https://goo.gl/HjLRc6

Dica cultural

25 melhores filmes sobre futebol

Dentre os melhores filmes, são 10 documentários e 15 dramas, 9 brasileiros e 16 estrangeiros
Postado por Rafael Luis Azevedo - 18/set/2012

Se esta lista fosse feita no século passado, seria fácil elaborá-la. Afinal, desde 2001 cresceu vertiginosamente a produção do cinema futebolístico. Tanto no Brasil quanto no exterior, muita gente se interessou em gravar filmes sobre futebol. O resultado é a grande diversidade de títulos no mercado. De forma que fazer uma lista dos melhores é polêmica na certa.

O Verminosos por Futebol se arrisca a eleger os 25 melhores filmes sobre o tema. Dos listados, 10 documentários e 15 dramas, nove filmes brasileiros e 16 estrangeiros. Dezoito são deste século.

Com exceção de Real Madrid e Cosmos, ficam de fora filmes sobre times, para evitar que a paixão clubística afete a análise sobre a lista.

Atenção: Não há na lista filmes sobre hooligans.

25 melhores filmes sobre futebol:

25) Maradona by Kusturica (Maradona by Kusturica)
Lançamento: 2008
País: França-Espanha
Direção: Emir Kusturica
O melhor dos documentários sobre o jogador mais biografado no cinema. As cenas da Igreja Maradoniana são impagáveis.

24) Real Madrid – O Filme (Real – La Película)
Lançamento: 2005
País: Espanha
Direção: Borja Manso
O filme aborda toda a magia que cerca o maior clube do século 20, capaz de unir cinco pessoas com histórias distintas em diferentes partes do mundo.

23) A Copa (La Copa)
Lançamento: 1998
País: Tibet
Direção: Khyentse Norbu Rimpoche
Primeiro filme produzido no Tibet, conta a história de um grupo de monges que perde o foco dos afarezes religiosos durante a Copa do Mundo de 1998.

22) Filme Oficial Copa do Mundo Fifa 2010 em 3D (The Official 2010 FIFA World Cup Film in 3D)
Lançamento: 2011
País: Reino Unido
Foi um dos mais superficiais documentários sobre Copas do Mundo, mas entra na lista por ser o primeiro e único filme sobre futebol em 3D. Por isso vale ter na coleção.

21) A Um Passo da Glória (A Shot at Glory)
Lançamento: 2000
País: EUA
Direção: Michael Corrente
No roteiro, um gerente de futebol precisa lutar para que seu clube, da 2ª divisão da Escócia, não seja transferido da cidade que defende há um século, pelo proprietário norte-americano.

20) Ginga – A Alma do Futebol Brasileiro
Lançamento: 2004
País: Brasil
Direção: Fernando Meireles
Documentário apresenta o cotidiano de dez jovens habilidosos com a bola no pé. E tenta explicar por que a ginga é algo tão próprio do jogador brasileiro.

19) Fuga para a Vitória (Escape to Victory)
Lançamento: 1982
País: EUA
Direção: John Huston
Contou com estrelas do futebol mundial como Pelé, Bobby Moore e Osvaldo Ardiles atuando ao lado de Sylvester Stallone. No roteiro, eles são prisioneiros de guerra que enfrentam em campo um time de soldados nazistas, história que se baseia em caso que ocorreu na Ucrânia.

18) O Ano em que meus pais saíram de férias
Lançamento: 2006
País: Brasil
Direção: Cao Hamburguer
Um dos melhores filmes com futebol como pano de fundo, conta a história de um garoto cujos pais são perseguidos pela Ditadura Militar em meio à Copa do Mundo de 1970. É tocante.

17) Pelé Eterno
Lançamento: 2004
País: Brasil
Direção: Anibal Massaini Neto
Mais completo documentário que biografa um jogador, faz um apanhado rico sobre o Rei do futebol. Levou cinco anos para ser produzido.

16) Duelo de Campeões (The Game of Their Lives)
Lançamento: 2005
País: EUA
Direção: David Anspaugh
Retrata o caminho para a maior zebra da história das Copas do Mundo: a vitória dos amadores dos EUA sobre os profissionais da Inglaterra, por 1 a 0, em 1950, no Brasil.

15) 1958 – O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil
Lançamento: 2008
País: Brasil
Direção: José Carlos Asbeg
Resgata os bastidores do primeiro feito internacional do Brasil – não apenas em âmbito esportivo. Conta com entrevistas com ex-jogadores, incluindo suecos, derrotados na final.

14) O Mundo a Seus Pés (Once a Lifetime)
Lançamento: 2006
País: EUA
Direção: John Dower e Paul Crowder
Revela os bastidores da ascensão e queda do New York Cosmos, que inaugurou a era da globalização no futebol, chegando a ter atletas de 14 países, incluindo os astros Pelé e Beckenbauer.

13) Boleiros – Era uma Vez o Futebol
Lançamento: 1998
País: Brasil
Direção: Ugo Giorgetti
Retrato da paixão por futebol no Brasil. Dividido em esquetes, reúne causos lembrados por ex-jogadores, a maioria inspirados em histórias que, com o tempo, se perderam entre realidade e ficção. Teve uma 2ª edição.

12) Gol! – O Sonho Impossível (Goal! The Dreams Begins)
Lançamento: 2005
País: EUA
Direção: Danny Cannon
Primeiro e melhor filme da trilogia, conta a história de um jogador amador mexicano que vive nos EUA e consegue um contrato com o Newcastle, da Inglaterra. Fazem ponta nos três filmes diversas estrelas do futebol mundial.

11) Uma História de Futebol
Lançamento: 1998
País: Brasil
Direção: Paulo Machline
Curta-metragem que concorreu ao Oscar, conta passagens ficcionais da infância de Pelé. Roteiro baseado em livro infantil homônimo de José Roberto Torero.

10) A Outra Final (The Other Final)
Lançamento: 2003
País: Holanda
Direção: Johan Kramer
Documentário realiza, no dia da final da Copa de 2002, um duelo entre as duas piores seleções do ranking da Fifa: Butão e Montserrat. Mostra como o futebol é paixão global.

9) Febre de Bola (Fever Pitch)
Lançamento: 1997
País: Reino Unido
Direção: David Evans
Baseado em livro de Nick Hornby, retrata a vida de um torcedor de meia-idade fanático pelo Arsenal, que chega a se mudar para uma rua decadente só para ser vizinho do estádio do clube de coração. O filme é um belo tributo de amor ao futebol.

Filmes de futebol 8b

8) Heleno
Lançamento: 2011
País: Brasil
A atuação de Rodrigo Santoro e tão fantástica que o público acredita mesmo que está diante de um jogador irresponsável e louco.

7) Lições de um Sonho (Der Ganz Grosse Traum)
Lançamento: 2011
País: Alemanha
Direção: Sebastian Grobler
Baseado em fatos reais, conta a história do professor Konrad Koch, que lutou para introduzir o futebol na Alemanha de cultura nacionalista do século 19. Um dos melhores dramas sobre o tema.

6) O Dia em que o Brasil Esteve Aqui
Lançamento: 2005
País: Brasil
Direção: João Dornelas e Caito Ortiz
Documentário retrata o dia em que o Haiti parou pra ver a seleção brasileira no amistoso humanitário realizado em Porto Príncipe em 2004. Algumas cenas são de idolatria histérica por estrelas como Ronaldo e Ronaldinho.

5) A História do Futebol – Um Jogo Mágico (History of Football – The Beautiful Game)
Lançamento: 2001
País: Reino Unido
Mais completo documentário sobre futebol, aborda aspectos diversos. É dividido em 12 programas de 50 minutos cada, com 10 horas de muito futebol.

4) Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts)
Lançamento: 1995
País: Brasil/EUA
Direção: Murilo Salles
O documentário oficial da Copa de 1994 é considerado o melhor da história dos Mundiais, graças ao uso de técnicas adotadas pelo cine-jornal Canal 100. Uma de suas cenas tornou-se clássica: a fitada de Roberto Baggio em Romário antes do jogo decisivo.

3) United (United)
Lançamento: 2011
País: Reino Unido
Direção: David Gordon Green
Um dos mais fantásticos filmes sobre futebol. Revive a tragédia que matou quase todo o time do Manchester United em 1958, sem precisar mostrar uma só cena de jogo.

2) O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern)
Lançamento: 2003
País: Alemanha
Direção: Sönke Wortmann
Sob a perspectiva de um garoto, o filme aborda como a conquista da Alemanha na Copa de 1954 ajudou a retomar o orgulho da nação, esfacelada após a 2ª Guerra. Excelente grau de realismo na reconstituição das jogadas.

1) Maldito Futebol Clube (The Damned United)
Lançamento: 2009
País: Reino Unido
Direção: Peter Morgan
Retrata o período conturbado do polêmico técnico Brian Clough no Leeds, em 1974. Baseado em narrativa não-linear, conseguiu com perfeição a reprodução de lances de jogo.

Clique no link e leia também:

10 melhores filmes sobre hooligans

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6