Verminosos por futebol




Jogo lúdico

Programa de TV, rádio e internet lança jogo de tabuleiro de futebol para sua promoção

O Futebolês, do Sistema Jangadeiro, chegou em cena tendo o Firula como brinde especial

O Firula é um jogo de tabuleiro de perguntas e respostas (Foto: Rafael Luis Azevedo/Verminosos por Futebol)
O Firula é um jogo de tabuleiro de futebol (Foto: Rafael Luis Azevedo/Verminosos por Futebol)

Todo fã de futebol gosta de testar seus conhecimentos. Apesar disso, jogos de tabuleiro com esse tema são pouco comuns no mercado. Um dos existentes é o Firula, lançado para promoção da plataforma esportiva do Sistema Jangadeiro, de Fortaleza, o Futebolês.

O programa esportivo, exibido desde janeiro de 2018 na TV Jangadeiro, na Rádio Tribuna Band News FM e no portal Tribuna do Ceará, ganhou o jogo de tabuleiro para sua promoção. O projeto inovador foi produzido pela equipe do marketing do Sistema Jangadeiro.

“Todo ano criamos um brinde para presentearmos os clientes da rádio que anunciam na nossa programação esportiva. O Futebolês nasceu e usamos o Firula pra ajudar a promovê-lo”, conta Felipe Kayatt, diretor de arte do Sistema Jangadeiro, responsável pela concepção.

Centenas de perguntas

A fórmula é conhecida a quem já brincou com jogos de tabuleiro. São 300 perguntas sobre futebol cearense, brasileiro e internacional, e quem acertar mais percorre mais rápido o caminho até a chegada. Claro, torcendo para não cair nas casas que farão andar para trás.

“Queria que as perguntas não fossem fáceis. Mesmo numa pergunta aparentemente simples, as respostas têm algum tipo de ‘casca de banana’. Apesar de receber ajuda com as perguntas, sentei por duas a três semanas e minha vida se resumiu a isso”, relata.

“Queria que as perguntas não fossem fáceis. Mesmo numa pergunta aparentemente simples, as respostas têm algum tipo de ‘casca de banana'”. (Felipe Kayatt)

O Verminosos por Futebol testou o Firula, e se divertiu bastante. O jogo é difícil, viu? De 10 cartelas escolhidas aleatoriamente, acertamos somente 50%. Em entrevista, Felipe conta mais sobre a concepção. E antecipa uma boa notícia, embora não entre em detalhes. Confira abaixo.

O Firula conta com 300 perguntas, muitas bem difíceis (Foto: Rafael Luis Azevedo/Verminosos por Futebol)
O Firula conta com 300 perguntas bem difíceis (Foto: Rafael Luis Azevedo/Verminosos por Futebol)

“Estamos pensando em um projeto maior para o Firula”

 

Verminosos por FutebolDe quem foi a ideia de atrelar um jogo de perguntas e respostas à divulgação do Futebolês?
Felipe Kayatt – A ideia surgiu de uma pauta aqui do nosso setor, pois todo ano tentamos criar um “brinde especial” para presentearmos os clientes do rádio TBN, que anunciam na nossa programação esportiva. Acontece que, nesse período, o Futebolês nasceu e calhou de usarmos o Firula pra ajudar a promovê-lo. Mas o jogo já havia sido desenvolvido há um ano antes. E a ideia inicial era criar uma espécie de Super Trunfo, mais simples, porém a ideia foi crescendo e se transformou no modelo atual, muito inspirado em jogos como o Master, Perfil, etc.

VerminososQuem participou da elaboração do jogo, desde o conceito até a execução e a distribuição?
Felipe – A concepção do modelo do jogo foi minha, mas muitas mãos trabalharam para que ele saísse do papel. Entre elas, destaco a do ilustrador Carlitos Pinheiro, que desenhou a tampa da caixa e o tabuleiro, e todo o setor de marketing aqui do Sistema Jangadeiro: Carolina, Simone, Patrizia, que foram atrás de orçamentos e fornecedores, o Flávio e o Lucas, que ajudaram a testar o jogo, e claro, o nosso gerente Justino Barros, que acreditou na ideia e deu toda a força para que ela se realizasse. Ah, e o Caio Costa, nosso comentarista de esporte, também ajudou com algumas perguntas.

VerminososQuanto tempo levou especificamente para o design do tabuleiro, das cartelas e da caixa?
Felipe – As ilustrações da capa e do tabuleiro foram bem rápidas, do contato com o Carlitos, até a entrega dos arquivos e ajustes durou cerca de um mês. Ele soube captar com precisão tudo aquilo que pedi. Já as perguntas deram mais trabalho, pois apesar de receber alguma ajuda, eu fiz 90% do trabalho e não foi simples criar 300 perguntas e mais três opções de respostas, pois queria que elas não fossem fáceis. Mesmo numa pergunta aparentemente simples, as respostas teriam algum tipo de “casca de banana”. Então, quando fechamos o orçamento com uma gráfica e o jogo, de fato, iria ser produzido, eu sentei por duas a três semanas e minha vida se resumiu a isso.

“A ideia inicial era criar uma espécie de Super Trunfo, mais simples, porém a ideia foi crescendo e se transformou no modelo atual”. (Felipe Kayatt)

VerminososNa opinião de vocês, qual a pergunta mais difícil do jogo?
Felipe – Olha, eu procurei caprichar no grau de dificuldade, já que o jogo é sobre futebol, então queria que de fato tivessem muitos “chutes”. Então, não sei se tenho uma pergunta difícil preferida, mas gostei muito de formulá-las, pois aprendi bastante pesquisando, sobretudo com relação ao futebol cearense.

VerminososVocês já tinham visto um programa de TV/rádio/internet lançar um jogo de tabuleiro em sua divulgação?
Felipe – Eu não me recordo de nenhum outro. Talvez lá pelos anos 90 os programas de auditório lançavam alguns jogos de tabuleiro para se promover, lembro do saudoso Jogo do Gugu e acho que a Xuxa também lançou algum. Mas, atualmente, vejo mais jogos virtuais, como o Cartola. De tabuleiro não lembro de nenhum.

VerminososSe alguém tiver interesse em ganhar um Firula, estão havendo sorteios?
Felipe – Tiveram uns sorteios no programa de TV e rádio, mas infelizmente, já acabaram. Acontece que eles foram feito numa tiragem meio limitada, então não sobraram muitos para serem sorteados. Contudo, devido ao sucesso, estamos pensando em um projeto maior para o Firula, mas que não posso divulgar por enquanto.

O Firula é um raro jogo de tabuleiro de futebol (Foto: Rafael Luis Azevedo/Verminosos por Futebol)
O Firula é um raro jogo de tabuleiro de futebol (Foto: Rafael Luis Azevedo/Verminosos por Futebol)

Serviço:

> O Futebolês é exibido de segunda a sexta-feira, na TV Jangadeiro (13h50 às 14h10) e na Rádio Tribuna Band News FM (17h às 18h), com transmissão ao vivo no Facebook, no Twitter e no Youtube da plataforma.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: