Na geral

Leia a monografia sobre o Verminosos

O estudo de André Almeida destaca novos processos jornalísticos desde a consolidação da internet
Postado por Rafael Luis Azevedo - 27/jul/2016
André Almeida estudou o Verminosos por Futebol em seu TCC no curso de Jornalismo na FA7, de Fortaleza (Foto: Reprodução)

André Almeida estudou o Verminosos em TCC de Jornalismo (Foto: Reprodução)

Neste ano, o Verminosos por Futebol pela primeira vez foi tema de um estudo acadêmico – você talvez viu isso aqui. O jornalista André Almeida apresentou como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), de Fortaleza, uma análise deste site, tendo como foco a série de reportagens “Futebol de Raiz”.

A monografia “Webjornalismo esportivo: Uma análise da série Futebol de Raiz, do site Verminosos por Futebol”, recebeu nota 10 da banca avaliadora. Não à toa. A gente conferiu o trabalho, que teve orientação do professor Miguel Macedo, e nele há algumas abordagens interessantes para quem está na faculdade de Jornalismo ou mesmo já atua no mercado.

> CONFIRA AS REPORTAGENS DA SÉRIE ‘FUTEBOL DE RAIZ’

O estudo destaca, sobretudo, os novos processos do fazer jornalístico desde a consolidação da internet. Se ao mesmo tempo o mercado do jornalismo sofre para adaptar seu modelo de negócios ao novo tempo, o momento é propício para quem entra nele com propostas que fujam ao convencional. Confira um trecho da conclusão do estudo de André Almeida:

— Com a internet e os avanços tecnológicos, foram muitas as mudanças provocadas na rotina jornalística e na função do jornalista. Além disso, as formas de narrativa também passaram por alterações. Neste trabalho, foi possível analisar que, através de novas características específicas e suas diversas potencialidades, a web possibilita diferentes maneiras de configuração textual. Pode-se concluir também que, para se adaptar às exigências do mercado da informação na contemporaneidade, os processos de elaboração também passaram por alterações. É necessário que o jornalista rompa com os parâmetros tradicionais de produção, para que possa estar na constante busca de inovações, a fim de manter a essência do jornalismo: contar boas histórias. Foi possível aferir que essa é a premissa da série do Verminosos por Futebol.

Para ler o trabalho completo, de 98 páginas, basta clicar neste link, fazendo o download do arquivo, disponibilizado gentilmente pelo jornalista aqui no Verminosos. Vale a pena!

Clique no link e leia também:

Verminosos vira tema de monografia

Conheça o autor

O jornalista Rafael Luis Azevedo, de 33 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens ou produção para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA) e Fusion (EUA). Cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

Http://www.AUTO-doc.pt

// As mais lidas




Http://www.AUTO-doc.pt