Dica cultural

Dica de filme: The Football Manager

Documentário aborda a influência que o jogo de estratégia exerce sobre os fãs de futebol
Postado por Rafael Luis Azevedo - 12/jan/2016
An Alternative Reality: The Football Manager aborda a influência do game sobre o futebol (Foto: Divulgação)

An Alternative Reality: The Football Manager aborda a influência do game no futebol (Foto: FM)

O escocês Alex McLeish era treinador do Rangers, em 2001, quando ouviu do filho uma dica que não deu bola, mas que nunca mais esqueceu. Segundo o menino, um jovem do Barcelona, então com 14 anos, viraria o melhor jogador do mundo. O palpite era baseado no Football Manager, game de estratégia de futebol que o moleque era verminoso.

McLeish só levou a sério em 2004, após a estreia profissional do tal… Lionel Messi. O treinador até telefonou ao Barcelona para requisitar um empréstimo da promessa ao Rangers, mas recebeu um óbvio “não”. Messi virou o melhor do mundo em 2009. E repetiu a dose em 2010, 2011, 2012 e 2015, recorde na história da Bola de Ouro.

Hoje, o filho de McLeish é assistente do escocês, usando o Football Manager como fonte de dados.

> LEIA TAMBÉM

Essa história incrível é um dos destaques do filme An Alternative Reality: The Football Manager Documentary (Uma realidade alternativa: O documentário do Football Manager). Lançada em 2014, na Inglaterra, a produção chegou a ser exibida em TVs europeias, mas o DVD ainda não é comercializado no Brasil. No site da Amazon, é vendido por 15 libras (cerca de R$ 90).

O documentário aborda a influência que o jogo de estratégia exerce sobre os fãs de futebol. Para o Football Manager ser o mais fiel possível, uma numerosa base de olheiros contabiliza dados de jogadores pelo mundo. Não à toa, o game passou a ser usado por dirigentes como consulta para contratações. Caso do Genk, da Bélgica, último clube de McLeish, na temporada 2014/15.

> Link com venda do DVD, no site da Amazon.

Veja trailer do documentário:

Clique no link e leia também:

25-melhores-filmes-sobre-futebol
25 melhores filmes sobre futebol

Conheça o autor

O jornalista Rafael Luis Azevedo, de 33 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens ou produção para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA) e Fusion (EUA). Cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

Http://www.AUTO-doc.pt

// As mais lidas




Http://www.AUTO-doc.pt