Verminosos por futebol




Dica cultural

Site se especializa em filmes da Lusa

Já foram lançados quatro documentários sobre personagens da Lusa, disponíveis no Youtube

O Acervo da Bola já lançou quatro documentários sobre personagens da Portuguesa (Foto: Divulgação)
O Acervo da Bola já lançou quatro filmes sobre a Portuguesa (Foto: Divulgação)

O torcedor da Portuguesa vem fazendo uma viagem no tempo desde 2015. Desde a criação de um site com conteúdo multimídia sobre história do futebol, que se especializou no clube paulistano: o Acervo da Bola. Em pouco mais de um ano de atividade, já foram lançados quatro documentários sobre personagens da Lusa, disponibilizados no Youtube.

Mantido pelo produtor multimídia Cristiano Fukuyama e o jornalista Luiz Nascimento, o Acervo da Bola produziu os filmes “O Fado da Bola”, “Ataque Iê Iê Iê”, “Ivair – O Príncipe do Futebol” e “Radinho com Faro de Gol”. “Somos torcedores da Portuguesa e fizemos o primeiro trabalho sobre o clube pela proximidade com o tema, então um projeto foi puxando o outro”, explica Cristiano.

O projeto trabalha em duas frentes. O site publica conteúdos multimídia sobre ídolos, times, duelos e memória do futebol, com um total de mais de 100 perfis de ex-jogadores. E o canal no Youtube divulga também a produção cinematográfica de Cristiano e Luiz, voltada para festivais. “Buscamos histórias que não poderiam morrer apenas na memória de uma geração”, sinaliza Cristiano.

> LEIA TAMBÉM

O primeiro filme, lançado em janeiro de 2015, tratou do “caso Héverton”, envolvendo a disputa no tapetão entre Portuguesa e Fluminense dois anos antes. O segundo celebrou um quinteto de ataque que fez sucesso nos anos 60, enquanto o documentário seguinte foi mais fundo em um desses ídolos, Ivair. Já o último foi um nanodoc de 45 segundos sobre o ex-jogador Enéas.

“Selecionar nomes que estão distante da mídia é um de nossos diferenciais, mostrando um lado pouco explorado de pessoas que têm muito a contar. E histórias não apenas dos gramados, mas humanas”, relata Cristiano. “Nosso objetivo é resgatar causos perdidos na memória de outras gerações e apresentar aos mais jovens”.

“Buscamos histórias que não poderiam morrer apenas na memória de uma geração”. (Cristiano Fukuyama)

Apesar de tratarem sobre diversas torcidas, o reconhecimento da Portuguesa veio de forma natural. A partir do projeto, surgiu o Acervo da Lusa, braço do portal que reúne material sobre o time. A Lusa passou a apoiá-los, abrindo um espaço no site do clube e divulgando os filmes e vídeos em suas redes sociais. Um belo empurrão para divulgar o trabalho.

Endereços do Acervo da Bola:
www.acervodabola.com.br
facebook.com/acervodabola
Canal no Youtube

Filmes do Acervo da Bola:

“O Fado da Bola”
Retrata o sentimento dos torcedores da Portuguesa após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2013, no “caso Héverton”, disputa no tapetão com o Fluminense.

“Ataque Iê Iê Iê – O quinteto da Lusa que rodou o mundo”
Resgata o quinteto de ataque formado por Ratinho, Leivinha, Ivair, Paes e Rodrigues, que nos anos 60 fez frente ao Santos de Pelé. O apelido “Iê Iê Iê” era uma alusão aos Beatles e à Jovem Guarda.

“Ivair – O Príncipe do Futebol”
Aborda a carreira de ídolo da Portuguesa que chegou a ser comparado ao Rei Pelé (por isso seu apelido), que também teve passagens por Corinthians e Fluminense, além da seleção brasileira.

(*) Este filme completo é vendido por R$ 25 no site www.oprincipedofutebol.com.br.

“Radinho com Faro de Gol”
Projeto mais diferente, o nanodoc de 45 segundos sobre o ex-jogador Enéas, conhecido por “dormir” em campo, foi selecionado para o 3° Festival Brasileiro de Nanometragem.

Atualização em 5/5/2016:

Novo filme sobre a Portuguesa: A História em Onze Metros.

Clique no link e leia também:

Torcedor da Lusa tem mais de 100 camisas


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: