Verminosos por futebol

https://goo.gl/HjLRc6

Dica cultural

Vale a pena visita ao museu do Castelão

Estádio com obras mais adiantadas para a Copa do Mundo de 2014, o Castelão ganhou em setembro um museu. O Espaço Cultural Arena Castelão cobre uma lacuna no Nordeste, onde são raros os museus temáticos de futebol. Inaugurado pelo governador Cid Gomes no último dia 3, o museu ocupa área de 1.800 m². A vista […]

Inaugurado pelo governador Cid Gomes no último dia 3, o museu ocupa área de 1.800 m²
Inaugurado pelo governador Cid Gomes no último dia 3, o museu ocupa área de 1.800 m²

Estádio com obras mais adiantadas para a Copa do Mundo de 2014, o Castelão ganhou em setembro um museu. O Espaço Cultural Arena Castelão cobre uma lacuna no Nordeste, onde são raros os museus temáticos de futebol.

Inaugurado pelo governador Cid Gomes no último dia 3, o museu ocupa área de 1.800 m². A vista dele é espetacular: o campo de jogo, que no momento é ocupado por máquinas da reforma.

O museu conta a história do futebol cearense e do estádio, inaugurado em 1973. As primeiras peças pertencem a clubes, como taças, e a ex-jogadores cearenses ou radicados no Ceará, como camisas.

Destaque para fotos do Castelão, que indicam a evolução do estádio após as reformas de 1980 e 2001, além do uso das antigas cadeiras no espaço. É um passeio que merece pelo menos meia hora.

Está longe de ser um museu espetacular como o do estádio do Pacaembu, em São Paulo, que ocupa área quatro vezes maior e é mais interativo, mas o espaço tem tudo para se tornar ponto turístico de Fortaleza. Sobretudo se, a partir de 2013, contar também com tour pelo Castelão já finalizado.

Serviço
Centro Cultural Arena Castelão, no estádio Castelão
Horário: Aberto de terça a domingo, de 14h às 20h
Ingresso: R$ 10 (meia a R$ 5)
Local: Av. Alberto Craveiro, 2.901, Castelão (entrada na portaria da rua Dep. Paulino Rocha)

(*) Há outro museu do futebol em Fortaleza, mantido pelo Ceará, em sua sede, no bairro de Porangabuçu, além de um pequeno espaço de memória no estádio Presidente Vargas.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: