Sim, os EUA já sabem torcer (no futebol)
A temporada 2015 da Major League Soccer (MLS) começa neste sábado (7), cercada de expectativa. A 20ª edição terá como […]
A temporada 2015 da Major League Soccer (MLS) começa neste sábado (7), cercada de expectativa. A 20ª edição terá como atrativos a chegada de craques aos Estados Unidos, como Kaká, do Orlando City, e Villa e Lampard, do New York City, times estreantes. Gerrard será o próximo, desembarcando no Los Angeles Galaxy no 2º semestre. Motivos de sobra para atrair ainda mais atenção do povo americano para a liga que já não é mais a prima-pobre dentre as grandes do país.
A revista espanhola Panenka compilou, em matéria publicada em seu site, uma relação de vídeos que mostram que as torcidas dos times da MLS se parecem cada vez mais com organizadas e barra bravas sul-americanas e grupos de hooligans europeus. Curiosamente, o comportamento dos fãs de futebol difere do padrão americano dos torcedores das quatro ligas mais tradicionais – NBA (basquete), NFL (futebol americano), MLB (beisebol) e NHL (hóquei).
> LEIA TAMBÉM
Se, nos ditos esportes americanos, é comum o torcedor que deixa a arquibancada 10 minutos antes do intervalo para comprar cachorro quente e refrigerante, o aficcionado de futebol chega ao seu lugar marcado na arquibancada muito antes do jogo e sai muito tempo depois. Em alguns casos, fica em pé, canta a partida inteira, participa das coreografias e se orgulha dos mosaicos.
“A maioria dos americanos está mais consciente sobre futebol do que há 20 ou mesmo 10 anos”, sinalizou o designer inglês James Taylor, radicado em Nova York, em relato ao Verminosos por Futebol em 2014. Aonde a MLS vai chegar, é difícil prever. Mas, tudo indica, o futuro do futebol parece promissor no país em que football é um esporte de bola oval jogado com as mãos.
> LEIA TAMBÉM
Seattle Sounders
Tem disparado a torcida mais presente da MLS: média de 43.734 torcedores por jogo em 2014, o dobro do 2º colocado. Com isso, ajudou a média da liga a chegar a 19.149. Antes das partidas, é tradição a “procissão” da torcida a caminho do estádio, que lembra um desfile de carnaval.
Portland Timbers
Compete com o Seattle Sounders sobre quem tem a torcida mais apaixonada da MLS. Se não consegue superá-lo nos números, o Portland Timbers capricha na festa dentro do estádio. Seus torcedores costumam organizar mega produções em seus mosaicos antes dos jogos.
DC United
Os imigrantes latino-americanos da região abraçaram a equipe. Não à toa, vários cânticos do DC United são em espanhol, fenômeno que não acontece em Seattle e Portland. A própria torcida organizada do time de Washington tem um nome peculiar: Barra Brava, como os sul-americanos.
Philadelphia Union
É um caso raro de torcida que surgiu antes mesmo do time. Explica-se: os fãs de futebol da Filadélfia precisaram se mobilizar para garantir a inclusão de uma franquia da cidade na MLS. Essa história foi retratada pelo documentário Sons of Ben (Os Filhos de Ben, em português).
Real Salt Lake
Muitos gritos de torcida na MLS são importados da América do Sul e da Europa, sendo adaptações de músicas de clubes famosos nos EUA, mas também há criações próprias. É o caso do hino de torcida do Real Salt Lake, Believe, idealizado pela banda punk Rancid.
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/11-maiores-craques-que-jogaram-nos-eua
Uma resposta para “Sim, os EUA já sabem torcer (no futebol)”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Sensacional, até difícil de acreditar.