Verminosos por futebol

https://goo.gl/HjLRc6

Olho no lance!

Designer faz mapa com escudos dos 128 clubes no Brasileiro de 2017

O mapa de Alessandro Arantes pode ser baixado gratuitamente no site Bola Amarela FC

O mapa de Alessandro Arantes reúne os 128 clubes das 4 divisões nacionais (Foto: Bola Amarela FC)
Mapa de Alessandro Arantes reúne 128 times, das 4 divisões nacionais (Foto: Bola Amarela FC)

Ele foi rápido no gatilho! No dia 3 de novembro, postamos no perfil do Verminosos por Futebol no Instagram uma foto de um mapa da Itália com escudos de times do país, exposto no bar São Cristóvão, de São Paulo. “Algum mestre podia fazer algo do tipo com os clubes do Brasil”, instigamos. Três horas depois, o desafio estava concluído.

O economista Alessandro de Siqueira Arantes, de Goiânia, mantém o site Bola Amarela FC, e resolveu naquela noite mesmo fazer algo semelhante ao quadro italiano. “De cara já me decidi. ‘Tá aí algo que consigo fazer e que pode ficar bem bacana’, pensei”, relembra o goiano, de 38 anos.

E ficou legal mesmo. O mapa de Alessandro reúne muitos mais times do que a inspiração italiana. São 128 escudos, dos clubes que disputaram as Séries A (20), B (20), C (20) e D (68) do Campeonato Brasileiro na temporada 2017. Para caber tantos emblemas, o desenho ficou gigante.

Para imprimir o mapa, Alessandro recomenda que seja usado papel A0, equivalente a 16 folhas A4 juntas. Se você não encontrar uma gráfica que trabalhe com esse tamanho, a opção pode ser o A1, o mesmo que 4 folhas A3.

Atenção: se você diminuir mais o tamanho do desenho, é possível que não enxergue os escudos. “Tentei fazer maior, mas em São Paulo, por exemplo, ficaria um muito em cima do outro”, explica o designer.

> Entenda as medidas: A0 – 841mm × 1.189mm; A1 – 594mm × 841mm; A2 – 420mm × 594mm; A3 – 297mm × 420mm; A4 210mm × 297mm.

Todos os escudos

Foi possível produzir o mapa tão rapidamente porque o artista já possuía todos os escudos prontos. “Tenho mais de 400 escudos de clubes brasileiros já desenhados, e a maior parte deles publicados em meu site”, conta o torcedor do Goiás, que começou a tarefa em janeiro deste ano.

Agora Alessandro está trabalhando nos escudos dos clubes de divisões estaduais inferiores. “Daqui a alguns meses eu lançarei uma outra versão do mapa, com todos os times em ação”, adianta. Esse número é de pouco mais de 600. Certamente, será um desenho que muitos gostarão de imprimir para colocar na parede.

Confira o mapa em baixa resolução:

Clique no link abaixo para ter o mapa em alta resolução (Foto: Bola Amarela FC)
Clique no link abaixo para ter o mapa em alta resolução (Foto: Bola Amarela FC)

Serviço:

Bola Amarela FC
Site | Facebook
Clique neste link para baixar o mapa gratuitamente em alta resolução.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: