o campo na final.

Coleção conta com 200 e poucos filmes de futebol, 75 DVDs de jogos de futebol e 100 filmes de outros esportes (Foto: Rafael Luis Azevedo/Verminosos por Futebol)
Coleção conta com 200 e poucos filmes de futebol, 75 DVDs de jogos de futebol e 100 filmes de outros esportes (Foto: Rafael Luis Azevedo/Verminosos por Futebol)

Visite a coleção

Conheça nossa coleção de DVDs de futebol e outros esportes, aqui no Verminosos por Futebol. A listagem disponível no site, feita em 2016, está desatualizada. Depois disso, aproveitamos a falência da Blockbuster e a redução da Distrivídeo da Av. Antônio Sales, de Fortaleza, na virada do ano, quando conseguimos mais cerca de 30 DVDs. Falta inclui-los à lista – além de melhorar a visualização dela, que ficou ruim na galeria do novo visual do site. Confira clicando neste link.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: