Verminosos por futebol




Jogo lúdico

Confeiteira lança coxinha no formato da cabeça do Canarinho Pistola

A mineira Shirley Cândido, que já fez coxinhas de Neymar e Temer, ataca novamente

A coxinha do Canarinho, lançada nesta semana, pesa 250 gramas (Foto: Divulgação)
A coxinha do Canarinho, lançada nesta semana, pesa 250 gramas (Foto: Divulgação)

Logo que Neymar machucou o pé direito e ficou com a participação na Copa do Mundo sob dúvida, em abril, a confeiteira Shirley Cândido teve uma ideia: modelar uma coxinha no formato da cabeça do jogador. O invento garantiu fama repentina ao seu trabalho. Com a Copa do Mundo rolando, ela ataca novamente.

A mineira lançou no início desta semana uma nova coxinha, agora com o formato da cabeça do Canarinho Pistola, mascote da Seleção. “No segundo jogo, todo mundo ficou meio pistola até o finalzinho, então achei que a coxinha da vez não podia ser pacífica e feliz”, explica Shirley, de Governador Valadares (MG).

Canarinho, Neymar e Temer

Nesse intervalo, a confeiteira já havia feito também uma coxinha do presidente Michel Temer. As três foram peças únicas. “Não fiz para vender. Fiz pela brincadeira”, conta Shirley, que trabalha produzindo bolos, doces, salgadinhos e coxinhas.

As coxinhas esculpidas pesam 250 gramas, tamanho de uma coxinha comum, e trazem recheio de frango e catupiry. “A do Canarinho virou catupiródio”, diverte-se Shirley. O rosto é modelado a mão, com ajuda de palito, faca e colher. “É um trabalho artesanal”, indica a torcedora do Cruzeiro.

Shirley Cândido já lançou coxinhas de Neymar e Michel Temer (Foto: Divulgação)
Shirley Cândido já lançou coxinhas de Neymar e Michel Temer (Foto: Divulgação)

“No segundo jogo, todo mundo ficou meio pistola até o finalzinho, então achei que a coxinha da vez não podia ser pacífica e feliz”. (Shirley Cândido)

Nenhuma das coxinhas especiais de Shirley virou peça de museu. “Eu comi. Pode brincar com comida, desde que não desperdice depois”, ri a confeiteira.

De abril pra cá, volta e meia aparece alguém perguntando sobre a coxinha do Neymar. “Agora deu uma caída, haha”. Um belo trocadilho para o fim deste texto.

O mascote Canarinho foi lançado pela CBF em 2016 (Foto: Reprodução)
O mascote Canarinho foi lançado pela CBF em 2016 (Foto: Reprodução)

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: