https://goo.gl/HjLRc6

Dica cultural

Site disponibiliza 63 curtas-metragens sobre futebol

O site Porta Curtas oferece 1,2 mil curtas pra assistir. 63 deles tratam de futebol
Postado por Rafael Luis Azevedo - 14/abr/2017
O curta Barbosa, filme de 1988, é uma das atrações de futebol do site Porta Curtas (Foto: Reprodução)

O curta Barbosa, filme de 1988, é uma das atrações de futebol do site Porta Curtas (Foto: Reprodução)

O site Porta Curtas possui o maior arquivo online de curtas-metragens no Brasil. Até aqui, são 9,7 mil produções catalogadas, com 1,2 mil disponíveis para assistir. Esses filmes já foram exibidos 15 milhões de vezes no site. Pra nossa alegria, também tem coisa de futebol.

Ao todo, o Porta Curtas cataloga 155 curtas que abordam futebol. Desses, 68 têm o jogo como tema principal. Parte deles estão disponíveis para serem assistidos no site: são 63 filmes, sendo 35 focados em futebol. Muita produção boa pode ser vista lá.

Como “Barbosa” (1988), ficção que contou com Antônio Fagundes e imagina um final diferente para a Copa de 1950; “Uma História de Futebol” (1998), finalista do Oscar; e “Mauro Shampoo – Jogador, Cabelereiro e Homem” (2005), sobre o mais famoso jogador do Íbis, o Pior do Mundo.

Outros curtas

O futebol não é tema tão recorrente no cinema brasileiro – não como no Reino Unido ou mesmo nos EUA. Porém, como a produção de curtas é mais barata, o futebol tem bom histórico de abordagens em filmes de até 30min no Brasil. A lista de curtas catalogados pelo Porta Curtas inclui belos títulos.

Por exemplo, “Gaúchos Canarinhos” (2007), sobre o criador da camisa da seleção brasileira; “Juventus Rumo a Tóquio” (2009), sobre o tradicional time da Mooca; “O Pai do Gol” (2012), sobre José Silvério; e “Um Time, 11 Judeus” (2012), sobre o extinto Israelita SC, do Recife.

Infelizmente, não é possível assisti-los no site. Bem, por enquanto, afinal dependendo do número de pedidos de usuários, o Porta Curta vai em busca dos filmes para sua videoteca online. Então, se você curtir a sinopse de algum deles, não custa tentar, e depois esperar.

> Veja os curtas de futebol do Porta Curtas.

Conheça o autor

O jornalista Rafael Luis Azevedo, de 33 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens ou produção para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA) e Fusion (EUA). Cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6




// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6