Verminosos por futebol




Dica cultural

Veja os 23 documentários da série “Cores do Futebol” no site da TV Escola

A série de documentários de futebol apresenta histórias fora do eixo mundo afora

Um dos curtas apresenta a história do Comercial FC, time de São Paulo extinto (Foto: Reprodução)
Um dos curtas conta a história do Comercial, extinto time de São Paulo (Foto: Reprodução)

Para quem curte filmes de futebol, o site da TV Escola é uma boa opção. A página da emissora disponibiliza todos os 23 documentários da série “Cores do Futebol“, produzidos em 2014 por motivação da Copa do Mundo. Os curtas metragens abordam o futebol sob diferentes pontos de vista, geralmente histórias fora do eixo seja no Brasil ou em outros países.

Por exemplo, a série resgatou a trajetória do Comercial FC, um dos fundadores da federação paulista, que faliu e caiu no esquecimento; apresentou o Hot Girls FC, time feminino formado por deficientes mentais que vivem num abrigo de aldeia da Coreia do Sul; e destacou a superação de Wanderson da Silva, o melhor jogador de Futebol de 7 paraolímpico do mundo.

O projeto Cores do Futebol é uma concepção da Televisão América Latina (TAL), com apoio da Global Media Exchage (Globex). Foram envolvidos canais de TVs públicos e educativos de países dos cinco continentes. Entre os documentários produzidos no Brasil, houve trabalhos das empresas Sesc TV, TV Cultura, Canal Futura, TV Câmara e TV Escola.

Todos os documentários da série, produzidos por diretores de 10 países, possuem duração de 10 a 11 minutos. Juntos eles somam cerca de 4 horas. Ou seja, o tempo de dois jogos de futebol. Para assistir a esses curtas, basta fazer um cadastro no site da TV Escola e esperar 5 minutos para a liberação do conteúdo. Boa diversão!

Filmes da série Cores de Futebol:


Estilo Livre

Produtora: Canal Once, México, 2014
Duração: 11min
> Mostra o cotidiano de dois amigos mexicanos, David Pérez e Antonio Chávez, que adotaram o futebol freestyle como meio de vida, fazendo apresentações em eventos esportivos e festas, mas principalmente em semáforos de sua cidade.


Jogando em Gaza

Produtora: Palestine TV, Palestina, 2014
Duração: 10min
> O futebol é mais do que uma diversão num terreno em constante estado de tensão sectária entre palestinos e israelenses.


Futebol sem Insultos

Produtora: TVE, Espanha, 2014
Duração: 11min
> Apresenta o projeto do ex-árbitro Borja, que, cansado de ser xingado no tempo em que apitava jogos, passou a ensinar crianças e jovens a respeitarem as decisões dos juízes e os adversários em campo.


Por Baixo do Véu

Produtora: Palestine TV, Palestina, 2014
Duração: 10min
> Maryann al-Bandak joga futebol e também treina uma equipe feminina. No dia a dia, ela tenta superar não só as adversárias, mas também o preconceito de uma sociedade que não aceita a emancipação das mulheres.


Um Dia de Sol, Um Dia de Chuva

Produtora: RAI, Itália, 2014
Duração: 11min
> Conta as histórias de superação de garotos que treinam na Escola de Futebol Totti, mantida pelo ex-jogador em Roma, dentre eles Fabrizio, que tem Síndrome de Down e usa o jogo para socialização com outras crianças.


Ou Casa ou Campo

Produtora: Bolívia TV, Bolívia, 2014
Duração: 10min
> Apresenta um time de mães da Bolívia, que se revezam entre cuidar de seus filhos e jogar futebol, lideradas por Lourdes Mary, uma boliviana que se apaixonou pelo jogo no Brasil.


Comercial FC: A equipe fantasma

Produtora: Sesc TV, Brasil, 2014
Duração: 10min
> O documentário resgata a história esquecida do Comercial FC, um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol, time de São Paulo que desapareceu por completo. Nem mesmo um troféu restou do clube que tinha sede no centro da cidade.


Recorde Iraniano

Produtora: Press TV, Irã, 2014
Duração: 10min
> A periferia de Teerã, a capital do Irã, é apresentada por Mehdi Mohheb Darvish, que entrou para o Guinness World Records graças a suas acrobacias com a bola.


Torcedor

Produtora: Pigamentos Filmes/TV Cultura, Brasil, 2014
Duração: 10min
> Conta histórias de devoção de torcedores da Portuguesa, que seguem fiéis mesmo após anos de dificuldade que relegaram o clube a um segundo plano no futebol brasileiro.


A Paixão de Cacho Tossi

Produtora: Construir TV, Argentina, 2014
Duração: 10min
> O documentário enaltece o trabalho de Valdez Cacho Tossi, de 85 anos, ex-jogador que comanda o time infantil do Sacachispas, de Buenos Aires, há quatro décadas.


Fome de Bola

Produtora: Canal Futura, Brasil, 2014
Duração: 10min
> Apresenta diferentes paixões por futebol no Brasil, desde o jogador dos gramados até fãs de modalidades como futebol virtual, futebol de botão e totó.


Ando

Produtora: Press TV, Irã, 2014
Duração: 10min
> Conta a trajetória de um ex-jogador iraniano, Andranik Teymourian, o Ando, que se prepara para virar técnico.


O Poeta Americano

Produtora: Sesc TV, Brasil, 2014
Duração: 10min
> Aborda a relação de cumplicidade entre o América do Recife, time alternativo que ficou à sombra dos três grandes locais, e o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto.


As Garotas e o Futebol

Produtora: KBS, Coreia do Sul, 2014
Duração: 10min
> Documentário sobre a história comovente do Hot Girls FC, time feminino formado por deficientes mentais que vivem no abrigo U-Love House, em pequena aldeia da Coreia do Sul. Para elas, o futebol é mais do que um jogo.


Fãs

Produtora: Press TV, Irã, 2014
Duração: 10min
> Apresenta histórias de torcedores iranianos fanáticos, e viaja pela atmosfera de estádios do Irã, um país apaixonado por futebol.


Campo dos Sonhos

Produtora: PTS, Taiwan, 2014
Duração: 10min
> Mostra os esforços de Taiwan, que ocupa a 167ª posição no ranking da Fifa, para driblar a falta de campos em busca do sonho de uma posição de mais destaque no futebol mundial.


O Trabalho Redondo

Produtora: Construir TV, Argentina, 2014
Duração: 10min
> Conta histórias de trabalhadores que atuam nos bastidores de um clube de futebol, como o massagista e o motorista.


Japo

Produtora: Canal Futura, Brasil, 2014
Duração: 10min
> O documentário acompanha o time da aldeia Sapukai, da cidade de Angra dos Reis, em um campeonato indígena em Ubatuba. Enquanto os mais jovens se apaixonaram por futebol, os mais antigos revelam resistência ao esporte.


Paranoá

Produtora: TV Câmara, Brasil, 2014
Duração: 11min
> Conta a história de Seu Chiquinho, que há 20 anos organiza o Campeonato do Paranoá, torneio que reúne times amadores de todo o Distrito Federal, num terreno com quatro campos de terra batida.


Eu Acredito

Produtora: Canal Futura, Brasil, 2014
Duração: 10min
> O documentário apresenta quatro cariocas, torcedores de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, que carregam uma série de crenças, superstições e manias curiosas envolvendo seu time de coração.


O futebol Bororo

Produtora: TV Escola, Brasil, 2014
Duração: 10min
> Mostra como o futebol conseguiu fincar-se como parte da vida do povo Boboro, índios que dominaram o Mato Grosso e foram firmes na defesa de sua cultura.


Sete Sonhos

Produtora: TV Escola, Brasil, 2014
Duração: 10min
> Conta a história de Wanderson da Silva, o melhor jogador de Futebol de 7 paraolímpico do mundo, a modalidade para pessoas com paralisia cerebral. Ele é o líder da seleção brasileira, que conta com uma estrutura de alto nível.


Geopolítica em Campo

Produtora: Homem de Lata Filmes/TV Escola, Brasil, 2014
Duração: 10min
> O jornalista José Eduardo Carvalho explica o contexto geopolítico mundial em torno da primeira Copa do Mundo após a 2ª Guerra Mundial, realizada no Brasil.

Serviço:

Série Cores de Futebol

Para assistir aos documentários, é preciso fazer um cadastro no site da TV Escola. Nele, é possível ver ainda outras séries de futebol ou esportes em geral, como História em Campo, O Poder do Esporte e Esporte na Escola.

Já para ver na TV, a série é exibida às quintas-feiras, às 11h45, com reprises durante a semana (qui 16h45, dom 13h15, seg 11h45 e 16h45 e ter 21h15). Para saber o número do canal em sua operadora, veja no site.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: