Verminosos por futebol

https://goo.gl/HjLRc6

Jogo lúdico

Designer refaz escudos de times do Pará

Rômulo Baía fez como TCC, em 2013, um estudo sobre o redesign do escudo do Remo

O designer Rômulo Baía redesenhou os escudos dos 10 times da divisão paraense de 2016 (Foto: Divulgação)
O designer Rômulo Baía redesenhou escudos dos 10 times da 1ª divisão do Pará (Foto: Divulgação)

Quando cursou Publicidade, o designer Rômulo Baía fez como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em 2013, um estudo sobre o redesign do escudo do Remo, seu time de coração. Por ironia, a pesquisa entre torcedores indicou que a preferência era pelas características do emblema da década de 1990, na contramão do novo escudo adotado justo naquele ano.

A partir do TCC, Rômulo decidiu fazer o redesenho dos escudos dos 10 times da 1ª divisão paraense de 2016. “O projeto nasceu da carência que alguns clubes tratam das suas identidades de marca”, explica o publicitário e designer, de 28 anos, que divulgou o trabalho em seu perfil no site Behance.

A lista de escudos redesenhados inclui, além do Remo, o rival Paysandu, e ainda Águia, de Marabá; Independente, de Tucuruí; Cametá, Paragominas e Parauapebas, das cidades com o mesmo nome do time; e São Francisco, São Raimundo e Tapajós, de Santarém.

“A identidade, os símbolos e as cores deviam ser o ponto de partida para criar marcas fortes, mas infelizmente, principalmente no interior, ainda é um processo em formação, quando muito”, opina Rômulo. Confira abaixo como ficaram os emblemas, além de mais explicações sobre o processo.

> LEIA TAMBÉM

“Os clubes mais tradicionais apresentam escudos mais bem estruturados, com uma estética até bem executada. Enquanto os mais novos parece que foram construídos de maneira amadora, com softwares básicos de criação. Tanto que bolas de futebol são quase itens obrigatórios. O desafio foi tornar a aparência mais simples, abrindo mão de efeitos de computador, indo em direção de algo mais tradicional, de fácil memorização e, principalmente, de fácil aplicação, incluindo bordado, pinturas em tecido e reproduções mais complexas”.

(*) O escudo maior é o redesenhado, enquanto o menor é o original.

Águia de Marabá
Aguia

Cametá
Cameta

Independente
Independente

Paragominas
Paragominas

Parauapebas
Parauapebas

Paysandu
Paysandu

Remo
Remo

São Francisco
Sao-Francisco

São Raimundo
Sao-Raimundo

Tapajós
Tapajos

> Confira o portfólio de Rômulo Baía

Clique no link e leia também:

Colecionador-tem-21500-escudos
Colecionador tem 21.500 escudos de clubes


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: