https://goo.gl/HjLRc6

Dica cultural

Aprenda a pronúncia correta do Leicester

Apesar das muitas citações, ainda não aprendeu a forma correta de pronunciar o nome do time?
Postado por Rafael Luis Azevedo - 12/maio/2016
Como se pronuncia Leicester? "Léste", no inglês britânico, ou "Léster", no americano (Foto: Divulgação)

Como se diz Leicester? “Léste”, no inglês britânico, ou “Léster”, no americano (Foto: Divulgação)

Você já deve ter cansado de ouvir o nome do Leicester City, zebraça campeã inglesa nesta temporada. Mas, apesar das muitas citações, ainda não aprendeu a forma correta de pronunciar o nome do time? O Verminosos por Futebol te dá uma forcinha.

Na língua inglesa, o sufixo “cester”, comum em nomes de cidades da Inglaterra, é reduzido para “ster”. Além disso, a primeira sílaba da palavra Leicester também não é pronunciada como se esperaria (“lai”), mas como “lé”.

Dessa forma, o nome da cidade de Leicester é pronunciado como “lɛstə”, no inglês britânico, ou “lestər”, no inglês americano. A regra é a mesma para o nome do time. E também para a Leicester Square, famosa praça de Londres.

> LEIA TAMBÉM

“O processo pelo qual nomes de cidades perdem fonemas que eram originalmente pronunciados decorre da tendência de falar despreocupadamente, reduzindo tudo que não é essencial para que sejamos compreendidos”, indica a tradutora Cecilia Figueiredo.

É o caso de Leicester, Gloucester, Worcester… “Embora isso ocorra inicialmente entre os moradores dos locais em questão, o hábito pode tornar-se prevalente como forma oficial, sendo este o caso das cidades onde a sílaba com som de ‘ses’ é colapsada para um só fonema ‘s'”, reforça Cecilia.

Se ainda está com dúvida quanto ao Leicester, ouça arquivos de áudio com as duas pronúncias, no inglês britânico e no inglês americano, segundo o Oxford Dictionary. Agora, não faça feio por aí.

Clique no link e leia também:

Nenhuma loja tem camisas do Leicester

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6