https://goo.gl/HjLRc6

Dica cultural

Sites disponibilizam centenas de teses e dissertações sobre futebol

A gente lista dois sites que são boas fontes de pesquisa, inclusive sobre futebol
Postado por Rafael Luis Azevedo - 21/mar/2017
Curte uma boa biblioteca de futebol? Pois você vai gostar de duas opções virtuais (Foto: Reprodução)

Curte uma boa biblioteca de futebol? Pois você vai gostar de duas opções virtuais (Foto: Reprodução)

Se você precisa de inspiração ou fonte de informações acadêmicas para sua monografia de graduação, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, existem muitos sites com bancos de trabalhos dos temas mais variados. Inclusive futebol. Dois deles, especialmente, possuem um acervo vasto sobre o maior dos esportes. E valem a indicação do Verminosos por Futebol.

O site Domínio Público, focado na disponibilização de materiais de autores que morreram há pelo menos 70 anos e que passaram a ter reprodução livre, oferece muitos trabalhos sobre futebol recentes. De diversas áreas de interesse, abrangendo Comunicação, Ciências Sociais, Administração, Direito, Saúde, Educação Física e Estatística, por exemplo.

Ao todo, o site disponibiliza 116 trabalhos, de autores de universidades de várias partes do país. A relação indica nome da obra, autor, instituição de ensino, curso, resumo, peso do arquivo PDF e número de acessos ao trabalho.

O estudo que teve mais visualizações dentre esses foi “O clube como vontade e representação: o jornalismo esportivo e a formação das torcidas organizadas de futebol do Rio de Janeiro (1967-1988)”, doutorado de Bernardo Borges Buarque de Hollanda, do programa História Social da Cultura, da PUC do Rio de Janeiro. Ao todo, foram 1,8 mil acessos.

Se o Domínio Público é uma boa diversão, o site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que reúne trabalhos acadêmicos de todo o país, oferece uma infinidade ainda maior. Só de futebol, a busca aponta quase 1.100 arquivos, sendo 878 dissertações e 219 teses – algumas aparecem duplicadas, o que não desmerece a oferta.

Também são informados dados com nomes da obra, autor, instituição, curso e resumo de cada trabalho. Na relação onde constam 30 universidades, lideram em número de pesquisas a Unicamp, de Campinas, com 126, e USP, de São Paulo, com 106.

Tá afim de gastar (ou ganhar) alguns dias à frente do computador?

Serviço:

Site Domínio Público
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

Conheça o autor

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6




// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6