Verminosos por futebol

https://goo.gl/HjLRc6

Olho no lance!

GTA Torcidas: o game das organizadas

Se volta e meia alguns torcedores atraem holofotes negativos às organizadas de clubes do Brasil, parte deles prega que a violência se resuma ao ambiente virtual. Teoricamente isso se tornou possível há quatro anos, desde a criação do GTA Torcidas, grupo que faz modificações piratas num dos games mais vendidos no planeta, o Grand Theft […]

GTA Torcidas
GTA Torcidas é uma modificação de famoso game baseada nas facções de clubes (Fotos: Divulgação)

Se volta e meia alguns torcedores atraem holofotes negativos às organizadas de clubes do Brasil, parte deles prega que a violência se resuma ao ambiente virtual. Teoricamente isso se tornou possível há quatro anos, desde a criação do GTA Torcidas, grupo que faz modificações piratas num dos games mais vendidos no planeta, o Grand Theft Auto.

Lançada em 1997, a série GTA ficou famosa porque, nela, o jogador incorpora um personagem num mundo aberto. No game, que ganhou o nome da pena para furto de veículos nos Estados Unidos, as pessoas são aliadas ou inimigas na busca de subir na hierarquia do submundo do crime. Natural que o tema do jogo gerasse controvérsia.

GTA Torcidas 4
O game GTA Torcidas conta com uniformes detalhados de dezenas de facções organizadas de clubes brasileiros

Em 2009, torcedores viram no game um meio de reproduzir o universo das organizadas. Designers do GTA Torcidas desenvolveram uniformes de facções de clubes brasileiros, tatuagens, armas e o cenário das disputas, que inclui estádios, sedes dos grupos, ônibus e ruas que por vezes se tornam praça de guerra.

A modificação do GTA, chamada de mod e feita com base na versão San Andreas, é um game multiplayer online em que cada jogador controla de seu computador um torcedor no ambiente virtual. Unidos, eles enfrentam grupos rivais. E de acordo com ações violentas que cometem, vão acumulando pontos.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público do Rio de Janeiro, que atua contra a guerra entre torcidas no mundo real, já investigou essas ações no virtual. Porém não houve encaminhamento jurídico contra os produtores do game.

Não fazemos qualquer tipo de apologia à violência. Este server (servidor) tem como objetivo principal divertir as pessoas”. Comunicado do GTA Torcidas em seu site.

O Verminosos por Futebol tentou contato com o GTA Torcidas, através do Facebook do grupo, que conta com 12 mil curtidores. Não houve retorno até a publicação deste post. Na rede social, o grupo se queixa da imprensa, que segundo ele mancha a reputação dos integrantes. E defende que não faz apologia à violência nas arquibancadas.

“Ninguém aqui sai e começa a bater nos outros só porque é de outro time. Videogame é lazer, diversão e tranquilidade, muito melhor do que botar todos os jovens nessa rua violenta em que o governo anda e caga para a segurança e a saúde. Paz dentro e fora dos estádios, é um dos principais lemas”, assina a administração do GT Torcidas, em nome do líder Bart.

Isso é só um jogo? É um treinamento para ações nas ruas? Torcedores psicologicamente desequilibrados sabem distinguir o virtual do real? O juízo de valor fica com o leitor.

Site do GTA Torcidas:
equipegtatorcidas.blogspot.com.br

Facebook do GTA Torcidas:
www.facebook.com/GT.Oficial

Vídeos de confrontos no GTA Torcidas:


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: