Dica cultural

Livro conta histórias da tipografia no futebol

O designer inglês Rick Banks se debruçou sobre o papel da tipografia no futebol
Postado por Rafael Luis Azevedo - 19/set/2016
Livro foi limitado a 1.000 exemplares, com seu número costurado à mão na capa (Foto: Divulgação)

Livro foi limitado a 1.000 exemplares, com seu número costurado à mão na capa (Foto: Divulgação)

Desde 2007, todos os clubes da Premier League usam números nos uniformes com uma fonte gráfica de propriedade da liga. Em 2012, os números do Barcelona foram inspirados numa obra de Antoni Gaudi. Na Copa do Mundo de 1982, a Argentina distribuiu os números aos jogadores conforme ordem alfabética – a exceção foi Maradona, que trocou o 12 pelo mítico 10.

Essas são algumas curiosidades presentes no livro “Football Type“, lançado neste ano pelo inglês Rick Banks, autor do site Face37. A abordagem inusitada rendeu um trabalho fantástico. O designer se debruçou sobre o papel da tipografia no futebol, iniciada em 1933, na final da Copa da Inglaterra, primeira vez em que equipes envergaram números nas costas.

Por sinal, outra curiosidade: na ocasião, os jogadores do Everton usaram os números 1 a 11, enquanto do Manchester City vestiram 12 a 22. Felizmente, a ideia foi adaptada depois. “Hoje, fontes e números são parte indissociável do marketing esportivo, tanto quanto as marcas de clubes, fornecedores e patrocinadores”, avalia Rick, em artigo ao site Monotype.

O livro Football Type teve série limitada de mil unidades, com capa dura, feita à mão, tendo números costurados de 1 a 1.000, na fonte padrão da Premier League. Os livros com números menores foram vendidos por 50 libras (cerca de R$ 210), enquanto os números maiores custaram 30 libras (R$ 130). Imagina o moral de quem conseguiu as edições 1 ou 10…

“Hoje, fontes e números são parte indissociável do marketing esportivo, tanto quanto as marcas de clubes, fornecedores e patrocinadores”. (Rick Banks)

Conheça o trabalho de Rick Banks:
Football Type e Face37.

Em 1982, a Argentina distribuiu números em ordem alfabética - a exceção foi Maradona (Foto: Divulgação)

Em 1982, a Argentina distribuiu números em ordem alfabética – a exceção foi Maradona (Foto: Divulgação)

Conheça o autor

O jornalista Rafael Luis Azevedo, de 33 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens ou produção para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA) e Fusion (EUA). Cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

Http://www.AUTO-doc.pt

// As mais lidas




Http://www.AUTO-doc.pt