https://goo.gl/HjLRc6

Dica cultural

Documentário conta histórias de colecionadores de camisas de futebol do Rio

O filme "Segunda Pele Futebol Clube" foi produção da Pós-Graduação em Comunicação da Uerj
Postado por Rafael Luis Azevedo - 19/maio/2017
O documentário, com 55min de duração, conta histórias de sete colecionadores de camisas (Foto: Divulgação)

O documentário, com 55min de duração, conta histórias de sete colecionadores (Foto: Divulgação)

Quando Filipe Mostaro e Fausto Amaro, amigos fãs de futebol, foram a um encontro de colecionadores de camisas realizado no Maracanã em 2014, surgiu a ideia: fazer um documentário sobre esse foco de colecionismo. Três anos depois, o que era projeto ganhou as telonas, com o filme Segunda Pele Futebol Clube, lançado no dia 11 de maio, no Rio de Janeiro.

Filipe, o diretor, e Fausto, roteirista, se juntaram a bolsistas do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (Leme) da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e alunos do curso de Comunicação. Entre eles, Mattheus Reis, Diogo Santos, Pamela Quintella, Camila Luz, Juan Silveira, Gabriel Py e Guilherme Oliveira.

Nenhum deles coleciona camisas de futebol. Porém, eles souberam compreender a riqueza das histórias e a paixão dos colecionadores pelas peças. “O vigor com que eles relatavam a dificuldade de adquirir cada uma das raridades nos motivou a fazer o documentário”, destaca Filipe, flamenguista e professor universitário de 35 anos.

Foram 15 horas de gravação, resumidas em 55 minutos. No filme, estão as histórias de sete colecionadores de camisas do Rio de Janeiro, como Cláudio Burguer, que foca em times pequenos do estado. “Eles contaram que chegam a abordar pessoas na rua para comprar camisas que não possuem na coleção”, surpreende-se Filipe.

“Eles contaram que chegam a abordar pessoas na rua para comprar camisas que não possuem na coleção”. (Filipe Mostaro)

Colecionador de futebol adora conversar sobre suas camisas preferidas. Num filme então… “Foi uma experiência sensacional, muito bom falar de um sentimento que é único. Vai ser um documento que será guardado para sempre”, comenta André Moura, fabricante de camisas retrô.

Quem não pôde acompanhar o lançamento do documentário na Uerj poderá assisti-lo em breve, quando for postado no Youtube. Por enquanto, trechos das entrevistas estão disponíveis em página do Segunda Pele Futebol Clube. Se você pensa que é verminoso, vai se impressionar com as histórias desses caras.

Trechos das entrevistas:

> Arthur Guilherme, colecionador de camisas da seleção brasileira.

> Cláudio Burguer, colecionador de camisas de times pequenos do Rio.

> André Moura, colecionador que produz camisas retrô.

Confira a página do documentário no Facebook.

Conheça o autor

Rafael Luis Azevedo

O jornalista Rafael Luis Azevedo, 34 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA). Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras, cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6



// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6