Patch de game oferece 195 times do Brasil
Seja original ou pirata, nada chegou perto do trabalho dos criadores do patch Estaduais 2016
Nenhum jogo de videogame de futebol já contou com tantos times do Brasil. Seja original ou pirata, nada chegou perto do trabalho feito por uma dupla de designers de games, que em março lançou o patch Estaduais 2016. Nele, existem 195 clubes de todos os estados do país, além de 37 estádios. Uma festa para quem curte futebol brasileiro.
Tudo aquilo que os produtores de franquias como Fifa e PES nunca tiveram interesse de fazer foi o que moveu os amigos Luiz F. Malafaia, do Rio de Janeiro, e Mauro Júnior, de São Paulo. Junto a alguns amigos designers e programadores, eles decidiram editar o jogo Winning Eleven 10, lançado em 2006 para o Playstation 2, game precursor do PES.
“Prefiro jogar os jogos antigos. Não sei se é por nostalgia ou por costume”. (Luiz F. Malafaia)
Luiz e Mauro se inspiraram no Bomba Patch, o mais famoso jogo editado com base no WE10, para fazer um game totalmente brasileiro. No patch deles, batizado de Estaduais 2016, todas as equipes deram lugar a times do Brasil, com direito a escudos, uniformes, patrocínios, faixas de torcidas, gritos de guerra, escalações e até mesmo a fisionomia de jogadores.
O resultado é impressionante. É possível disputar qualquer dos Estaduais, já que cada estado possui pelo menos duas equipes. Tem tanto time alternativo presente que está lá até o Gavião Kyikatejê, do Pará, único clube profissional indígena do país. “Só não colocamos mais times porque 195 é o limite do game”, pontua Luiz, carioca de 17 anos.
Quando o WE10 foi lançado, o torcedor vascaíno tinha 7 anos. Por ironia, ele nunca jogou a versão original do game que marcou época. O contato com o jogo veio através de um patch com só 12 clubes do Brasil. “Naquele tempo havia poucos recursos de edição”, relata o jovem, que aprendeu a adaptar games em 2015, com vídeos no Youtube.
Os editores de patchs usam programas para alterar gráficos, sons de torcidas, narração e músicas dos games. Na divisão de tarefas, Luiz ficou responsável pelos desenhos de uniformes, bolas e jogadores, enquanto Mauro fez as alterações no jogo. Toda a operação começou ao fim dos Estaduais de 2015, e durou quase um ano.
> LEIA TAMBÉM
- Jogue o game SuperStar Soccer no celular
- Ouça a trilha sonora do SuperStar Soccer
- Conversamos com Allejo, o cara melhor do que Pelé
“Gostei da reputação do game, pois mesmo com algumas falhas as pessoas aprovaram o resultado. Na próxima atualização nós vamos corrigir todas essas falhas, e atualizar as transferências do mercado e alguns uniformes que foram apresentados”, antecipa o jovem, que concluiu o ensino médio e deseja atuar com design gráfico.
Apesar da trabalheira, o patch é disponibilizado gratuitamente para download no site de Luiz, o Expresso Patchs. Com o arquivo, é possível jogá-lo num emulador de PS2 no computador ou gravar num DVD para brincar no console. “Nós não vendemos o patch”, ressalta o designer. “Fizemos tudo isso porque queríamos um jogo do nosso jeito”. Esses caras merecem muitos emojis de aplausos.
Site de Luiz F. Malafaia:
expressopatchs.blogspot.com.br
Saiba mais sobre o patch:
Clique no link e lei também:
http://www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/fas-atualizam-game-superstar-soccer/
7 respostas para “Patch de game oferece 195 times do Brasil”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Cara muito manero o que esses cara fizeram, estão de parabéns.
Eu acho que vou procurar só pra jogar com o Maranguape e ganhar um título estadual, por que na vida real vai demorar muito ainda.
Tu torce Maranguape, Fernando?
Bela matéria e belíssimo trabalho dos editores do Patch.
Valeu, Xande!
PES deveria contratar esses caras.
OBS: Atlético de Ibirama -SC tá com o escudo do Guarani da Palhoça.
Sensacional!!!
Já vou baixar o meu. Gosto muito de jogos antigos.
Parabéns aos autores pela iniciativa.
Abraço.