https://goo.gl/HjLRc6

Papo sério

App indica quantos estádios você já visitou

O Groundhopper faz serviço de geolocalização de 10 mil estádios de 8.500 times
Postado por Rafael Luis Azevedo - 24/nov/2015
O Groundhopper, app criado por dois noruegueses, aponta a localização de 10 mil estádios (Foto: Divulgação)

O Groundhopper, app criado por noruegueses, aponta o local de 10 mil estádios (Foto: Divulgação)

Quantos estádios de futebol você já visitou? Essa pergunta deve gerar curiosidade em muitos verminosos. Um aplicativo criado por dois noruegueses ajuda a respondê-la. O Groundhopper faz um serviço com a localização de 10 mil estádios, de 8.500 times de quase todos os países. E nele é possível marcar todos que já conheceu.

“Groundhopper” é um termo em inglês que designa quem gosta de ver futebol em diferentes lugares. Dessa forma, o app funciona como uma rede social de fãs de estádios, que informa os jogos em ação em 300 ligas no raio do local em que você esteja. Lançado em 2012, o programa para smartphones possui versões para iOS e Android.

> LEIA TAMBÉM

A ideia foi do programador Lars Erik Bolstad e do publicitário Geir Florhaug, de Oslo, na Noruega. Os amigos não divulgam o número de usuários do aplicativo. A maioria é de Alemanha, Reino Unido, Escandinávia, Holanda e Suíça. No app, é possível saber quais estádios já receberam mais visitas, quais fãs visitaram mais estádios e quem já viu mais jogos de um time.

O Groundhopper ajuda fãs de futebol a encontrar estádios para visitar e jogos para ver (Foto: Divulgação)

O Groundhopper ajuda fãs a encontrar estádios para visitar e jogos para ver (Foto: Divulgação)

“O cara com mais estádios é um torcedor do Everton, que já foi a 1.400”, pontua o programador. Lars e Gers, fãs do Manchester United de 47 anos, também estão lá. No momento, o primeiro acumula 101 estádios e 171 jogos, em 18 países. O segundo já foi a 103 estádios e 181 partidas, em 11 países.

“O estádio com atmosfera mais incrível que já fui é o San Siro, no clássico entre Milan e Internazionale. Outro foi o Westfalenstadion, do Borussia Dortmund”, indica Lars, que nunca teve a oportunidade de viajar ao Brasil. “Infelizmente. Mas espero ir algum dia para ver futebol”, torce.

“O estádio com atmosfera mais incrível que já fui é o San Siro, no clássico entre Milan e Internazionale”. (Lars Erik Bolstad)

Disponível em 10 idiomas, incluindo o português, o Groundhopper possui versões gratuita, mais simples, e paga, no valor de R$ 5, com mais recursos como a geolocalização de jogos em sua região. “É a nossa característica mais popular”, constata Lars. Só na Alemanha, estão disponíveis 2 mil estádios, com partidas para todos os gostos.

O aplicativo ainda é um hobby para os sócios. “O pouco dinheiro que ganhamos cobre o custo de funcionamento dos servidores e garante uma viagem para algum lugar para assistir a futebol uma vez por ano”, relata Lars. Assim, o negócio ajuda a dupla a financiar o que gosta de fazer, ampliando ainda mais seus números no ranking de groundhoppers.

Endereços do Groundhopper:
Facebook, iTunes e Google Play.

Os estádios de 8.500 times de 300 ligas do mundo estão disponíveis no aplicativo (Foto: Divulgação)

Estádios de 8.500 times de 300 ligas do mundo estão disponíveis no aplicativo (Foto: Divulgação)

Clique no link e leia também:

Site-disponibiliza-26-mil-cantos-de-torcida
Site disponibiliza 26 mil cantos de torcida

Conheça o autor

O jornalista Rafael Luis Azevedo, de 33 anos, é editor do site Verminosos por Futebol desde 2012. Já venceu 21 prêmios de jornalismo, incluindo Esso, Embratel e Petrobras. É também coordenador do portal Tribuna do Ceará, e teve passagens por jornal O Povo, O Povo Online e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens ou produção para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice e Agência Pública e as TVs France 2 (FRA) e Fusion (EUA). Cobriu duas Copas do Mundo in loco e foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas.

Compartilhe:

// Categorias

// histórico de publicações

Arquivos

https://goo.gl/HjLRc6




// As mais lidas

Http://www.AUTO-doc.pt

https://goo.gl/HjLRc6