Verminosos por futebol

Classic Football Shirts

Dica cultural

Jogo da Bola: a rua mais simpática do país

Uma das ruas mais antigas do Brasil é também, graças ao nome, uma das mais peculiares

Já fez passeio na Rua do Jôgo da Bola, no Rio de Janeiro? Vale a pena (Foto: Claudio Lara/Flickr)
Já fez passeio na Rua do Jogo da Bola, no Rio de Janeiro? (Foto: Claudio Lara/Flickr)

Chega soa como poesia aos ouvidos. Uma das ruas mais antigas do Brasil é também, graças ao nome, uma das mais peculiares. Afinal, nenhum endereço do país é tão simpático quanto a Rua do Jogo da Bola (que em algumas placas ainda traz o circunflexo das antigas).

Mesmo o carioca que conhece bem o Centro do Rio de Janeiro dificilmente já deu uma passada pela ruela estreita e sinuosa, com piso de paralelepípedo e quatro quadras de extensão. E que, em alguns trechos, só cabe um carro.

A Rua do Jogo da Bola é uma mais tradicionais do Morro da Conceição, no bairro da Saúde, colado ao Centro e pertinho da Avenida Rio Branco e da Praça Mauá. O local foi marco da ocupação portuguesa, a partir da fundação do Rio de Janeiro em 1565.

> LEIA TAMBÉM

A arquitetura lusitana resistiu ao tempo, não só na Jogo da Bola, mas também na vizinhança, nos muitos sobrados com azulejos na fachada. Além dos prédios do tempo colonial, como a capela (de 1590) e a fortaleza (1718) de Nossa Senhora da Conceição.

Diferentemente dos morros do Rio de Janeiro, o da Conceição não é ocupado por uma favela. E a ordem impera, em parte graças a presença do Exército, que assumiu o prédio do Palácio Episcopal. Por isso, o maior temor de quem caminha distraído é topar no calçamento.

A Rua do Jôgo da Bola é uma das mais antigas do país, surgida na colonização no século 16 (Foto: Google Maps)
A rua é uma das mais antigas do país, surgida na colonização (Foto: Google Maps)

No sopé do morro está a Pedra do Sal, rocha onde até o século 19 batiam as águas da Baía de Guanabara e por onde desembarcavam escravos em navios negreiros. É disso, por sinal, que nasceu uma das explicações para o nome da Rua do Jogo da Bola.

Reza a lenda que os escravos, presos pelos calcanhares a bolas de ferro amarradas a correntes, costumavam brincar de chutar o seu tormento. E daí, muito antes do futebol ser oficialmente instituído na Inglaterra, a diversão teria virado o nome da rua.

A outra tese é de que o batismo derivou do jogo da bocha, bastante praticado até hoje mundo afora, em que o jogador atira – com a mão, e não com os pés – bolas pequenas e pesadas. Seja qual foi o motivo, o nome pegou e atravessou séculos.

> LEIA TAMBÉM

Além do batismo simplório, a tranquilidade também sobreviveu ao tempo. A poucos passos do centro caótico, o Morro da Conceição parece uma vila de interior, com direito a outros nomes de vias curiosos, como Travessa do Sereno e Ladeira do Escorrega.

Se você quer conhecer um Rio de Janeiro que ficou no passado, o morro é um bom ponto de partida. Comece pela Ladeira João Homem e encerre o giro na Pedra do Sal. No caminho, passe pela Rua do Jogo da Bola. Lá, claro, faça uma selfie e mande pra gente.

  • É preciso estacionar nas calçadas (Foto: Google Maps)
  • Em alguns trechos só cabe um carro (Foto: Google Maps)

Clique no link e leia também:

Eles moram no futebol. Na rua Futebol


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: